sábado, fevereiro 25, 2012

Tela quente - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 25/02/12


Para além de sua esperada participação nas prévias, José Serra vê como prioritária para a sua candidatura a montagem de coalizão que lhe garanta ampla dianteira no tempo de TV. Para isso, instruiu aliados, como o senador Aloysio Nunes, a negociar já com os partidos que integraram sua base de apoio no governo paulista.

No radar dos serristas, além de PSD e DEM, estão oito partidos com assento na Câmara dos Deputados. Se prosperar o "blocão", o ex-governador terá quase dez minutos no palanque eletrônico. Isso forçaria Lula a tentar tirar Gabriel Chalita (PMDB) e Celso Russomanno (PRB) do páreo, cristalizando polarização PT-PSDB.

Falta combinar Duas siglas sondadas pelos operadores tucanos têm candidaturas: PDT e PPS. Recém-incorporado à base de Geraldo Alckmin, o pedetista Paulinho da Força está inclinado a desistir por Serra. Soninha Francine diz que o ingresso do ex-governador no cenário não altera seus planos.

No script Do presidente do PSDB paulistano, Julio Semeghini: "A entrada de Serra, que sempre defendi, enriquece e valoriza o nosso processo interno. É um nome capaz de unir o partido".

Para depois Tucanos já conceberam novo calendário para as prévias, que poderão ser adiadas por duas semanas. Neste intervalo, o partido organizaria evento para Serra se apresentar à militância como pré-candidato. "O nosso limite é 31 de março", diz um dirigente.

Rubrica Embora trabalhe para remover obstáculos a Serra, o PSDB espera comunicação de próprio punho do ex-governador anunciando sua entrada no páreo. A direção municipal não aceitará carta de aliado requerendo sua inscrição, como chegou a ser cogitado.

Recaída Em meio à indefinição de Serra, Alckmin voltou a sofrer com as crises de soluço que o afligiram na escolha de seu secretariado, em dezembro de 2010.

Non grata O convite para que o cientista político Aldo Fornazieri ajude no plano de governo de Fernando Haddad revoltou petistas. Fornazieri bateu duro no PT em artigos recentes. No ano passado, disse que o mensalão tirou o "calço moral" da sigla.

Camaradas Haddad se encontrou com Fornazieri na semana passada. Segundo petistas, ele atuará, juntamente com mais dois técnicos, na sistematização de informações sobre a cidade.

Fatura 1 O PSC acertou com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) a manutenção de Norman Oliveira para cuidar na Secretaria de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades. Com a troca de ministro na pasta, o partido temia perder a vaga.

Fatura 2 Esse cargo foi reservado para o PSC ainda na campanha. O orçamento da secretaria é de R$ 2,3 bilhões para 2012. Só para acessibilidade urbana estão disponíveis R$ 48,2 milhões.

Extra-pauta Na última reunião do conselho curador da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), foi aprovada uma moção de apoio à população da Bahia por conta do grande número de homicídios ocorridos no Estado no mês de fevereiro, em virtude da greve da Polícia Militar.

Maquiagem O conselho da EBC também propôs a "criação de uma nova forma para medir a audiência dos canais EBC, que não vinculada ao Ibope". Conhecida como "TV traço", a TV Brasil alcança menos de um ponto de audiência, segundo as medições feitas pelo instituto.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Acho estranhíssimo esse recuo. Meu pai é ex-combatente, e militar é gente de posição. Imagino como deve ter sido grande a pressão do governo para eles terem voltado atrás."

DO PASTOR SILAS MALAFAIA, da Assembleia de Deus, sobre a retirada, por parte dos clubes militares, de nota em que criticavam ministras do governo Dilma, entre outras coisas pela defesa da descriminalização do aborto.

contraponto

As voltas que o mundo dá

A deputada estadual Juliana Brizola (PDT-RS) foi procurada em seu gabinete por uma aposentada de 90 anos que havia sido professora de seu avô, Leonel Brizola.

Ela lhe contou que reprovou Brizola por meio ponto. Ele tentou argumentar, mas ela manteve a reprovação.

Décadas depois se reencontraram, quando ela era líder sindical e ele, governador do RS, numa negociação.

-Guria, como eu podia imaginar que o aluno que reprovei por meio ponto viria a se tornar governador?-, justificou a professora, diante da neta do caudilho.

Nenhum comentário: