terça-feira, novembro 15, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Para o público externo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 15/11/11

Sem força suficiente para provocar a saída do encrencado ministro Carlos Lupi (Trabalho), expoentes da minoritária "ala ética" do PDT preparam embarque na CPI da Corrupção, fazendo coro às manifestações sobre o tema marcadas para hoje nas principais capitais do país. Eles acreditam que as assinaturas de apoio à investigação no Congresso servirão para sinalizar ao Planalto o crescente desejo de independência de setores pedetistas em votações caras ao governo.

"Com o partido sob suspeita, precisamos mostrar que nosso voto, inclusive na DRU, não tem relação com cargos", diz o senador Cristovam Buarque (DF).

Placar Cristovam será o terceiro pedetista a subscrever a CPI, seguindo o deputado Antônio Regufe (DF) e o senador Pedro Taques (MT). Até o momento, a oposição colheu 130 das 171 adesões necessárias na Câmara e 21 das 27 no Senado.

Termômetro Por ora, a movimentação dos "éticos" não faz nem cócegas no Planalto, que continua decidido a manter Lupi respirando por aparelhos até a reforma ministerial do início de 2012.

Ele disse Mesmo perdendo fôlego no movimento sindical, que discute reservadamente opções para a sua sucessão, Lupi se apoia na fala do líder do PDT na Câmara, Giovanni Queiroz (MA), segundo quem a bancada "não indicará nomes para a pasta". Se conseguir sobreviver até sábado, o ministro usará reunião da Executiva Nacional para reiterar sua defesa.

Deixa estar Depois de oferecer 43 votos ao governo na difícil tramitação da DRU, o PSD voltou a recusar convite de Cândido Vaccarezza (PT-SP) para participar das reuniões da base aliada. A liderança da bancada argumentou que o gesto colocaria em xeque a alegada "independência" do partido de Gilberto Kassab na Câmara.

Fita métrica Marco Maia (PT-RS) está numa saia-justa. Quando foi eleita a Mesa Diretora da Câmara, o presidente firmou acordo com PSDB, DEM e PPS para manter as estruturas física e de assessoria destinadas aos três partidos, que depois perderam deputados. Cobrado pelo PSD, ele agora terá de optar entre cumprir o prometido ou fazer uma "reforma agrária".

Câmera... Refeito da primeira sessão de quimioterapia, Lula estava de ótimo humor quando gravou, na sexta-feira passada, depoimento para o próximo programa de televisão do PT, com exibição em 8 de dezembro. O partido, que já havia se conformado em reutilizar material antigo do ex-presidente, contará com três falas inéditas dele na peça de 20 minutos.

...ação Lula aparecerá também em dois comerciais da sigla, um deles em dobradinha com Dilma Rousseff. A participação da presidente ainda será gravada.

Arquivo Dilma estará também no programa do PMDB, a ser levado ao ar dias antes do petista. Neste caso, porém, serão usadas imagens de discurso feito pela presidente durante encontro do partido, em setembro.

Focalizado Um dos agraciados com tempo de tela no programa nacional peemedebista, o pré-candidato a prefeito Gabriel Chalita falará aos "brasileiros que vivem em São Paulo" sobre a importância de "cuidar da cidade".

Recrutamento Secretário estadual de Gestão Pública e presidente do PSDB paulistano, Julio Semeghini lidera a bolsa de apostas para assumir o Planejamento, vago desde o afastamento, a pedido, de Emanuel Fernandes. Na atual estrutura do governo, o titular dessa pasta é também o responsável pelo comitê paulista da Copa.

Lipo Como parte das mudanças em estudo, Geraldo Alckmin pensa em retirar do guarda-chuva da Gestão Pública órgãos como Detran, Poupatempo e Prodesp.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"Estão fazendo bullying com o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Todo deputado tem o dever de preservar o pacto federativo e defender o direito adquirido."

DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), manifestando alinhamento com a posição dos Estados produtores no acalorado debate sobre a redistribuição dos royalties do petróleo.

contraponto
Papo musical
Presente ao Fórum Global de Sustentabilidade SWU, sábado passado, Geraldo Alckmin foi apresentado a Neil Young, que fazia 66 anos. O tucano aproveitou para trocar conhecimentos musicais com o guitarrista:

-Você sabia que a autora da versão em português de "Parabéns a Você", Bertha Celeste Homem de Mello, nasceu na minha cidade, Pindamonhangaba?

Nenhum comentário: