segunda-feira, dezembro 26, 2011

Saíram às compras - GEORGE VIDOR


O GLOBO - 26/12/11
A China tem mais de US$3 trilhões em reservas cambiais e, como não deseja continuar exposta a riscos financeiros (seja em dólares ou euros), tem procurado converter parte dessa dinheirama em ativos reais. Só no setor de petróleo no Brasil as empresas chinesas já investiram cerca de US$25 bilhões. Não foi surpresa então que tenham acabado de adquirir uma fatia da EDP portuguesa.

A Eletrobras disputou essa mesma fatia da maior empresa de Portugal, mas nem deu para a saída. Os chineses se comportam às vezes como novos ricos, e do mesmo modo que a classe média alta de lá paga mais caro por bens de consumo de luxo, acreditando que estão comprando o melhor, também fazem lances imbatíveis quando disputam um negócio no qual têm interesse.

Recentemente a State Grid, companhia chinesa que vem investindo em linhas de transmissão de energia elétrica, precisou alugar uma área de 200 metros quadrados no Centro do Rio, e, diante da dificuldade de encontrar esse espaço disponível, acabou comprando um prédio inteiro que acabara de ficar pronto na Avenida Presidente Vargas.

Por causa desse ímpeto comprador, os chineses ficaram decepcionados com a decisão brasileira de restringir a compra de terras por estrangeiros no país. Nos últimos 20 anos, investidores estrangeiros foram bem-vindos na China (tanto que as empresas que vinham de fora pagavam 25% de imposto de renda, e as companhias chinesas, 33%, o que levou muitas delas a terem sócios estrangeiros, para se beneficiarem da tributação mais baixa), e agora os chineses se surpreendem quando esbarram em barreiras para investir em outros países.

A economia brasileira cresceu em 2011 abaixo do que se previa no início do ano, mas foi melhor assim, pois já tinham surgido sinais preocupantes de engargalamento, até mesmo com falta de mão de obra, o que seria impensável tempos atrás.

O país ganhou um pouco mais de tempo para expandir e recuperar sua infraestrutura, além de garantir fontes de suprimento de insumos básicos.

No Rio, por exemplo, onde os engarrafamentos se multiplicaram, os transportes públicos devem começar a melhorar em 2012, com novos trens no metrô e na Supervia. O primeiro corredor expresso para ônibus articulados (BRT), a Transoeste, também será inaugurado.

Cinco consórcios se candidataram a montar os equipamentos de Angra 3. No ano que vem, as obras civis da usina prosseguirão paralelamente à montagem dos equipamentos.

A construção do prédio do reator só não vem andando mais rápido porque o licenciamento, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), é feito por etapas, a cada novo anel de concreto, e às vezes a autorização sofre algum atraso. Trabalham hoje na obra 3.700 pessoas.

A maior parte dos contratos tem sido assinada com uma redução de preços da ordem de 30% em relação aos valores estimados.

Depois de Angra 3, a próxima usina nuclear brasileira, se e quando autorizada pelo Congresso, deverá ser no Nordeste, em uma área geologicamente protegida, no interior, e não no litoral, como as atuais. O sistema de resfriamento terá de ser feito com água de rio, e não do mar.

Nos últimos dez anos, a educação dentro das empresas aumentou 40 vezes, e nesse conceito não estão incluídas companhias que têm apenas programas internos de treinamento. O conceito é mais amplo. No ano 2000, eram apenas dez empresas brasileiras que tinham verdadeiras escolas de negócios dentro de suas estruturas. Agora são mais de 400.

A formação de pessoal dentro das empresas não decorre somente da deficiência do sistema educacional brasileiro. As empresas sentem necessidade de preparar seu pessoal para adaptação a questões específicas ou mesmo à compreensão de sua cultura interna. A Vale, por exemplo, hoje presente em vários países, desenvolveu um programa de ambientação para seus funcionários ao redor do mundo, a fim de que possam conhecer melhor o que a empresa faz.

O mercado de educação corporativa é atendido por universidades, instituições com a Fundação Getulio Vargas e a Fundação Dom Cabral, entidades como Senai-Senac-Senat, e também por novas empresas que surgiram exatamente para esse fim, como é o caso da Affero, resultado da fusão de três companhias que surgiram na incubadora da PUC do Rio de Janeiro.

Com 120 clientes, dos quais 50 participantes do grupo das 500 maiores companhias brasileiras, a Affero juntou o uso da tecnologia (informática e novas mídias) com conhecimento em pedagogia, educação e comunicação. O meio eletrônico é a chave para que o aprendizado não se perca nem fique restrito à sala de aula. E com esses recursos modernos, os programas de educação corporativa chegam hoje aonde estão as pessoas que necessitam desse aprendizado.

A Affero tem como sócios um grupo de profissionais que se formou na PUC-RJ (60%) e mais o fundo de investimento privado da BR Educacional, com 40% (leia-se Paulo Guedes e outros).

Em novembro último, São Paulo passou a ser o terceiro maior produtor de petróleo no mar, atrás do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Em 2012, a questão dos royalties certamente passará a ser discutida no Congresso por um outro prisma.

Com base no cadastro do Bolsa Família e em análises próprias, a Secretaria estadual de Assistência Social já vem executando pequenos programas na Baixada Fluminense que considerem dificuldades específicas que as pessoas beneficiárias da transferência de renda pelo governo têm para melhorar de vida. Em Japeri, um dos municípios mais pobres da região, o programa que mais atendeu a essas pessoas foi o de treinamento para a construção civil. Todos os inscritos estão agora empregados.

Como esta é a última coluna de 2011, desejo um bom Ano Novo a todos.

Nenhum comentário: