sexta-feira, março 16, 2012

Negócios à parte - SONIA RACY

O ESTADÃO - 16/03/12


Quem não deve ter gostado nada da retirada da proibição da venda de álcool do projeto da Lei Geral da Copa na Câmara é Marco Polo Del Nero, da FPF, cotado para substituir José Maria Marinna CBF.

Afinal, o relator da lei, Vicente Candido, é justamente seu sócio em escritório de advocacia que leva o nome de ambos.

Racha?
Ednaldo Rodrigues rebate declarações de Marco Polo ao Estadão: “Não é verdade que 24 federações de futebol fecharam com Marin”. Pelas contas do presidente da federação baiana, a opção por eleições na CBF tem sete outros entusiastas.

Três ovos assim
Para compensar negativa a um pedido de jantar de Estado, a Casa Branca está oferecendo a Dilma almocinho íntimo com Barack e Michelle– na área residencial.

É que a visita oficial, em 9 de abril, acontece no dia em que o casal Obama recebe crianças para a tradicional busca de ovinhos de Páscoa nos jardins da sede do governo americano.

Direto da fonte
Deputados insatisfeitos da base de apoio, ao reclamarem de Ideli Salvatti para José Sarney, ouviram: “Não foi a Ideli que endureceu. Foi aDilma”.

Munição
Ante o imbróglio do Shopping JK, cuja abertura foi barrada pela Justiça, o staff de Haddad prepara artilharia para bater no trânsito e na concessão de certidões de diretrizes a obras na cidade.

Pelo que se apurou, conta com ajuda de aliados na CET e na SP Trans para levantar contrapartidas não cumpridas.

Itabira
Pedro Drummond, neto de Carlos Drummond de Andrade, deu pitacos na reedição da obra completa do escritor (40 livros) – a ser lançada pela Cia. das Letras. José, por exemplo, sairá em versão solo.

Itabira 2
O ponto alto da festa de relançamento – anteontem, no Sesc Pinheiros – foi o rapper Emicida, que leu E agora, José?. Agradou tanto, que a diretoria da Flip esboçou interesse em repetir a dose em Paraty.

Firme e forte
Heitor Martins, da Bienal, espera para hoje – ou, no máximo, semana que vem – a decisão do Ministério da Cultura sobre quem será o parceiro da Fundação na montagem da exposição marcada para 7 de setembro. “Estão entre o MAM e o Instituto Tomie Ohtake”, contou ontem.

A situação ‘kafkiana’ (a Fundação foi proibida de receber recursos via Lei Rouanet, por problemas financeiros detectados pelo TCU, gerados antes da gestão de Martins) não abateu a equipe.

Todos continuam trabalhando dia e noite para que o evento se realize na data.

De virada
Pesquisa do International Art Market, a ser divulgada mundialmente hoje, avisa: o mercado global de arte cresceu 7% no ano passado, somando 46,1 bilhões de euros.

Culpa de quem? Dos chineses, cuja participação em leilões abertos cresceu 64%.

Encomendado pela TEFAF, o documento vem com má notícia sobre o “consumo” de arte na Europa: queda de 2% em 2011.

Tudo meu
Toni e José Bonifácio Coutinho Nogueira compraram ontem, da família Lopes de Camargo, a outra metade do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto. Que tem 107 anos.

De fã em fã…
Deixando de lado o protocolo, Dan Stulbach, mestre de cerimônias da festa de 25 anos do Itaú Cultural, soltou: “Se ministro da Cultura tivesse voto direto, Danilo Miranda teria o meu…”.

E mais dois nomes substitutos para Ana de Hollanda corriam pela plateia do Auditório do Ibirapuera: Yacoff Sarkovas, consultor cultural, e Beth Machado, do Teatro Alfa.

Na frente

Sylvia Earle, uma das maiores oceanógrafas do mundo, estará no Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus, dia 22. Ela, que já foi chamada de “Vossa Profundidade” pelo NYTe “primeira heroína do planeta” pela revista Time, tenta um encontro com Dilma, de olho na Rio+20.

Em homenagem a Moebius, falecido no fim de semana, Arnaud Vin antecipou o lançamento do 3º álbum do mestre, Arzach. Sai em abril.

Odir Cunha e Celso Unzelte anunciam: vem aí o livro Santos – 100 Anos, 100 Jogos, 100 Ídolos.

Ana Amélia Metsavaht abre mostra na Galeria Arte Aplicada. Amanhã.

Com direção de Esther Góes, a peça A Coleção estreia hoje. No Teatro Grande Otelo.

Renata Feffer comemora cinco anos de sua Cau Chocolates. Terça, nos Jardins.

Wagner Malta Tavares abre exposição na Galeria Marilia Razuk. Amanhã.

João Afonso e Kitty Assis pilotam jantar após o concerto Música em Trancoso. Dia 21, no Terravista.

Joseph Blatter não se encontrará com José Maria Marinpor… falta de tempo. Pelo menos, é a explicação oficial. 

Nenhum comentário: