domingo, fevereiro 26, 2012

Decisão solitária - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 26/02/12
Uma preocupação ajuda a explicar a demora de Dilma Rousseff para nomear os membros da Comissão da Verdade. A presidente tem dito que o grupo não é "como um ministério", em que você pode trocar os ocupantes caso apareçam restrições ou denúncias.

Por isso, Dilma centralizou a escolha dos nomes e não tem dado espaço para aliados e assessores darem palpites. A presidente não quer ex-presos políticos nem militares no grupo, para que não se transforme num "palco para ajustes de contas", diz um auxiliar.

Por fim, Dilma quer uma mulher na comissão, critério que tem usado em todas as áreas de sua gestão.

Horizonte A anunciada entrada de José Serra na disputa eleitoral devolve à estaca zero as tratativas do PSB paulistano com Fernando Haddad. O partido, na base de Geraldo Alckmin e alinhado a Gilberto Kassab, discutirá seu rumo mirando 2014.

Blasé O PT evitou tornar a pré-candidatura Serra o tema central da reunião de ontem do conselho político de Haddad. A avaliação foi que ele unifica o campo adversário, mas não anula o que chamaram de "contradições" internas entre PSDB e PSD.

Supertrunfo A exemplo de 2004, o comando tucano pretende recorrer a FHC na tentativa de demover José Aníbal. À ocasião, o hoje secretário da Energia assumiu o programa de governo serrista e elegeu-se vereador.

Exclusividade Lula pediu a João Santana que, se possível, atue apenas como consultor de Hugo Chávez na eleição venezuelana. O ex-presidente quer dedicação exclusiva do marqueteiro à campanha de Haddad.

Ladainha Do ministro Aldo Rebelo (Esporte), sobre a necessidade de assegurar, em entrevistas diárias, que todas as obras estarão prontas para a Copa: "A Bíblia tem mais de 2.000 anos e o padre a repete em todas as missas. Eu vou repetir só até 2014".

Prazo O presidente de Itaipu Binacional, Jorge Samek, tem recebido sinais palacianos de que sua longeva permanência no cargo estaria próxima do fim. O petista está no comando da empresa desde o primeiro dia de Lula.

Plano B Samek pode precipitar sua saída de Itaipu se lançando candidato a prefeito de Foz do Iguaçu, cidade paranaense onde está sediada a empresa. O PT dá sua eleição como certa, caso a candidatura se confirme.

Virada... O governador Renato Casagrande (PSB) propôs ao senador Ricardo Ferraço (PMDB) ser o candidato de seu grupo à Prefeitura de Vitória. O convite foi feito em reunião da qual participou o ex-governador Paulo Hartung, até aqui o nome de consenso para a disputa.

...capixaba Ferraço, que ainda tem sete anos de mandato no Senado, pediu que Casagrande encomende uma pesquisa para medir suas chances. Hartung prefere aguardar 2014 para voltar ao tabuleiro político, e só será candidato caso seja o único nome capaz de unir o grupo.

Fome de bola A cúpula do PC do B avisou ao PT que só abrirá negociação sobre alianças nas cidades em que ambos têm pré-candidatos após a segunda quinzena de março. Até lá, o partido manterá suas dez candidaturas em capitais.

Veja bem O PT deixou claro que é um equívoco pensar em alianças em todas essas cidades. Deu uma brecha para acordo em Florianópolis e em Manaus -onde a senadora Vanessa Grazziotin tem dito que não será candidata.

Tiroteio
O PT trava uma disputa olímpica com o próprio PT pela medalha de ouro no quesito aparelhamento no BB. É assim também na CEF, na Petrobras e nos fundos de pensão.

DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre a crise que opõe o atual presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, homem de confiança de Guido Mantega, e o presidente da Previ, Ricardo Flores.

Contraponto


Assunto de Estado
O secretário particular de Geraldo Alckmin, Marco Antonio Castello Branco, telefonou para um prefeito a pedido do governador. Não conseguiu falar, deixando recado com a mãe do político para que ele retornasse a ligação.

Alguns minutos depois, o prefeito ligou. Quando Alckmin atendeu, ele perguntou, alarmado:

-Governador, o que aconteceu?

Diante da surpresa de Alckmin, ele completou:

-Minha mãe disse que o sr. mandou um ex-presidente da República me procurar. Deve ser algo muito grave!

Nenhum comentário: