quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Sacode Luiza - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 08/02/12



Na berlinda desde que a presidente Dilma começou a fazer mudanças no Ministério, a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial) vai ajustar sua equipe na expectativa de ficar no cargo. Ela decidiu exonerar a secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Anhamona de Brito, e a secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais, Ivonete Carvalho. A gestão de Luiza é mal avaliada.

Governo quer votar unificação do ICMs
A área econômica do governo avalia que a guerra fiscal está deixando de ser um diferencial para a instalação de empresas no país. A Hyundai, a JAC, a BMW e a Land Rover vão decidir em função da proximidade com o mercado consumidor, os fornecedores e portos para exportação. O Sudeste e o Sul são preferidos, embora a Bahia possa ficar com a JAC. Por isso, o governo quer votar logo a alíquota estadual única do ICMs de importação. Não há intenção de atender o Espírito Santo, que tem um incentivo regional, de se fazer uma transição. Diz um ministro: "Eles mamaram 20 anos e ainda querem um prêmio de consolação".

Quero saudar o reposicionamento do PT em relação às privatizações. Vamos ficar livres da cantilena demagógica que as demonizava” — Aloysio Nunes Ferreira, senador (PSDB-SP)

CAMPANHA EM CLIMA DE MENSALÃO. Os advogados dos réus petistas no processo do mensalão avaliam que o STF deve iniciar o julgamento do caso em maio. A publicidade será negativa para quem em outubro pretende ampliar o número de prefeituras administradas pelo PT. O réu mais notório, o ex-ministro José Dirceu (foto), não é candidato, mas outros, como o ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha, vai concorrer em Osasco.

No divã
Em reunião na casa do novo líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), na quinta-feira, lideranças tucanas discutiram os motivos pelos quais o partido tem sido tão criticado pela opinião pública. Eles, claro, se sentem injustiçados.

Casquinha
Adversário do governador Jaques Wagner, o vice-presidente da CEF, Geddel Vieira Lima, faz ironia sobre a greve dos PMs: "O da Bahia disse que foi surpreendido, o governador do Rio antecipa reajuste salarial para evitar greve dia 10".

Zumbis
Terceira maior bancada da Câmara, o PSD ameaça obstruir as votações, se não tiver direito de participar das comissões temáticas. O partido já fala até em lançar candidato à Presidência da Casa. "Não estamos no acordo que deu dois anos para o Marco Maia e dois anos para o Henrique Alves", disse o deputado Dr. Paulo César (PSD-RJ), aplaudido pelos colegas na reunião da bancada. Os partidos que perderam deputados para o PSD não aceitam ceder lugar nas comissões.

Mais do mesmo
A nova ministra Eleonora Menicucci (Mulheres) disse que a descriminalização do aborto é questão para o Congresso. Apesar de favoráveis, todas as titulares da pasta se esquivaram do assunto. O governo não quer levantar essa bandeira.

Ponto final
O presidente do PT de Niterói, Anderson Pipico, ligou para informar: "O secretário estadual Rodrigo Neves é o virtual candidato do partido à prefeitura, e o ex-vereador Romério Duarte faz domingo café da manhã em apoio a Rodrigo".

PELA METADE. O governo Dilma cancelou 181 convênios irregulares, mas a CGU e a Casa Civil não divulgaram os nomes das ONGs envolvidas.

O GOVERNO vai tentar votar hoje o projeto que cria o Funpresp. Para aprovar é preciso de maioria simples. O PT, o PMDB e o PSB têm esses votos.

O MINISTRO Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) recebeu ontem militantes da ONG Humanos Direitos, entre eles a atriz Camila Pitanga, que pedem proteção para Maria Joel da Costa, presidente do sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Rondon (PA).

Nenhum comentário: