domingo, outubro 16, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO



Vale pretende empregar mais no próximo ano
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 16/10/11

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, diz que espera aumentar o número de funcionários no ano que vem. Hoje são 126 mil, espalhados pelas várias unidades da mineradora pelo mundo.
"Espero, no ano que vem, ter muito mais do que os 126 mil. Estamos tentando o orçamento para decidir até o final do mês. Ainda não sei o número certo. Mas estamos confiantes no nosso crescimento", diz o executivo que assumiu há cinco meses o comando da companhia. "Vai subir, se Deus quiser, aqui no Brasil, no Pará, em Minas Gerais, onde temos o projeto Apolo e Vargem Grande. O crescimento será em mineração."
O executivo evita falar das demissões de 2008. "Tinha de estar na cadeira onde estou para julgar." É cauteloso também para falar de investimentos que ainda não passaram pelo conselho de acionistas. "Sou hierárquico."
A Vale aprovou novo investimento em mina de Moçambique. "Vamos dobrar a capacidade de 11 milhões de toneladas de carvão para 22 milhões de toneladas. Construir mais uma na Guiné, na Angola. Gosto muito da África, a última fronteira de negócios." Ferreira se diz mais do que animado com energia limpa.
"Estou doido para aprovar a primeira energia eólica, espero que neste ano ainda, e construir nossas eólicas." Com relação à usina siderúrgica Alpa, no Pará, Ferreira diz que "ela está indo. Estamos praticamente terminando a terraplanagem. Falta muito", afirma. "Mas a disposição da Vale continua a mesma, ou seja, muito forte [para fazer]."

"A China continuará demandando matéria-prima. As pessoas ficam impressionadas com a infraestrutura nas cidades da costa, mas, pega um avião e anda três horas para dentro, para ver como tem coisa a ser feita. É só sair daquele circuito 'Elisabeth Arden' das grandes cidades"

"Melhor cortar jatinho do que demitir. É meu estilo. Não preciso de luxos do cargo. Se precisar, corto"

"Quando [a presidente Dilma] era ministra, dizia que, se estivesse no setor privado, estaria em posição de destaque. A capacidade de gestão dela é muito forte"

O QUE ESTOU LENDO

PRESENTE PARA PRESIDENTE
Sergio Lima - 28.set.11/Folhapress

Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores

Em sua última viagem aos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, comprou o livro "Confidence Men: Wall Street, Washington, and the Education of a President" (ed. Harper), de Ron Suskind. A obra aborda a resposta do presidente norte-americano Barack Obama à crise econômica. Mostra também um presidente sempre em busca de consenso e a quem falta liderança. "Comprei outro também para dar de presente à presidente Dilma Rouseff", disse o ministro.

Concorrente conserva cliente dos Correios após greve

Com a greve dos Correios, empresas que atuam no segmento de entregas expressas registraram um aumento de demanda que deve permanecer após o fim da paralisação, pelo menos em parte. A JadLog, que teve volume de encomendas 30% superior ao habitual, espera reter 15% do incremento. "Isso não é estimativa. É experiência de outras greves. Uma parte não volta mais aos Correios", diz Ronan Hudson, da JadLog. A Azul Cargo, que teve alta de 60% no número de encomendas, informa que trabalhou para que toda a elevação fosse retida, porém, nos próximos dias, espera pequena retração desse volume.
A GOL, que sentiu crescimento de 45% no volume de cargas transportado, principalmente na demanda por produtos da Gollog Express, sua plataforma de serviço expresso, diz que é cedo para estimar a parte preservada. A DHL Express afirma que "adotou como postura priorizar o atendimento aos clientes já existentes para eliminar impactos que a greve pudesse gerar a seus negócios". Procurados, os Correios não responderam.

DESIGN ITALIANO NA REDE
A grife italiana Natuzzi, especializada em estofados de couro de alto padrão, criou uma marca chamada Softaly para vender em grandes redes de móveis no país. A primeira parceria será com a Magazine Luiza. "A ideia é atrair a classe média brasileira", afirma o fundador e presidente do grupo, Pasquale Natuzzi, que veio ao Brasil apresentar a nova marca. No foco estão empresas como Casas Bahia e Máquina de Vendas, para quem Natuzzi diz já ter começado a oferecer mais parcerias. Os móveis, de preços mais baixos, serão produzidos nas fábricas que a companhia tem instaladas na região metropolitana de Salvador (BA).

À BEIRA-MAR
A Hantei Engenharia, de Florianópolis, investirá cerca de R$ 80 milhões na construção de um empreendimento com shopping center, centro de convenção e seis torres de apart-hotel à beira-mar. Batizado de Centrinho Ingleses, o projeto deve ser mais um voltado para o turismo de eventos, segundo o presidente da empresa, Aliator Silveira. Próximo ao local onde ficará o empreendimento, na região norte da cidade, já há o Costão do Santinho, resort que atrai congressos fora da temporada. O projeto deve ser lançado daqui a um ano. O início das obras está previsto para março de 2013.

Sócias O Barbosa, Müssnich & Aragão recebe novas sócias. Cristiana Moreira, especialista em direito imobiliário, retorna ao escritório. Adriana Dantas conduzirá a área de comércio internacional.

Telefonista O setor de call center deve faturar R$ 10 bilhões até o final do ano, segundo levantamento da ABT (Associação Brasileira de Telesserviços) que será divulgado amanhã, em São Paulo.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário: