sexta-feira, janeiro 06, 2012

Crise gerencial - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 06:01:12


FÁBIO ZAMBELI (interino) 


Mais que a disputa por espaço entre os aliados PMDB e PSB, a caça às bruxas pela responsabilidade federal na prevenção a enchentes e deslizamentos expõe o desconforto da base de Dilma Rousseff com a ausência de coordenação de programas interministeriais.

Peemedebistas lembram que foram apeados da Integração Nacional após Geddel Vieira Lima privilegiar seu reduto baiano no repasse de verbas, situação análoga à experimentada agora por Fernando Bezerra (PSB-PE). Os dois partidos envolvidos na pendenga concordam num ponto: a liberação de recursos passa, em algum momento, pelo crivo da Casa Civil.

Flashback Governistas citam como exemplo de descontrole sobre ações preventivas o caso da tragédia na região serrana fluminense em 2010. À ocasião, vários ministérios foram mobilizados, mas o encaminhamento de soluções ficou muito aquém do esperado pelo Rio.

Meteorologia 1 Outra dúvida consome os aliados: como, num período para o qual havia previsão de chuvas intensas, tanto o ministro da Integração quanto o núcleo do Planalto estavam fora de Brasília? Se o governo não cogitou um plantão, o retorno às pressas para a capital seria apenas simbólico.

Meteorologia 2 Quem acompanha os movimentos pré-eleitorais em Pernambuco prevê Bezerra cada vez mais próximo da candidatura à Prefeitura de Recife, avalizada por Eduardo Campos.

Digitais Desde que uma operação da PF resultou em mais de 30 prisões no Turismo, em agosto, funcionários da pasta fogem da assinatura de documentos temendo responsabilização futura.

Palanque O PMDB gravará na semana que vem novo programa de TV, que vai ao ar dia 19. Desta vez, participarão candidatos a prefeito nas capitais: além de Gabriel Chalita (SP) e Eduardo Paes (Rio), Edson Giroto (Campo Grande), e Mário Kertesz (Salvador) devem aparecer.

Minha vez A visita de Fernando Haddad a Lula ontem no Sírio-Libanês não constava na agenda do ministro para a semana. Surpreendidos, petistas a associaram ao fato de Gilberto Kassab ter ido ao hospital na véspera.

Quero mais Recém-empossado no TJ-SP, Ivan Sartori pediu ontem a Barros Munhoz (PSDB), presidente da Assembleia paulista, a inclusão de oito projetos de interesse do Judiciário na pauta da Casa. Entre eles está o que transfere ao tribunal taxas judiciais e cartoriais, hoje recolhidas ao governo estadual.

Dou menos A proposta, que engordaria em R$ 2,5 bilhões o caixa do TJ, é vista com reservas no Bandeirantes. Geraldo Alckmin deve orientar sua bancada a brecá-la. Se ela prosperar, o governador pode dar o troco, fechando o cofre para o órgão.

Belezura Com a perspectiva cada vez mais remota de cumprir seu plano de metas em ano eleitoral, Kassab acaba de colocar nas ruas mutirões de varrição, manutenção e serviços de zeladoria. A limpeza teve início nos extremos sul e leste de São Paulo.

Lupa O Procon-SP fará blitz hoje em lojas do Magazine Luiza, rede varejista presidida por Luiza Trajano, candidata a assumir o novo Ministério da Micro e Pequena Empresa de Dilma. Os fiscais vão checar se preços e descontos conferem com o anunciado no saldão de Natal.

Escala O porto de Santos entrou na rota de cruzeiro para 15 mil mexicanos que acompanharão a Copa-2014.

com LETÍCIA SANDER e FLÁVIO FERREIRA

tiroteio

"As medidas até agora são positivas, mas é preciso ficar alerta para que elas não sejam o início de uma ação higienista, de tirar as pessoas na marra e pronto."

DO COORDENADOR DE INFÂNCIA E JUVENTUDE DO TJ-SP, ANTONIO CARLOS MALHEIROS, sobre a recém-lançada operação policial de retirada de usuários de drogas da região da Cracolândia, centro de São Paulo.

contraponto

Túnel do tempo

Durante o evento de lançamento do novo EcoSport, da Ford, na quarta-feira em Brasília, o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) saudou o fato de que, no Brasil, o veículo será produzido na Bahia.

-Este carro vai levar a lambada para o mundo!

Ao ouvir o ministro, alguém da plateia comentou:

-Pelo jeito, faz muito tempo que ele não vai à Bahia. O ritmo baiano que está bombando é o axé! Lambada era sucesso nas décadas de 80 e 90...

Nenhum comentário: