sexta-feira, julho 15, 2011

ILIMAR FRANCO - Conta-gotas

Conta-gotas 
ILIMAR FRANCO 
O GLOBO - 15/07/11

O Planalto descobriu que não será simples livrar-se do diretor do Dnit, Luiz Antonio Pagot. Não basta encontrar o substituto. O departamento é uma autarquia. Será preciso que o sucessor seja sabatinado no Senado e aprovado em plenário. Como o órgão não pode parar, no fim de suas férias, Pagot deve voltar ao trabalho. O dano à imagem do governo é inevitável. As mudanças serão feitas lentamente para não paralisar o órgão, cujas decisões são do colegiado e aprovadas por maioria.

Transparência total

A presidente Dilma quer aprovar o fim do sigilo eterno dos documentos oficiais até setembro, quando uma declaração de princípios do movimento “Parceria para o Governo Aberto” será submetida a todos os países que integram a Assembleia Geral da ONU. O Brasil está à frente da iniciativa. A preocupação de Dilma é que a manutenção do sigilo eterno ofusque o esforço de promoção da transparência. O projeto está parado no Senado devido à obstrução do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e do senador Fernando Collor (PTB-AL). “Tem que falar com o Collor. Tem que superar esse problema”, afirmou a presidente.

"Viemos aqui para beber ou para conversar?” — Dilma Rousseff, presidente, no coquetel no Alvorada, na noite de quarta-feira, arrancando risos dos líderes aliados

CANÇÃO DE NINAR. A presidente Dilma elogiou, para o líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), na foto, o bolo para celebrar a aliança PMDB-PT. “Estamos dançando até de rosto colado”, atalhou o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP). “Menos, gente”, encerrou Dilma. A afirmação da presidente que mais agradou aos aliados foi: “Este é um governo compartilhado por todos, sem hegemonismo (sic) de nenhum tipo.” Segundo Alves, a frase “foi música para os nossos ouvidos”.

Inteligência

Para prestigiar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a presidente Dilma vai aproveitar a próxima reunião do CDES, no fim deste mês, para anunciar um novo programa nacional de bolsas de estudo no exterior.

Contramão
Os indicadores de eficiência da Casa da Moeda melhoraram nos últimos quatro anos, conforme o ranking de revistas especializadas.
Apesar disso, líderes de partidos aliados querem a cabeça de seu presidente Luiz Felipe Denucci.

Dilma diz que está melhor que Obama

Ao agradecer o apoio dos aliados neste primeiro semestre, no coquetel no Alvorada, anteontem, a presidente Dilma comparou sua situação com a do presidente americano, Barack Obama. Lembrou que o Congresso aprovou sua proposta de salário mínimo, tema não muito popular, sem a qual não poderia fazer o ajuste fiscal. Enquanto isso, completou, Obama não tem apoio parlamentar para ampliar o limite de endividamento público. E previu uma grave crise.

Balança
Na abertura do Salão do Turismo, o ministro Wagner Rossi (Agricultura) fez um desagravo ao colega Pedro Novais (Turismo), que anda desprestigiado. Também estavam lá Edison Lobão (Minas e Energia) e o líder do PMDB, Henrique Alves.

Carta marcada
O estudante de Ciências Sociais da UFRJ Daniel Iliescu deve ser o próximo presidente da UNE. Ele é o candidato da União da Juventude Socialista, que elegeu a maioria dos delegados para o Congresso da UNE. A eleição é domingo.

 OS PETISTAS não se conformam. Dizem que a presidente Dilma tinha de ter ido ao velório do expresidente Itamar Franco com o ex-presidente Lula, e não com o ex-presidente Fernando Henrique.
 REARRUMAÇÃO. Do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, ao comentar, no coquetel no Alvorada, as mudanças na articulação política: “O técnico era bom, mas o time estava desarrumado”. 
● A PRESIDENTE Dilma tinha um motivo especial para ir ontem a Porto Alegre na posse da nova diretoria da Federação das Indústrias local. Seu ex-presidente, Paulo Tigre, fez a campanha de Dilma no estado.

Nenhum comentário: