quinta-feira, fevereiro 02, 2012

De olho nas Cidades - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 02/02/12
Seja qual for o representante do PP colocado nas Cidades, o Planalto trabalha para alçar Inês Magalhães, atual secretária de Habitação, ao segundo posto na hierarquia do ministério. A petista, que na prática carregou a pasta durante a longa agonia de Mário Negromonte, daria maior segurança ao palácio na condição de secretária-executiva. O PP já decidiu que, se for esse o desejo de Dilma Rousseff, não oporá resistência.

Uma saída dada como certa na cúpula do ministério é a do secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno, herança do deputado pepista José Janene, expoente do mensalão que morreu em 2010.

Barba e cabelo Prestes a virar ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PB) conseguiu fechar o nome do aliado Arthur de Lira (AL) para substituí-lo na liderança da bancada do PP na Câmara.

Do coração 1 Perfil de Roberto Kalil Filho publicado na revista "Piauí" que chega amanhã às bancas relata a indignação de Dulce Figueiredo (1928-2011), mulher do último presidente militar e íntima da família do cardiologista, por vê-lo atender Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Guiomar Kalil, mãe do "médico do poder", este costumava explicar à ex-primeira-dama: "Dona Dulce, eu sou médico. Fiz um juramento, preciso atender todo mundo".

Do coração 2 Na reportagem, o renomado cardiologista Fúlvio Pileggi, tio de Kalil, lembra de como, no início dos anos 90, o sobrinho incluiu Lula entre seus clientes: "Ele tem uma percepção muito grande, deve ter pensado: 'Deixa eu pegar esse cara, ele vai ser presidente'. E pegou".

Cabeceira Em encontro anteontem, Fidel Castro disse a Dilma que está lendo "A Vida Quer É Coragem", biografia da presidente escrita pelo jornalista Ricardo Amaral.

Na foto O governador Jaques Wagner (PT-BA) participou de todos os encontros de Dilma em Cuba -inclusive os com Raúl Castro e Fidel.

Veja bem Observação de quem assistia ao julgamento sobre os limites da atuação do CNJ: ao suspender a sessão, Cezar Peluso garantiu destaque para sua declaração de que não há crise no Judiciário. Para registro: pela lei, o presidente o Supremo precisava interromper os trabalhos de modo a permitir que o TSE realizasse sua primeira sessão de 2012.

Capitania O secretário de Governo de Minas, Danilo de Castro, disse que a irmã de Aécio Neves, Andrea, é "opção real" para a sucessão de Antonio Anastasia (PSDB). A declaração foi dada em entrevista que iria ao ar ontem à noite na TV Assembleia.

Protocolar Horas depois de anunciar sua pré-candidatura a prefeito, anteontem, Guilherme Afif se reuniu com Geraldo Alckmin. Entre um e outro item de agenda administrativa, o governador elogiou a declaração pública do vice em defesa da agonizante aliança PSD-PSDB na capital.

Data-limite Se o projeto Afif decolar, ele terá de se desincompatibilizar no final de março do comando do Conselho Gestor de PPPs. O órgão gerencia fatia expressiva dos investimentos estaduais em mobilidade e infraestrutura programados até 2014.

Laboratório O início dos trabalhos na Câmara paulistana testará o humor petista em relação à possibilidade de aliança com o PSD. Na escolha do seu líder, o PT optou por Chico Macena, combativo na oposição a Gilberto Kassab, em detrimento de Arselino Tatto, simpático ao prefeito. Hoje, Macena atua no QG de Fernando Haddad, em namoro com kassabistas.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O clima é de esbórnia, e a farra agora é na Casa da Moeda. Felizmente, não temos moedeiro falso, apenas mais uma autoridade do governo petista envolvida em corrupção."
DO PRESIDENTE DO PPS, ROBERTO FREIRE, sobre a demissão do presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, investigado sob suspeita de cobrar propina de fornecedores e remeter U$ 25 milhões para o exterior.

Contraponto

Bala perdida

Em evento no Rio Grande do Sul, o governador Tarso Genro e o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) deram juntos a martelada para destruir uma pistola, gesto que marcaria o início de campanha pelo desarmamento.
A dupla fracassou na primeira tentativa. Na segunda, a arma foi jogada tão longe que quase atingiu deputados aliados da administração petista. Preocupado, Tarso virou-se para Cardozo e disse:
-Você está inovando mesmo nesta campanha! Não só acaba com as armas como faz vítimas na base aliada!

Nenhum comentário: