sábado, fevereiro 25, 2012

Mais divergências - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 25/02/12


COM FERNANDA KRAKOVICS 


Relator da reforma política, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) não concorda com a articulação para fazer um plebiscito sobre o tema neste ano. Propõe um referendo em 2013, após a aprovação de uma proposta. "O Congresso não pode se abster de ter opinião em um assunto tão importante", disse ele. Autor da proposta do plebiscito, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) reagiu com irritação. "Quero ver ele arrancar um projeto de reforma política do Congresso", disse Miro.

Jogando a toalha
Em minoria, a bancada ambientalista pretende se retirar do plenário da Câmara durante a votação do Código Florestal e divulgar um manifesto para marcar posição. O assunto será discutido em reunião terça-feira. Sem expectativa de negociação com os ruralistas, eles farão campanha para que a presidente Dilma vete o texto. Deputados e ONGs ambientalistas reclamam que não foram procurados pelo relator, deputado Paulo Piau (PMDB-MG). Ele já se reuniu com a bancada ruralista. Enquanto a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) defende o texto aprovado pelo Senado, os verdes na Câmara não aceitam nem isso.

"Os assuntos da Previdência são mais fáceis do que os do PMDB” — Garibaldi Alves, ministro da Previdência, que já disse que a pasta era um “abacaxi”

ACERTANDO OS PONTEIROS. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) convidou a ministra Eleonora Menicucci (Mulheres) a participar do monitoramento dos programas de saúde da mulher. O objetivo é evitar problemas como o da medida provisória que criou um cadastro compulsório de gestantes. A MP acabou sendo alterada depois da reação de movimentos de mulheres que acusavam o governo de querer monitorar gestantes que interrompam a gravidez.

Reforma
Ganha força no Planalto os nomes de Antonio Carlos Rodrigues, presidente do PR paulistano, e do ex-senador César Borges para o Ministério dos Tranportes. Pesa contra Borges o DNA de oposição. Ele deixou o DEM em 2007.

Imposto sindical
O ministro Carlos Ayres Britto, do STF, promete liberar em março seu voto sobre o fim do imposto sindical. A ação foi impetrada pelo DEM. Três ministros já se posicionaram a favor do repasse para as centrais sindicais e dois, contra.

Rota de colisão
A presidente Dilma chega a Fortaleza na segunda-feira em meio a um bate-boca entre PT e PSB. A confusão começou quando o senador José Pimentel (PT-CE) declarou que o estado estaria devolvendo recursos do PAC e do "Minha Casa, Minha Vida" por falta de projeto. O governador Cid Gomes (PSB) rebateu. Na última visita de Dilma ao Ceará, no início do mês, ela e o governador se desentenderam por causa de investimentos federais.

PMDB x PMDB
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) trabalha para efetivar Ramon Rodrigues, interino, na diretoria-geral do Dnocs. O líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), indicou Emerson Daniel Jr. para o cargo, mas ele ainda não foi nomeado.

Crise
A CNB, corrente majoritária do PT, quer maior participação na coordenação da campanha de Fernando Haddad para a Prefeitura de São Paulo. Hoje, há reunião do Conselho Político da campanha e o assunto deve entrar na pauta.

DESINDUSTRIALIZAÇÃO. A CNI, a CUT
 e a Força Sindical vão pedir ao presidente do Senado, José Sarney, terça-feira, para agilizar a votação da proposta que uniformiza a alíquota de ICMS nas operações interestaduais com produtos importados.

OUTRO LADO. Apesar de estar participando das conversas sobre a votação do Código Florestal, o vice-presidente Michel Temer afirma que não está fazendo o papel de mediador. Diz que essa função é da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Nenhum comentário: