quinta-feira, janeiro 05, 2012

Cadê a oposição? - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 05/01/12


Os ministros do governo Dilma não são os únicos de férias. A oposição também está de folga. O ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) destina a maior parte das verbas de prevenção a enchentes para Pernambuco e nada. Os presidentes do PSDB, Sérgio Guerra (PE), do DEM, José Agripino (RN), e do PPS, Roberto Freire (PE), calaram-se. Os líderes do PPS e do PSDB, na Câmara, fizeram apenas um pálido pedido de informações sobre ações de prevenção de desastres naturais.

A farra dos suplentes
O suplente Reditário Cassol (PP-RO), pai do senador Ivo Cassol (PP-RO), assumiu o mandato por quatro meses em 2011 e gastou R$ 92.104 com "divulgação do mandato parlamentar". Seu feito de maior destaque foi ter defendido, na tribuna do Senado, para escândalo geral, o uso de chicote para presos que se recusam a trabalhar. Já o suplente Ataídes Oliveira (PSDB-TO) também exerceu o mandato do titular, o senador João Ribeiro (PR-TO), por quatro meses, e gastou R$ 16.542 com publicidade. Oliveira ganhou os holofotes por ter retirado sua assinatura do requerimento de criação da CPI do Dnit, inviabilizando a iniciativa da oposição.

"O ministro vidente acertou” — Duarte Nogueira, deputado federal (PSDB-SP), sobre a previsão, feita pelo ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), há semanas, de que haveria mortes por causa das chuvas

JEITINHO SOCIALISTA. Clementino Coelho, irmão do ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), há um ano é o presidente em exercício da Codevasf. Oficialmente, ele é diretor de Infraestrutura da companhia. Por meio desse artifício, o governo da presidente Dilma dá alento ao nepotismo, prática que consiste em favorecer parentes nas nomeações para cargos públicos. Nesse caso, a Comissão de Ética Pública está omissa.

Protesto
O ex-ministro Carlos Lupi deve reassumir a presidência do PDT neste mês, depois que voltar das férias. "O retorno desse senhor à presidência do partido significa submeter todos nós ao ridículo", disse o ex-deputado Vivaldo Barbosa.

Meu quinhão
O PSB não quer nem ouvir falar em assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia. Os socialistas preferem manter as pastas de Integração Nacional, da cota do governador Eduardo Campos (PE), e Portos, do grupo de Ciro Gomes.

O desafio da transparência
A Controladoria Geral da União promove, entre 18 e 20 de maio, a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social. Quando o evento foi convocado, a lei que garante ao cidadão o acesso às informações públicas ainda não havia sido sancionada pela presidente Dilma. O desafio atual do governo é sistematizar a divulgação dessas informações, garantindo o cumprimento da legislação.

Profético
Há um ano, o governador Marcelo Déda (SE) disse, logo após a posse da presidente Dilma: "Vai ter necessidade de ajustes. Este ministério exprime o momento inicial do governo". Neste primeiro ano de governo caíram seis ministros.

Mais divisão
Depois de ter perdido 17 deputados para o PSD, os líderes do DEM estão enfrentando outro problema político no partido. Há um grupo de parlamentares, cuja vocação é irrigar as bases com verbas, que gostaria de aderir ao governo.

PESQUISA GPP (17 e 18 de dezembro) para o governo do Rio: José Mariano Beltrame (PMDB), 20%; Lindbergh Farias (PT), 20%; Cesar Maia (DEM), 20%; e, Anthony Garotinho (PR) 10%.

NA DISPUTA para a prefeitura do Rio, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) não tem adversário competitivo. Ele tem 40% das intenções de voto.

DA SÉRIE "Nunca Antes na História Deste País" tantos ministros, de um governo democrático, tiraram férias num mesmo período do ano. 

Nenhum comentário: