quinta-feira, abril 26, 2012

Três Poderes - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 26/04/12


A ligação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) com o acusado de contravenção Carlinhos Cachoeira assombra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Eles sabem que o senador, com trânsito no Judiciário, foi gravado em conversas telefônicas prometendo usar esse prestígio para favorecer o grupo.

"A crise deu a volta completa na Praça dos Três Poderes", admite um membro da Corte, que diz que nunca imaginou que houvesse um "sujeito oculto" por trás de Demóstenes. Para se prevenir, ministros incumbiram assessores de levantar audiências pedidas pelo senador e processos que podem ter relação com Cachoeira.

Nomes Entre os ministros que recebiam Demóstenes, que já foi presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, estão Gilmar Mendes, José Antonio Dias Toffoli e Luiz Fux.

Flashback Ao presidir a abertura da CPI, a deputada Íris Araújo (PMDB-GO) discursou que os "caras-pintadas voltaram às ruas", bem na hora em que o senador Fernando Collor (PTB-AL) -cujo impeachment fez surgir o grupo- entrava na sala.

Emissário Logo na estreia, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que Lula tentou instalar na relatoria da CPI, se uniu a Collor para tentar convocar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que o PT quer desgastar antes do julgamento do mensalão.

Invisível Em meio ao constrangimento causado pela presença em plenário de Demóstenes Torres, durante votação na noite de anteontem, Valdir Raupp (PMDB-RO) foi o único a procurá-lo para conversa reservada.

Vacina O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) vai argumentar na CPI, com base no artigo 207 do Código de Processo Penal, que é vedado o depoimento de testemunha que por ofício tenha de manter sigilo, como jornalistas. O PT tenta levar parte da mídia para o foco da investigação.

Timing O PT de Campina Grande (PB) acaba de romper aliança de oito anos com o prefeito, do PMDB. Veneziano do Rêgo vem a ser irmão do presidente da CPI, Vital do Rêgo, que já disse à cúpula peemedebista que não está nada feliz com os petistas.

Duas canoas Enquanto o suplente de Garibaldi Alves (Previdência), Paulo Davim (PMDB-RN), é escalado para a CPI, o ministro e o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves, acabam de ser escalados para o conselho político da governadora oposicionista Rosalba Ciarlini (DEM).

Inimigo íntimo Um parlamentar tucano atribuiu a derrota do governo no Código Florestal à atuação do vice-presidente Michel Temer (PMDB): "É nisso que dá ter um vice com objetivos".

Rio-20 O ex-ministro Carlos Minc (PT-RJ) gabou-se de ter obtido do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), promessa de que tentaria convencer o PMDB fluminense a votar com o governo na lei florestal. Não deu: o partido aprovou em massa o relatório do colega Paulo Piau (MG).

Ghost De uma pessoa próxima ao Planalto sobre o discurso de Henrique Alves na votação do Código: "Ele homenageou todo mundo que trabalhou contra o governo: Temer, Mendes Ribeiro, Aldo Rebelo, Piau e até a alma do [Moacir] Micheletto".

Sem palanque Paulinho da Força (PDT-SP) foi informado pelo Planalto de que Dilma Rousseff não irá à comemoração do Primeiro de Maio. "Se ela fosse, o que teria para falar aos trabalhadores?", alfineta o deputado.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Ao pedir doações a empresários para bancar seu núcleo sindical, o PSDB deixa claro qual é o papel dos trabalhadores no ninho tucano: simples coadjuvantes, sem vez nem voz."

DO DEPUTADO ESTADUAL ENIO TATTO (PT-SP) sobre a informação, da coluna "Mônica Bergamo", de que o recém-criado núcleo sindical do PSDB recorreu a empresas como OAS, Odebrecht e Cyrella para custear seu primeiro congresso.

contraponto

Siga o mestre

Conhecido pelo estilo brincalhão, o deputado Silvio Costa (PTB-PE) encontrou Miro Teixeira (PDT-RJ), veterano de investigações, anteontem no plenário da Câmara durante sessão do Congresso. Costa brincou com o colega, com quem dividirá holofotes na CPI do Cachoeira:

-Miro, você vai ser o meu tutor na CPI!

O pedetista pensou por alguns segundos e depois respondeu, para gargalhada geral:

-Olha, Silvio, se eu não fosse muito seu amigo diria que serei seu curador!

Nenhum comentário: