sexta-feira, julho 15, 2011

ALEXANDRE VAN BEECK - Estratégia "mobile" dentro das lojas

Estratégia "mobile" dentro das lojas
ALEXANDRE VAN BEECK
O GLOBO - 15/07/11

Nunca se viu tanta gente interessada num assunto que poucas sabem o que é, mas todos têm a certeza que será fundamental para seu negócio: mobile.

Os varejistas buscam integrar suas iniciativas dentro de uma estratégia multicanal, combinando iniciativas de comunicação de massa com internet e mobile.Mas integração não é simplesmente replicar conteúdo e formato em todos os canais. A estratégia exige conhecer para explorar melhor cada ponto de contato com o consumidor, o que não é uma tarefa fácil. E isso também deve estar presente dentro das lojas de forma simples e eficiente para os consumidores.

Como bem argumentou Phil McKay, da Target, durante palestra na National Retail Federation 2011. "o consumidor não quer saber de tecnologia pura, mas de algo que facilite sua vida na loja, sendo conveniente e fácil As possibilidades são infinitas, porém existem limitações impostas por três fatores: a falta de conhecimento do consumidor sobre os recursos disponíveis no aplicativo, e no aparelho: a cobertura de internet (3G ou WiFi); e a limitação tecnológica dos aparelhos.

A Pizza Hut tem um aplicativo no qual é possível escolher sabor e borda da pizza, e fazer o pedido.Seu maior desafio era torná-lo conhecido e fazer com que as pessoas soubessem utilizar o aplicativo. Porém, posteriormente ao lançamento, foi

identificado que a equipe de loja também não tinha treinamento em assistência de iPhone, e isso ocupava o tempo dos funcionários, tirando o foco de sua real função. A empresa voltou seus esforços para desenvolver um aplicativo fácil de utilizar e intuitivo.

Outro desafio é o mobile payment. O varejo quer acabar com as filas e agilizar o processo

de saída do consumidor da loja. A substituição do ponto de venda é o grande desafio que requer aumento na segurança das transações, capilaridade de aparelhos com recursos compatíveis e mudança de cultura tanto do varejo como dos consumidores. A Starbucks anunciou, por meio de um aplicativo instalado em iPhones, iPods Touch ou Blackberrys, que os consumidores poderão, além de fazer compras de produtos, identificar qual a loja mais próxima que aceitará o pagamento via celular e também ganhar pontos a cada compra realizada.

Ainda temos um longo caminho a percorrer na estratégia mobile para o varejo, mas o tempo é curto. Estes recursos já estão transformando o setor. Todavia, mesmo com a urgência que o mercado exige, não se deve perder de vista o cuidado no desenvolvimento e o conhecimento sobre o que o seu consumidor quer e o que sua empresa pode oferecer.

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