quinta-feira, outubro 13, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Licença expressa
RENATA LO PRETE
FÁBIO ZAMBELI - interino 
FOLHA DE SP - 13/10/11

Enquanto é confrontado com indicadores de progressivo desmatamento em unidades de conservação, o governo publicará até o final do mês quatro portarias com novas regras para licenciamento ambiental em áreas estratégicas: rodovias, portos, empreendimentos de energia elétrica e de petróleo e gás.
O texto, alinhavado por uma equipe interministerial desde o primeiro semestre, fixará prazos e padronizará a atuação do Ibama. A iniciativa é vista com restrição por ambientalistas, para quem o objetivo das mudanças é flexibilizar a legislação e acelerar a execução de projetos de infraestrutura agressivos ao ecossistema.

Calculadora 1 Até ontem, as bancadas do PC do B e do DEM não haviam conseguido colher as 171 assinaturas necessárias para o protocolo de emendas ao texto original da Desvinculação de Receitas da União. O prazo se esgota na segunda-feira.

Calculadora 2 O governo ainda trabalha no mapeamento de seus votos: a planilha trata como "seguros" 289 deputados, de um total de 513. Mas o Planalto considera que pode arrebatar 326 apoiadores. A aprovação da DRU exige 308 votos.

Avó coruja Dilma Rousseff, que amanhã estará em Porto Alegre para lançar a versão regional do Brasil sem Miséria, esticará a permanência na capital gaúcha. No sábado, a família fará festa para celebrar, com atraso, o primeiro ano do neto da presidente, Gabriel, que nasceu em 9 de setembro.

Penitência Na novena de Nossa Senhora Aparecida, ontem, o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, cobrou de Gabriel Chalita (PMDB) a defesa, no Congresso, da manutenção dos feriados religiosos. Pediu ainda ao ministro Alexandre Padilha (Saúde) que o governo impeça a distribuição de preservativos nas escolas públicas.

Cheque especial O ingresso de Henrique Meirelles no PSD consumiu um dos capítulos da reunião do Conselho Político do PSDB. Grão-tucanos desdenham o potencial eleitoral do ex-presidente do BC em São Paulo. Avaliam, contudo, que a filiação ajuda o partido de Gilberto Kassab a penetrar em faixa do eleitorado agraciada com a explosão do crédito da era Lula.

Para entender A oposição alcançou as 32 assinaturas para a CPI dos Pedágios aproveitando-se da rebelião do PV-SP contra Geraldo Alckmin. O último a subscrevê-la foi o verde Afonso Lobato. Aliado do governador e pré-candidato à Prefeitura de Taubaté, cobra isonomia do Bandeirantes na disputa local com o rival do PSDB.

Quem manda Embora o presidente estadual, Marco Mróz, tenha cargo na Secretaria de Energia, Alckmin reconhece que ala expressiva da máquina partidária verde está a serviço de Kassab.

Emplacador José Dirceu ironiza, em seu blog, a maratona de inaugurações do governo paulista. "Vamos ter em São Paulo um 'Geraldinho Placa', garoto-propaganda de obras grandiosas anunciadas e não realizadas?".

Maior apoio Liderada por Luiz Marinho, de São Bernardo, comitiva de prefeitos petistas estará hoje em Campinas. O grupo prestará solidariedade ao colega Demétrio Vilagra, que busca respaldo para governar após a cassação de Dr. Hélio (PDT).

Sinais A Fifa antecipou de janeiro para novembro nova inspeção técnica no Itaquerão, o que entusiasmou dirigentes paulistas, ansiosos pela confirmação da abertura da Copa no estádio.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA

tiroteio

"Nossa expectativa agora é que Bruno Covas diga que os R$ 8,2 milhões de emendas que foram liberadas para ele em ano eleitoral sejam também hipotéticos."
DO DEPUTADO ESTADUAL ANTONIO MENTOR (PT), sobre o fato de o secretário de Meio Ambiente ter afirmado que usou exemplo "hipotético" ao mencionar oferta de propina que teria sido feita por um prefeito a ele, quando deputado.

contraponto

Gabinete de crise


Ao passar pelo Palácio do Planalto na semana passada, o ministro Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) notou um princípio de tumulto: cerca de 400 servidores da educação bloqueavam a avenida em frente ao prédio num ato por reajuste salarial. O peemedebista telefonou, então, para o vice Michel Temer, que ocupava a Presidência interinamente:
-Michel, assim não dá! O Lula passa aí oito anos e não acontece nada. Você senta na cadeira por pouco mais de 24 horas e já dá toda esta confusão?

Nenhum comentário: