quinta-feira, março 01, 2012

PT na muda - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 01/03/12


Os petistas não gostaram de perder o Ministério da Pesca, mas decidiram pelo voto de silêncio. Nem o presidente do PT foi consultado ou informado antes da mudança. Mas Rui Falcão se nega a criticar. “Nós temos a presidente da República e os principais ministérios, reclamar a Pesca seria depreciativo para o PT”, diz Falcão. Sobre a relação do PRB no Ministério e as eleições para a Prefeitura de São Paulo, ele minimiza: “O PR e o PSB são mais importantes, por causa do tempo de TV”.

Medindo forças
No Ministério da Defesa, a nova nota divulgada por militares da reserva, entre eles o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reafirmando críticas dos Clubes Militares à presidente Dilma, foi considerada “muito ruim, inaceitável e de confronto”, sobretudo o item que desautoriza o ministro Celso Amorim. Para o governo, os militares da reserva estão tentando se prevenir de eventuais acusações que vierem à tona na Comissão da Verdade. Já a nota divulgada pelo presidente do Clube Militar, general do Exército Renato Cesar Tibau da Costa, foi minimizada por integrantes do Ministério da Defesa. A avaliação é que ele tentou construir uma saída honrosa para o recuo da semana passada.

“O IGPDI é desproporcional e incompatível com a realidade do país” — Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado (AL), sobre a renegociação da dívida dos estados

O RESPONSÁVEL. O Planalto está jogando no colo do senador Blairo Maggi (PR-MT), na foto, a responsabilidade pelo fato de o PR não ter um ministro que represente a bancada. Ele foi convidado várias vezes pela presidente Dilma para assumir a pasta, mas se recusa alegando conflito de interesse. Ocorre que o alvo de Blairo é o Ministério da
Agricultura. Mas a presidente não pretende substituir o ministro Mendes Ribeiro e muito menos entregar para o PMDB a pasta dos Transportes.

Traição
O Planalto está indignado com a postura do PSB na votação do Funpresp. A maioria da bancada votou contra o projeto. Anteontem, para os aliados, Sandra Rosado (PSBRN) garantiu o apoio e na hora de votar encaminhou contra.

Curioso
O governo sabia que o PDT votaria contra a criação do Funpresp. Mas chamou a atenção do entorno da presidente Dilma o fato de o deputado Brizola Neto (RJ), candidato a ministro, ter votado com o governo e contra o seu partido.

Fora do jogo
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) não vai disputar a reeleição em 2014. Ele foi pego pela Lei da Ficha Limpa. Cristovam foi condenado pela Segunda Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal a pagar multa e ressarcir aos cofres públicos os gastos com a edição de um CD-ROM, quando era governador em 1995. O Ministério Público o acusou de fazer propaganda eleitoral tendo em vista sua reeleição.

Do contra
O relator do Código Florestal, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), não quer atender ao Planalto e apoiar o texto votado no Senado. Ele quer suprimir as partes que tratam da questão urbana e da função estratégica da produção rural.

Engoliram
A demissão do ministro Luiz Sérgio (Pesca) pegou a cúpula do PT de surpresa. Consta que o presidente do PT, Rui Falcão, não sabia de nada. Os petistas não gostaram, mas resolveram silenciar para não passar a imagem de fisiologismo.

OS TUCANOS estão constrangidos com o projeto de decreto legislativo, apresentado pelo deputado João Campos (PSDB-GO), que trata o homossexualismo como doença.

A OPOSIÇÃO faz hoje ato no aeroporto de Brasília para comemorar a privatização dos aeroportos pelo governo do PT. O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) vai descerrar uma placa com o valor da leilão.

O MOVIMENTO Por uma Nova Política, da ex-senadora Marina Silva, faz manifestação no sábado, no Vale do Anhangabaú, contra alterações no Código Florestal.

Nenhum comentário: