quinta-feira, fevereiro 02, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Constituição tem de ser viva”
José Sarney, presidente do Senado, ao defender a atualização da Carta Magna

DILMA DIRÁ A NEGROMONTE QUE ACEITA DEMISSÃO

A presidente Dilma dirá ao ministro Mario Negromonte (Cidades), nesta quinta, que aceita a demissão que ele pediu domingo (29), em rápida conversa na Bahia. Na ocasião, ela não respondeu, mas o abraçaria e elogiaria depois, em discurso. Ele vai alegar que a sua capacidade de ajudar politicamente o governo está prejudicada pela falta de apoio do PP, seu partido, na Câmara, e que sairá do cargo sem guardar rancor.

CARTA NO BOLSO

Negromonte levará ao despacho com Dilma sua carta de demissão redigida há dias. A carta dela, agradecida, também já está minutada.

O INCONFIDENTE

O ministro se aconselhou reservadamente com o governador Jaques Wagner (PT), e se surpreendeu depois com o vazamento da conversa.

NOVO MINISTRO

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PB), que mostrou sua esperteza ao tomar a liderança do PP, é o mais provável substituto de Negromonte.

DIA DA VERDADE

O governo cubano prometeu que nesta sexta decide se permite ou não a saída da blogueira Yoani Sánchez, já com visto de turista do Brasil. 

ILEGAL, AMIGO DE LULA GANHOU DIÁRIAS DO GOVERNO

Além de ter sido naturalizado a jato, como revelou esta coluna, José Lopez Feijoo, espanhol amigo pessoal de Lula, ex-CUT, recebeu R$ 7 mil em diárias no Conselho da Secretaria de Desenvolvimento Social da Presidência da República, entre 2009 e 2011 – ano em que deixou de ser imigrante da Galícia. Pela Constituição, ele não poderia ocupar cargo público, por ser estrangeiro, nem tampouco embolsar diárias. 

ILEGALIDADE CONFIRMADA

A Secretaria-Geral diz que só depois da naturalização vapt-vupt José Feijoo tomou posse no cargo... para o qual fora nomeado ilegalmente. 

O ESPANHOL VOADOR

O Portal da Transparência mostra que Feijoo embolsou R$ 5,6 mil em diárias de viagens entre SP-Brasília e Brasília-Rondônia, em 2010. 

PARA OS AMIGOS...

...Os favores da Lei: o Ministério da Justiça diz que a naturalização a jato de Feijoo “está prevista na jurisprudência e na doutrina”. Ah, bom.

DILMA NÃO LIBEROU GABAS

O governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), decidiu recriar o cargo de chefe do Gabinete Civil e convidou para ocupá-lo o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, que construiu uma reputação de gestor público competente. Mas Dilma não o liberou.

FICA PARA A PRÓXIMA

O embaixador aposentado Roberto Abdenur tentou, mas perícia médica do Hospital Gafrée & Guinle, no Rio, negou doença ou acidente de trabalho que justifique seu pedido de isenção de imposto de Renda.

IMPRENSA QUE EU GAMO

Ditadura na casa dos outros é refresco: jornalistas que acompanharam Dilma em Cuba não puderam visitar as obras do porto de Mariel, pagas com nosso dinheiro. No Brasil, o Sindicato dos Jornalistas do DF disse “desconhecer”. A Federação Nacional dos Jornalistas também calou. 

QUEM DISSE?

Num congresso promovido pela Associação Nacional de Jornais, em 2010, a então candidata Dilma foi veemente: “Prefiro um milhão de vezes o som de críticas duras ao silêncio dos calabouços da ditadura.”

LULALÂNDIA

A área que o prefeito paulistano Gilberto Kassab (PSD) pretende ceder ao Instituto Lula, na região da Nova Luz, já permite a mudança de nome da extinta Cracolândia... para Cachaçolândia. 

DURA LEX, SED LEX

O deputado Maurício Rands, secretário do governo de Pernambuco, briga com regras de viagem. Na quarta (25), tentou entrar no Panamá sem passaporte; certa vez, armou barraco no aeroporto do Recife ao ser impedido de embarcar com o filho menor sem autorização da mãe.

VOU DE TÁXI

O senador João Capiberibe (PSB-AP) abriu mão do carro oficial e só utiliza táxis em Brasília. E, diante de proibição recente da segurança, pediu em ofício a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) para que o táxi o aguarde à saída, sempre que for a reuniões no Palácio do Planalto. 

CANSEI

Autuado em Brasília na terça (31) por suposta bebedeira, o deputado Gladson Cameli (PP-AC) achou um porre a conferência da ONU sobre mudanças climáticas na África do Sul, em novembro: convidado, passou um dia por lá e escafedeu para suposto safári com a mulher.

PENSANDO BEM...

...Dilma foi pedir a bênção a Fidel. O Papa dará a extrema-unção. 

PODER SEM PUDOR

O CÓDIGO DE NABUCO

Feito embaixador em Bruxelas, nos anos 1960, o ex-deputado Cirilo Júnior achava que o esperavam apenas os prazeres da vida, mas logo percebeu que havia deveres, quase sempre chatíssimos. Um assistente contou que um antigo embaixador, Maurício Nabuco, batia três vezes sobre a perna quando queria encerrar uma audiência maçante. Ao receber diretores da Vasp, Cirilo imitou Nabuco, mas os interlocutores nem percebiam o “código”. Impaciente, ele foi aumentando a força das pancadas até que se viu esmurrando a própria perna e gritando “Nabuco! Nabuco!”. Os visitantes foram embora, assustados, e o embaixador comemorou com o assistente:

– Esse Nabuco é formidável!

Nenhum comentário: