sexta-feira, julho 15, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Foi sem nunca ter sido
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 15/07/11

O Palácio do Planalto assegura não ter existido, na prática, a suspensão por 30 dias das licitações e obras do Ministério dos Transportes. O anúncio foi feito por Alfredo Nascimento um dia antes de sua queda, mas a presidente Dilma Rousseff e alguns de seus principais ministros teriam avaliado não haver cabimento nem condições legais -manifestações do Congresso ou do Tribunal de Contas da União- para essa paralisação.
No governo, o discurso é que Nascimento agiu por conta própria, na tentativa de se segurar no cargo e, talvez, estimulado pela fala da própria Dilma de que seria "o responsável pela apuração das denúncias".
Nada muda O diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Geraldo Lourenço de Souza Neto, assegurou a manutenção do projeto de construção de dois viadutos sobre a linha férrea de Mogi das Cruzes, reduto de Valdemar Costa Neto (PR-SP).

Regional 
O governo prepara evento de Dilma com os nove governadores do Nordeste, em Alagoas. A ideia é celebrar uma espécie de pacto da região com o Brasil sem Miséria, focado na atenção a pequenos agricultores e na ampliação do acesso à água.

Para registro
A série de agradecimentos aos congressistas feitos por Dilma no coquetel de anteontem levou o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), a proclamar: "É com aquela Dilma que a gente quer conviver".

Brasil sem copo 
No encontro, a presidente sugeriu um brinde, mas a saudação teve que esperar um tempo -vários convidados não tinham uma taça à mão.

Faroeste 
A Câmara assistiu na segunda a bate-boca entre Domingos Dutra (PT-MA), adversário da família Sarney, e Francisco Escórcio (PMDB-MA), aliado do clã. O peemedebista acusou o petista de mandar sequestrá-lo. "Eu discuto com o dono da fazenda, não com jagunço", respondeu Dutra.

Na real 
Pouco antes de embarcar rumo a Goiânia, onde receberia entusiasmados elogios de Lula, o ministro Fernando Haddad (Educação) fez análise um tanto pessimista sobre suas chances de virar o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo. Ele avalia que a bola está cada vez mais nas mãos da senadora Marta Suplicy.

Aquecimento 
A direção municipal do PT promoverá já no mês que vem sabatinas com os pré-candidatos.

Sem milagre 
Mentor do boicote a Dilma Rousseff na campanha de 2010, d. Luiz Bergonzini, bispo de Guarulhos, apelou à prefeitura, sob controle do PT, na tentativa de evitar o fechamento do hospital que dirige, que acumula dívida de R$ 40 milhões. Não deu certo.

Semântica 

Geraldo Alckmin enfatizou ontem, no lançamento do seu Via Rápida do Emprego, a expressão "porta de saída", que embute a histórica crítica dos tucanos aos programas de transferência de renda do PT. A terminologia é vedada no Brasil Sem Miséria, de Dilma, que prefere o conceito de "inclusão produtiva".

Belezura 

Já de olho no turismo da Copa-2014, Alckmin quer acelerar a obra do Jardim Metropolitano, concebido por Ruy Ohtake, no Parque Ecológico do Tietê. O projeto contempla o corredor de acesso do aeroporto de Cumbica à capital.

Dérbi 
O colorado Tarso Genro (PT-RS) recebe hoje comitiva gremista no Piratini. Dirigentes do clube vão cobrar do governador obras no entorno da futura arena.
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Nesse ritmo, o Kassab será obrigado a assistir a eleição de 2012 da arquibancada."
DO DEPUTADO ACM NETO (DEM-BA), sobre a corrida do PSD para certificar as assinaturas de apoio nos cartórios a fim de conseguir seu registro em tempo hábil -até 7 de outubro deste ano- para participar da disputa de 2012.

contraponto

A vida começa aos 80

Em jantar oferecido por Geraldo Alckmin a Fernando Henrique Cardoso anteontem na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes, o governador sugeriu um brinde ao ex-presidente, que comemora 80 anos:
-Queria pedir agora um brinde à saúde do ex-presidente da República e agora presidente de honra da nossa Juventude Tucana.
O homenageado da noite prontamente interveio:
-De honra não! Presidente efetivo!

Nenhum comentário: