terça-feira, novembro 15, 2011

ANCELMO GOIS - UPP valoriza imóveis


UPP valoriza imóveis
ANCELMO GOIS
O GLOBO - 15/11/11

Veja só. O preço dos imóveis nas favelas cariocas com UPPs subiu 7% acima da taxa média de valorização dos imóveis do Rio em geral nos últimos três anos.

A conclusão é de pesquisa a ser divulgada amanhã pela FGV.

Pressão na Rocinha...
O economista Marcelo Neri, que coordenou a pesquisa, acha que, na Rocinha, o efeito dessa valorização imobiliária será ainda maior:

— A pressão imobiliária ali é maior. Na Rocinha, 13% das pessoas moram em residências com mais de uma família, contra 3% no Complexo do Alemão.

Ainda assim...
Neri acredita que o fato de um imóvel estar situado numa favela faz, por si só, cair seu preço em uns 25% em relação a outros lugares da cidade.

Ponto turístico
A Rocinha entrou de vez na rota do turismo. Da cobradora de um ônibus 309 (Central-Alvorada), ontem de manhã, para um grupo de turistas mineiros que não parava de tirar fotos:

— À direita, vocês podem ver a Favela da Rocinha, que acabou de ser pacificada...

Mato queimado
Domingo, nesse festival de rock SWU, em Paulínia, SP, a turma fumava tanta maconha sem repressão, inclusive na área vip, que um segurança disse para outro:

— Cara, tá tudo liberado! — O que, bebida?

— Não, maconha mesmo. Tá geral fumando.

Martinho da França
Martinho da Vila terá um dos seus livros traduzidos para o idioma de Baudelaire.

“Joana et Joanes — Romance dans l’État de Rio” será lançado em Paris no início do ano que vem, logo depois do carnaval.

Banco na Europa
O BNDES estuda financiar empresas brasileiras interessadas nos leilões de privatização de estatais de Portugal e Itália. Os dois países, na UTI, vão torrar nos cobres algumas empresas.

O banco já se comprometeu a financiar até 80% (no limite de 2,6 bi de euros) para a Eletrobrás, que disputa um terço da EDP, a estatal lusa de energia.

Boletim médico
O cineasta Paulo César Saraceni está internado no Hospital da Lagoa, no Rio.

Para custear despesas médicas, pôs à venda seu acervo.

Seu Jorge, o filme
Seu Jorge vai gravar um DVD, domingo, Dia da Consciência Negra, na Quinta da Boa Vista, com produção hollywoodiana.

Serão usados um helicóptero, uma grua e 14 câmeras com resolução 4k, a maior do cinema digital. A direção será de Paula Lavigne e do próprio Seu Jorge. O mote será a cultura africana.
Diário de Justiça
O juiz Gustavo Quintanilha, do TJ-RJ, determinou o desbloqueio dos bens de Marcelo Mattoso de Almeida, o piloto do helicóptero que caiu em junho, em Porto Seguro, BA, matando ele próprio e, entre outros, a namorada do filho de Sérgio Cabral.

Em agosto, a Justiça havia bloqueado os bens a pedido de Mara Kfuri, mãe de Jordana e Fernanda Kfuri, e avó de Lucas e Gabriel, mortos no acidente. Mara, segundo o advogado João Tancredo, vai recorrer.

Alunos fantasmas
A Secretaria estadual de Educação do Rio descobriu que há 10.900 alunos fantasmas nas escolas que compartilha com a rede municipal da capital.

Eles se matriculam, cursam um pouco e desistem.

Aliás...
Há diretores que não avisam do sumiço porque os colégios recebem recursos de acordo com o número de alunos.

Mãos ao alto!
Duncan Revie, o inglês que está no Rio para a SoccerEx, foi assaltado no fim de semana quando corria no calçadão de Copacabana, por volta de meia-noite.

Numa boa, seu gringo. Nem no Hyde Park, em Londres, é recomendável correr a essa hora.

Bolsa da perua
Surgiu na Saara, shopping popular a céu aberto no Rio, uma bolsa igual à de Teresa Cristina (Christiane Torloni) em “Fina estampa”, a novela da TV Globo. Comerciantes anunciam assim:

— Olha a bolsa da Teresa Cristinaaa!!! Até a inimiga Griselda (Lília Cabral) já comprou!!!

Nenhum comentário: