domingo, agosto 07, 2011

ILIMAR FRANCO - A barganha

A barganha 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 07/08/11

Para aprovar a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2015, como quer o Ministério da Fazenda, a base aliada na Câmara está cobrando do governo a liberação imediata de uma fatia suculenta das emendas parlamentares. A exigência foi feita, semana passada, pelos líderes à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). A discrição dos líderes se deve à opinião pública, contrária às demandas dos políticos.

Redistribuição dos royalties
O senador Wellington Dias (PT-PI) apresentou uma nova versão para seu projeto de redistribuição dos royalties do petróleo. Tanto no regime de partilha quanto no de concessão, quando a lavra ocorrer no mar, a União ficaria com 40%; estados e municípios, com 30% cada. No caso dos blocos já licitados, os estados produtores receberiam os valores referentes a 2010. Para os municípios produtores, essa regra valeria só no primeiro ano da vigência da lei. Nos anos seguintes, esse valor seria reduzido em 5% ao ano, até atingir 50% do montante. O acordo é para votar até 15 de setembro e há um requerimento de urgência.

Precisamos convencer o Congresso de que estamos vivendo uma grave crise econômica internacional” — Cândido Vaccarezza, líder do governo na Câmara (PT-SP), sobre a ida ao plenário da Câmara dos ministros Guido Mantega e Fernando Pimentel

A VERDADE. O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), acha que é um equívoco seu partido ficar contra a criação da Comissão da Verdade em função da troca do ministro da Defesa. “Eu sou a favor e acho que a maioria do PSDB também é a favor de que a verdade (sobre a repressão na ditadura militar) seja conhecida”, afirma. Os tucanos querem evitar assumir posições conservadoras, como fez José Serra na última eleição.

Palanques
O PSDB e o DEM terão dificuldades para ficar juntos em São Paulo, Salvador, Recife e Natal. Nesta última, o presidente do DEM, José
Agripino (RN), quer lançar seu filho, o deputado Felipe Maia, e o PSDB, o deputado Rogério Marinho.

Aliança
O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), acena com apoio a Netinho de Paula (PCdoB) para prefeito
de São Paulo. Fala Paulinho: “Eu e esse negão vamos dar muito trabalho nesta cidade, em 2012.”

Troca de gentilezas
Diálogo entre os deputados Jilmar Tatto (PT-SP) e Gabriel Chalita (PMDB-SP), ambos pré-candidatos à prefeitura de São Paulo, brincando no plenário da Câmara: “Já que PT e PMDB têm uma aliança tão bemsucedida no governo federal, vamos reproduzi-la em São Paulo. Você vai ser meu vice”, disse Tatto. Chalita retrucou: “Já que o PT é um partido tão generoso e nos demos tão bem no plano nacional, então em São Paulo você é que poderia ser o meu vice.”

Animador

O governador Sérgio Cabral está convidando todos os parlamentares aliados do governo Dilma para um encontro com o ex-presidente
Lula, terça-feira, no Palácio das Laranjeiras. Lula vai pedir que apoiem o governo e a presidente.

No forno
A Secretaria de Assuntos Estratégicos mostra amanhã, à presidente Dilma, uma radiografia da classe média no Brasil. O estudo diz que “seis de cada dez pessoas no Sudeste são classe média, com renda entre R$ 1.000 e R$ 4.000”.

 EM FLORIANÓPOLIS, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) foi vista cantarolando, no celular, verso de “Feitio de oração” (Noel Rosa e Vadico): “Quem (se) acha vive se perdendo.”
 O EX-MINISTRO Nelson Jobim, na conversa com o vice Michel Temer, manifestou o desejo de voltar a fazer política partidária no PMDB.
● NO NÚCLEO DURO do Planalto, o único ministro que ainda tentou defender Jobim foi Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência.

Nenhum comentário: