quinta-feira, janeiro 05, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 05/01/12
Ritmo de crescimento de cruzeiros registra queda

O setor de cruzeiros marítimos brasileiro, nesta temporada, está mais concentrado nos meses de janeiro e fevereiro, segundo a Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).

Durante os primeiros dois meses do ano, 191 roteiros de navios circularão pelo litoral do país, de acordo com levantamento da entidade.

O volume representa quase 50% do total da temporada 2011/2012. No período anterior, janeiro e fevereiro tiveram apenas 176 roteiros.

A maior concentração nos meses mais quentes do ano acontece em um momento de freio do setor no país. Apesar de ainda registrar aquecimento dos principais indicadores, o crescimento neste ano está menor do que nos últimos 20 anos, segundo Ricardo Amaral, presidente da entidade.

"O Brasil já é um dos cinco maiores mercados de cruzeiros no mundo. Mas, se não houver estímulo, vai parar de crescer", afirma.

Deficiências de infraestrutura e custo tributário são alguns dos motivos que atrapalham avanços como o desenvolvimento de novos destinos, por exemplo.

"O governo e o setor devem estar atentos ao que acontece em outros mercados", afirma o presidente da Abremar.

"O Chile começou a elevar impostos e perdeu competitividade. Grécia e Turquia estão fazendo sérios investimentos no setor com medidas de incentivo, para tentar alavancar a economia. O Brasil precisa se espelhar."

EUA EM CONTRADIÇÃO
Os americanos estão otimistas em relação à economia em 2012, apesar de a maioria (68%) acreditar que 2011 foi um ano ruim.

Levantamento da empresa de pesquisa GfK mostra que 62% da população dos Estados Unidos acha que este ano será bom economicamente para o país.

A maioria (78%) também está otimista em relação a sua situação financeira. O número é ainda maior entre a população jovem: 86%.

Apesar do otimismo para 2012, 80% dos americanos dizem que a economia do país está em um mau estado e 64% afirmam que a situação não melhorou durante novembro. Apenas 24% acreditam que o nível de desemprego irá reduzir-se em 2012.

Mil pessoas foram ouvidas. A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos.

Carro importado A Eurobike investirá R$ 12 milhões neste ano para aumentar o número de lojas no interior. A rede de concessionárias passará a ter unidades fixas em Bauru (SP) e Caxias do Sul (RS).

Agulha O comércio atacadista de tecidos fechou 2011 com vendas 5,5% superiores a 2010, impulsionado pelo aquecimento dos últimos meses do ano, segundo o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos de São Paulo.

Intenção de comprar duráveis tem maior nível desde 2008

No início de 2012, a intenção de comprar bens duráveis está no nível mais alto desde 2008, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ.

A sondagem faz comparação com os primeiros meses dos anos anteriores.

O interesse de comprar bens como TV, carro ou computador, entre os meses de janeiro e março, foi positivo para 17,5% das mil famílias ouvidas no fim do ano no país.

"Em dezembro de 2009, havia o rescaldo da crise. No ano seguinte houve uma elevação natural porque a economia cresceu", afirma Christian Travassos, economista da entidade.

"Agora, o que mais pesa é o aumento da carteira assinada. O estoque de emprego ainda está elevado."

Um dos itens que mais cresceu, a máquina de lavar, que foi de 5,1% no início do ano passado para mais de 8% neste ano, ilustra o movimento, segundo Travassos.

"Isso mostra que as pessoas estão querendo comprar bens que facilitem as tarefas domésticas, enquanto saem para trabalhar", diz.

A intenção de comprar geladeiras subiu de 11% em dezembro de 2010 para quase 16% no mesmo mês de 2011.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário: