terça-feira, setembro 06, 2011

ILIMAR FRANCO - Governo cobra ação de governadores


Governo cobra ação de governadores 
ILIMAR FRANCO
O Globo - 06/09/2011

A exemplo do governador Sérgio Cabral (RJ), que ontem defendeu a volta da CPMF, outros governadores podem fazer declarações semelhantes. O Planalto está cobrando que eles arregacem as mangas na votação da Emenda 29, que regulamenta os gastos com a Saúde. O governo federal não quer arcar só com o ônus de qualquer aumento de imposto. Os governadores mais pressionados são de estados que não cumprem 12% dos gastos com saúde. Segundo o Ministério da Saúde, é o caso do Rio, que gasta 10,75%; dos tucanos Antonio Anastasia (MG), 8,85%, e Beto Richa (PR), 9,84%; e do petista Tarso Genro (RS), 4,37%.

O líder
Recentemente reconduzido pela presidente Dilma à Procuradoria Geral da União, Roberto Gurgel comandou a rebelião no STF contra o acerto feito, sobre salários do Judiciário, entre o presidente do STF, Cezar Peluso, e o governo.

Em prestações
O relator do Plano Plurianual 2012-15, senador Walter Pinheiro (PT-BA), diz que há margem para o reajuste dos servidores do Judiciário. A intensão do petista é parcelar o aumento salarial durante os próximos quatro anos.

Noutra órbita
A subcomissão Rio + 20 do Senado fez ontem debate sobre o "decrescimento" da economia. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) resume: "O decrescimento do PIB é uma forma de ampliar o bem-estar e o equilíbrio ecológico."

Combinado
Ao final do debate sobre o "decrescimento", o professor João Luiz Homem de Carvalho (UnB) disse para o senador Cristovam Buarque: "Foi muita ousadia sua." Risos. O senador concorda: "Politicamente, isso é um desastre eleitoral."

Abrindo a porta
Aprovada com o objetivo de tornar compulsória a renovação partidária, no Congresso do PT, o limite dos mandatos para deputados federais e estaduais (três) e senadores (dois) pode também abrir uma janela para os petistas mudarem de partido. Dirigentes petistas diziam ontem que, ao limitar os mandatos de seus parlamentares, o PT estava dando uma autorização prévia, e justificada, para futuras mudanças de partido.

Padrinho
A líder do PSB na Câmara, Ana Arraes (PE), candidata a ministra do TCU, tem um apoio de peso: o ex-presidente Lula. Os governadores petistas do Nordeste já entraram em campo para ajudar a mãe do governador Eduardo Campos (PE). A candidata socialista ainda espera se beneficiar da postura da presidente Dilma, de buscar ampliar a presença da mulher em posições de poder no governo e nos tribunais.

Será que Sua Excelência (presidente Dilma), quando era candidata, mentiu para o povo quando disse que ia lutar pela regulamentação da Emenda 29 e que isso seria feito sem aumento de tributos?" - Aloysio Nunes Ferreira, senador (PSDB-SP)

CANDIDATO de uma rede de movimentos de controle dos gastos públicos para a vaga de ministro do TCU, o auditor Rosendo Severo será também apoiado pelo PV. Já estavam com ele o PSOL e o PPS.

OS PETISTAS do Paraná estão torcendo pela filiação do tucano Gustavo Fruet ao PDT. Nesse caso, podem apoiar sua candidatura à prefeitura de Curitiba.

PARADA antecipada de 7 de Setembro em Santarém (PA), ontem, transformou-se numa manifestação pela criação do estado de Tapajós. O plebiscito será realizado dia 11 de dezembro em todo o Pará.

Nenhum comentário: