quarta-feira, fevereiro 08, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Há um software pirata em execução no Brasil”
Senador Aécio Neves (PSDB-MG), acusando o governo de copiar projetos tucanos 


INFRAERO BANCA METADE DA CONTA DA PRIVATIZAÇÃO

O modelo de privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília vem sendo chamado ironicamente de “jabuticaba”, porque só existe no Brasil. O governo comemora os altos valores dos ágios vencedores do leilão, mas, passada a euforia inicial, verifica-se que, na prática, a Infraero vai bancar 49% dos R$ 24,5 bilhões a serem pagos pela venda dos seus próprios aeroportos aos consórcios vencedores. A Infraero vendeu apenas 51% dos aeroportos e mantém os demais 49%.

MÃO BOBA

No negócio de pai para filho com dinheiro alheio, do contribuinte, o BNDES financiará 80% dos investimentos prometidos nos aeroportos.

OREMOS

Se o grupo Invepar (OAS, Previ e Petros) administrar o aeroporto de Guarulhos como o faz no Metrô do Rio, teremos saudades da Infraero.

GOLPE DE MESTRE

Fica no Gabão o principal aeroporto do grupo francês Egis Avia, que, para o jornal Les Echos, arrematou Viracopos num “golpe de mestre”.

MAIS ORAÇÕES

A Corporación America administra 33 aeroportos na Argentina, cuja soma de fluxo de passageiros é inferior ao de Brasília, que comprou.

DF NIVELA POR BAIXO ELEIÇÃO PARA DIRETOR DE ESCOLA

Lei distrital que entrou em vigor ontem, no DF, modificou para pior o processo de eleição direta para diretor de escola pública. Pela nova lei, os candidatos estão dispensados de tirar nota maior que 7 em prova de conhecimentos em gestão escolar. E nem precisa ser professor: merendeira, vigilante ou servente de limpeza podem se candidatar. E o corporativismo prevaleceu: ficou reduzido o peso dos pais, a maioria.

GOLPE CORPORATIVISTA

Cada grupo de eleitores (pais, professores servidores) vale 33%. Como há mais pais que professores, as corporações garantiram hegemonia. 

OURO OLÍMPICO

De leitor gaúcho: a troca de ministros de mesmo partido lembra prova de revezamento 4x100, passando o bastão em busca do ouro no final. 

COISA DE DOIDO

Depois de proibir a boneca Barbie, os porra-loucas do Irã baniram os bonecos dos Simpsons. Mas acreditar em Papai Noel ainda pode. 

CAMINHO LIVRE

O secretário-geral do PDT, Manoel Dias, deu o primeiro passo para se habilitar ao cargo de ministro do trabalho: mandou sua mulher Dalva desocupar a boquinha de diretora-executiva da Fundacentro, ligada ao Ministério. Ela mora em Florianópolis e o órgão fica em São Paulo. 

ADMIRAÇÃO AMAZÔNICA

O governador do Amazonas, Omar Aziz, é um admirador confesso da capacidade de trabalho e da lealdade das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Mirian Belchior (Planejamento) à presidenta Dilma.

CRISE DE IDENTIDADE

A cúpula do PR se reunirá nesta quarta em Brasília para discutir rumos. Apesar da pressão, até agora a sigla não foi chamada pelo Planalto para tratar da substituição do ministro Paulo Passos (Transportes).

AMEAÇA DE MOTIM NO DF

PMs do DF, cujo piso é R$ 5 mil mensais, fizeram carreata ameaçando motim, ontem. Não foram vistos o BMW ou o Camaro do PM João Dias, cujas denúncias derrubaram o ex-ministro do Esporte Orlando Silva.

EFEITO DOMINÓ

A reboque do motim na Bahia, policiais militares ameaçam entrar em greve em nove estados e a polícia civil já organiza uma paralisação nacional contra o “descaso” do governo com a segurança pública.

INSTANTE DE SABEDORIA

O jornalista Carlos Chagas lembrou ontem a reação Milton Campos, então governador de Minas, à sugestão de um auxiliar, numa greve de ferroviários, de mandar um trem blindado para enfrentar grevistas. “Não seria melhor mandar o trem pagador?”, indagou o sábio político.

ALINHADO

Presidente da Comissão de Turismo e Desporto, o deputado Jonas Donizete (PSB-MG) não vê qualquer problema em ser sucedido pelo correligionário Romário (RJ): “Ele agora está alinhado com a Fifa”.

DE OLHO

O PDT começou uma série de reuniões no em Brasília para tratar das eleições de 2014. Rompido com o governador Agnelo Queiroz (PT), o senador Cristovam Buarque trabalha para sair candidato ao governo.

PENSANDO BEM...

...O governo Dilma inaugurou o sistema de rodízio ministerial. Tremendo espeto. 



PODER SEM PUDOR

SAI UMA BRAHMTÁRCTICA!

Lucídio Portella Nunes era governador do Piauí, em 1982, quando participou da inauguração de uma fábrica da Antarctica. Ele carregava a fama de mal falar o português, o que, aliás, nunca dificultou a eleição, nem mesmo a presidente. Lucídio saudou, em seu discurso:

– Agora temos uma fábrica da Antarctica para tomar Brahma a valer! 

O que na época foi gafe, hoje certamente seria recebido como uma sacada inteligente pela Ambev, a empresa que atualmente produz as duas marcas.

Nenhum comentário: