sexta-feira, outubro 28, 2011

ANCELMO GOIS - De Vanda para Vanda


De Vanda para Vanda
ANCELMO GOIS
O LOBO - 28/10/11

Na noite de quarta, depois da demissão de Orlando Silva, a mãe do ex-ministro, dona Vanda, ficou emocionada.
Recebeu de Dilma um cartão de aniversário escrito de próprio punho. Orlando tinha acabado de voltar demitido do Planalto, e a cúpula do PCdoB, embora chateada, celebrava o aniversário de dona Vanda.

Aliás...
Nos anos difíceis da ditadura militar, Vanda era o codinome de Dilma.

À paisana
A cena foi flagrada por um atleta de outra modalidade.
Alguns jogadores da nossa seleção de futebol que deu vexame no Pan de Guadalajara desembarcaram em Guarulhos e, com medo de retaliação de torcedores, foram ao banheiro, trocaram de roupa e, acredite, jogaram os uniformes no lixo. Fala sério.

Glória será Nise
Glória Pires, nossa atriz, depois de fazer dona Lindu em “Lula, o filho do Brasil”, de Fábio Barreto, agora vai viver no cinema a doutora Nise Silveira (1905-1999), a grande alagoana que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil e foi presa com Graciliano Ramos na ditadura de Getúlio Vargas.
A direção será de Roberto Berliner.

Dilma nos EUA
Obama está enviando ao Brasil dois altos funcionários para preparar uma visita oficial de Dilma aos EUA no início de 2012. A conferir.

Hoje a festa é sua
O Rei Roberto Carlos, pela primeira vez, vai participar da campanha “Hoje é um novo dia”, aquela de todo fim de ano na TV Globo.
Será a estrela. Vai cantar a música à frente dos artistas e profissionais da emissora.

BOA NOVA. A Secretaria de Conservação da prefeitura do Rio concluiu o restauro de todas as obras de Mestre Valentim no Passeio Público. Veja algumas. O trabalho incluiu detalhes como devolver a língua das esculturas de jacarés, consertar pirâmide e chafariz, recuperar o portão de entrada, limpar e polir o medalhão de Dona Maria I, a Louca, etc. Localizado no Centro histórico, o Passeio foi o primeiro parque ajardinado do Brasil. Concebido por Mestre Valentim da Fonseca e Silva (1745-1813) e inaugurado em 1783, tornou-se o grande ponto de encontro dos cariocas nos séculos XVIII e XIX. Que nossa segurança pública permita que volte a ser

A poesia do Enem
O Enem deu mancada no exame de domingo passado. Numa questão, atribuiu o poema “Guardar”, de Antônio Cícero, à poetisa Gilka Machado.
Cícero está chateado, com razão. Seu bonito “Guardar” está na coletânea “Os 100 melhores poemas brasileiros do século”, organizada por Ítalo Moriconi (Objetiva, 2001).

Segue...
Trechinho do poema: “Melhor se guarda o voo de um pássaro/do que um pássaro sem voos.”

Bastidores da música
O que se diz no camarim é que já foi mais feliz o casamento da Petrobras com a Orquestra Petrobras Sinfônica.

Pan de 2019
A TV Globo decidiu não participar da disputa pela transmissão do Pan de 2019.


Bombeiros livres
A juíza Ana Paula Barros, da Auditoria da Justiça Militar do Rio, absolveu os cerca de 400 policiais e bombeiros que se rebelaram por melhores salários.

Decisão no Arruda
Uma articulação no Flamengo tenta levar o jogo contra o Vasco, na última rodada do Campeonato Brasileiro, para... o Estádio do Arruda, em Recife.
É que Botafogo x Fluminense tem de ser na mesma hora, no Engenhão, e a polícia desaconselha São Januário.

Che Nogueira
Diogo Nogueira, o cantor, está de malas prontas para Cuba. Fará, pela primeira vez, um show na terra de Fidel, dia 1o- agora.
Vai aproveitar e gravar um documentário com artistas de lá.

Bom retorno, Luma
Luma de Oliveira diz que não sondou a Mocidade, mas, sim, foi convidada pela escola para ser rainha de bateria e topou.

Cheiro de fumaça
O Corpo de Bombeiros deu um ultimato a 66 mil fluminenses em atraso com a Taxa de Incêndio: ou pagam até dia 18 próximo ou vão para a dívida ativa.

Culpa do Aderbal
Marco Nanini conta à revista “Bravo” que chega às bancas hoje que virou fumante por causa... de um personagem.
Foi em 1984, numa montagem de “Mão na luva”, de Oduvaldo Vianna Filho. Num ensaio, o diretor Aderbal Freire-Filho sugeriu que Nanini fumasse em cena. “Depois, perdi o controle.” Apaga isso, Nanini!

LETÍCIA SPILLER, nossa linda atriz, posa radiante no lançamento do novo DVD de Orlando Morais, “Sete vidas”, na Livraria da Travessa do Leblon

FAFY SIQUEIRA, talento em forma de atriz, visita o Museu Dercy Gonçalves, em Santa Maria Madalena, RJ, onde grava a minissérie da TV Globo sobre a vida da saudosa comediante

PONTO FINAL 
É como diz o coleguinha Paulo Motta: “Ao contrário do velho ditado, no caso, vão-se os dedos e... ficam os anéis.” Faz sentido.

Nenhum comentário: