domingo, agosto 07, 2011

MÔNICA BERGAMO - CHICO É FELIZ COM ELA

CHICO É FELIZ COM ELA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 07/08/11


A curitibana Thais Gulin, 31, namorada de Chico Buarque, diz que as respostas sobre o relacionamento dos dois está nos discos de ambos


No último ensaio antes de seu primeiro show no Rio em quatro anos, Thais Gulin, 31, erra a letra de uma música no estúdio. De calça preta, regata listrada em branco e preto com a alça do sutiã bordô à mostra, engasga nos versos de "Se Eu Soubesse", composição que Chico Buarque deu de presente para ela gravar em "ôÔÔôôÔôÔ" (Som Livre), seu segundo disco.

"Em uma parte da letra, está escrito 'Não vivo com a cabeça na lua', mas na hora de gravar troquei por 'Não ando com a cabeça na lua', porque achei mais sonoro. E agora tô errando por causa disso", diz. A mesma canção está no recém-lançado álbum do cantor de 67 anos. "Quando terminei os arranjos, vi que ele precisava estar ali. E depois ele me chamou pra cantar no disco dele", conta à repórter Lígia Mesquita. 

"No meu primeiro disco, gravei 'Hino de Duran', do Chico." Os dois não se conheciam. "Em uma parte da música havia reticências. Achei que era uma pausa e que podia improvisar. Criei outra letra. Sou muito sem noção, né?" Chico recebeu o CD. Mandou e-mail elogiando. Ela respondeu. Começou uma amizade. Hoje, é namoro. 

Às 23h30, a curitibana, descendente de italianos da região do Vêneto, deixa o estúdio e segue para seu apartamento no Alto Leblon. O apartamento, alugado, é no mesmo prédio onde o compositor vivia, na cobertura, há três anos. Thais troca os sapatos por um All-Star dourado, arruma o cabelo e se prepara para as fotos. Pede um batom emprestado à repórter e um lápis de olho à sua assessora. Na mesa, papéis, revistas, caixas de remédios e o novo CD de Chico. No som, discos de João Gilberto, o seu próprio e "Álbum de Teatro", de Chico e Edu Lobo. Na prateleira, os últimos livros de Chico e obras de Bernardo Carvalho, Nelson Motta e Shakespeare. 

Ela diz que só cozinha "quando tem alguém pra lavar a louça", a tarefa doméstica que mais odeia. Tenta descobrir se a diarista deixou algo para o jantar. Encontra um tupperware com mandiocas cozidas. Senta no sofá e saboreia os pedaços de aipim. 

A coluna pergunta há quanto tempo ela e Chico Buarque estão juntos. Thais dá uma risadinha e fica muda. A repórter insiste. Ela olha para sua assessora, Júlia, e diz, com o pedaço de mandioca na mão: "Ah, não quero falar sobre isso, gente! Júlia, eu não quero! (risos)". 

Ela poderia ao menos confirmar o namoro? Nova risada, novo silêncio. "Não quero falar disso, sabe? Porque é tudo tão...Tá nos nossos discos. Quem ouvir vai saber (risos)." 

"Meu tempo é curto, o tempo dela sobra/ Meu cabelo é cinza, o dela é cor de abóbora/ Temo que não dure muito a nossa novela, mas/ Eu sou tão feliz com ela", canta Chico em "Essa Pequena", música com claras referências à namorada. 

A convivência profissional com o namorado "é uma aula. Tanto com o Chico como com o Tom Zé, o Macalé [de quem também gravou canções]. Não tem preço. É muita arte, né? Sempre me senti um peixe fora d'água, desde criança. É bom encontrar pessoas que têm tanta curiosidade, pessoas tão livres."
A diferença de idade entre os dois é de 36 anos. Ela diz que "isso não existe. [Pausa] Só existe quando a alma é, sei lá, uma coisa de [pausa]... jeito. Eu nem penso nisso. E eu nasci com uns 50 anos, sou capricorniana". "Não é isso [a diferença de idade] que coloca as pessoas em lugares diferentes. São os valores, o jeito de ver a vida. É tudo o que você acha, sente, sua verdade, sua liberdade." Casar não está nos planos. "Não penso nisso." Já ser mãe é uma certeza. "Também vou adotar muitos filhos. Quero ter uma família grande." 

Filha de uma criadora de cavalos que atualmente mora em SP, e de um empresário de Curitiba, Thais passou a adolescência se dedicando aos esportes no Paraná. Fez hipismo, ginástica olímpica, handebol, atletismo e até futebol. Hoje pratica gyrotonic. Se pudesse, diz, "jogaria todos os dias pingue-pongue. Adoro! E jogo muito bem". 

Também estudou balé. No ensaio, a toda hora arruma a postura e faz coques de bailarina. Depois do show no Rio, na quinta passada, ela agora se prepara para a apresentação em SP, no dia 18, no Tom Jazz. 

Quando completou 19 anos, trancou a faculdade de administração e passou um ano na Europa. "Juntei uma grana com alguns comerciais que fiz, inclusive um pro Boticário. Eu era chamada por causa da ginástica olímpica", lembra. "Estudei francês em Nice por seis meses. Depois fiquei um tempo na Bélgica montando [a cavalo], estudei teatro em Londres e conheci o leste europeu". De volta, se dedicou ao teatro e às aulas de violão e canto. Terminou a graduação. 

Em 2001, assim que acabou os estudos, se mudou para o Rio para estudar teatro. Fez aulas no Tablado e oficinas com o diretor Gerald Thomas. Essas últimas lhe causaram "uma semana de enxaqueca, de tanta coisa nova que ele falava". Na sequência, participou de peças de Augusto Boal e com Paulo Betti.

Televisão, afirma, nunca quis fazer. "Eu era idealista, não queria [TV]". O dinheiro que ganhava com as peças, diz, "dava pra viver". "Se a coisa apertava, meu pai me ajudava."
Thais dava canjas em um bar onde um amigo cantava, fazia alguns shows. "Quando gravei o primeiro disco, deixei o teatro." 

Costuma dormir às 3h da manhã e acordar às 13h. "Meu dia voa e ela não acorda", diz Chico na canção. Gosta de ficar em casa "olhando a janela", ler, ver filmes e assistir ao seriado "Two and a Half Men". "E de tomar cerveja com os amigos no Baixo Gávea, ir ao teatro, ao cinema e andar na praia." Adora moda, mas não tem "paciência pra shopping nem compras". 

Seu título eleitoral ainda é de Curitiba. Mas, tivesse votado em 2010, teria escolhido Dilma Rousseff. Por causa de Lula. "Independentemente de qualquer outra coisa que tenha acontecido no governo, a coisa mais linda do mundo é que o cara que botava gasolina no seu carro hoje vai no avião do seu lado. Acho isso f... E tem gente que fica p..." Aos 31, não tem medo de envelhecer. "Se eu não ficar cansada, tá bom. Todo mundo vai envelhecer, né?"

"Não é isso [a diferença de idade] que coloca as pessoas em lugares diferentes. São os valores, o jeito de ver a vida" "Também vou adotar muitos filhos. Quero ter uma família grande"
THAIS GULIN
cantora

" Meu tempo é curto, o tempo dela sobra/ Meu cabelo é cinza, o dela é cor de abóbora/ Temo que não dure muito a nossa novela, mas/ Eu sou tão feliz com ela"
CHICO BUARQUE
na canção "Essa Pequena"

2 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que ela faz o Chico feliz, por isso mesmo deve fazer muita gente infeliz, rs... quanta gente não gostaria de estar no lugar dela, rs...
Ah, tomara que ela o ame muito.

Conceição Almeida

Anônimo disse...

Que bom que ela faz o Chico feliz, por isso mesmo deve fazer muita gente infeliz, rs... quanta gente não gostaria de estar no lugar dela, rs...
Ah, tomara que ela o ame muito.

Conceição Almeida