sexta-feira, outubro 28, 2011

BARBARA GANCIA - Steve Jobs já foi tarde



Steve Jobs já foi tarde 
BARBARA GANCIA 
FOLHA DE SP - 28/10/11

Posso lhe garantir que se o criador do 'Ai, Cláudio!' não tivesse morrido, logo mais ele estaria dominando o mundo

Inadequação e turbulência. Toda vez que ela resolve invadir minha vida, são os vestígios dessa convergência que eu recolho. Nestes dias, minha tresloucada amiga Bucicleide veio criar desassossego em minha existência num momento delicado, mas nem por isso desconhecido do cliente da Eletropaulo.
Deixei meu micro ligado e pimba! Veja se reconhece o cenário: queda de energia seguida de acionamento do nobreak, alteração fenomenal na voltagem, agora sem a ação do protetor, e fritura do HD.

Cheguei e encontrei Ziggy Piggy, o cão que muda semanalmente de nome, sentado olhando para um monitor escuro. A ocorrência me deixou de tal forma aturdida que acabei confundindo ciclofaixa de Moema com psicopata de Moema, veja só. Foi justamente nesse ínterim que dona Buci, digo, Cleide deu as caras. Assim que chegou, tive a infelicidade de comentar que, caso possuísse um Mac, nada teria acontecido.

"Você percebe que criou o adesivo mais imbecil de todos os tempos, não percebe?", disse-me, em meio à tempestade dos dados perdidos. O adesivo a que a fariseia se refere, "I love Steve Jobs", foi feito em parceria com a designer Pinky Wainer e traz a maçã da Apple no lugar do "love". "Aquilo é uma bobagem e você é uma capadócia", disse-me minha amiga com a docilidade de uma Virgem que pega o Menino Jesus pela primeira vez nos braços e o amamenta.

"Como assim?", indaguei. "Por acaso você acha que seus dados estariam a salvo na tal nuvenzinha que o Steve criou?" Bucicleide está falando do iCloud, o sistema da Apple para armazenar dados que poderia ter evitado a sinuca em que agora me encontro, uma vez que não possuo nenhum tipo de backup.

A inclemente continuou seu massacre: "Ora, deixe de ser tonta! Quanto espaço você já comprou de iCloud?" (Assim como tantos outros mortais, eu trabalho no PC e possuo um MacBook e também iPad e iPod para armazenar fotos e músicas).

Não me foi concedido tempo para responder. "Só de músicas no iPad você já comprou mais de 400 faixas, quanto custa cada uma? Entre US$ 1,29 e US$ 0,99, faça as contas... E os aplicativos no iPhone, quanto paga por cada um? Não houve problemas recentemente na atualização do iPad? E no iPhone? Muita gente não parou de acessar os dados? O que impede que o mesmo ocorra com o iCloud? Aliás, por falar em iCloud, por que é que agora Steve Jobs sempre aparece recostadão sobre uma nuvem, isso não era coisa que a gente costumava reservar ao Matemático lá de cima? Quem ele acha que é, o Nizan Guanaes?"
Não é que Bucicleide tem razão?

"Posso lhe garantir que se esse homem não morresse, daqui a pouco estaria dominando o mundo", sentenciou. Pensando bem, o que o Steve Jobs fez foi criar um sistema muito atraente, mas pouco democrático. Do qual só ele ostentava a chave. Quem não estivesse dentro que se danasse.

Você pode dizer o mesmo sobre Bill Gates, mas ele abandonou tudo e tornou-se o filantropo mais radical que o mundo já viu. Ficamos sabendo pelo biógrafo de Jobs, Walter Isaacson, que o criador do iTudo era um mentiroso contumaz. Pois eu sempre achei meio sensacional a história do retiro espiritual no Tibete e o discurso de Stanford -me engana que eu gosto. O messianismo não é típico do homem de marketing?

Nesse ponto, eu o vejo comungando com a Bucicleide, que costuma anunciar que está de partida para Paris e depois vai se esconder em Embu das Artes.

Nenhum comentário: