quarta-feira, julho 13, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Homens e bombas
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 13/07/11

Horas depois de ser atropelada por Dilma Rousseff na definição do novo ministro dos Transportes, ala significativa do PR se reuniu no apartamento de Valdemar Costa Neto para avaliar os "estragos".
O ex-ministro Alfredo Nascimento reclamou de ter sido rifado pelo Planalto e deixou ameaças no ar caso continue a ser "demonizado". Segundo relatos, negados pela assessoria de imprensa do PR, Nascimento disse: "Eles estão pensando que o Pagot sabe das coisas? Quem sabe tudo daquele ministério sou eu"! Já Costa Neto, na alça de mira do Planalto, teria sido lacônico e enigmático. Como ao dizer que "coisas acontecem hoje", mas "acontecem amanhã também".
Entre alas O desfecho das turbulências nos Transportes causou estragos nas relações internas do PR. Deputados chamam senadores da sigla de "entreguistas".

Como está... 

No governo, há quem aposte que a sucessão no Dnit também pode resultar na efetivação do secretário-executivo, José Henrique Coelho Sadok de Sá. Ele é funcionário de carreira, mas tem trânsito político.

...fica? 
A saída poderia agradar o PR e Luiz Antonio Pagot, sinalizando que não haverá "caça às bruxas".

Script 
O Planalto ficou satisfeito com a fala de Pagot no Senado. Avaliação semelhante foi feita entre deputados governistas, que, aliviados, diziam não esperar "surpresas" no depoimento de hoje à Câmara.

Carro novo 
O edital do Senado para renovar a frota de veículos, publicado ontem, traz acréscimo de 50% no preço divulgado em abril por Cícero Lucena (PSDB-PB), primeiro-secretário. O custo estimado para o aluguel de cada sedã foi de R$ 4 mil para R$ 6,1 mil ao mês.

Espeto de pau 
O ministro Wagner Bittencourt (Secretaria de Aviação Civil) perdeu a hora para café com jornalistas, ontem. O voo que o levava a Brasília atrasou.

Game over 
Orlando Silva (Esporte), Ricardo Teixeira (CBF) e Andrés Sanchez (Corinthians) telefonaram ontem a Geraldo Alckmin para parabenizar o comitê paulista da Copa-14 pela entrega das garantias financeiras para o Itaquerão, capítulo que faltava para São Paulo sediar a abertura da competição.

Tesoura 1 
Mesmo com folga no teto de gastos com funcionalismo, o pacote de bondades para professores e policiais custará a Alckmin fatia expressiva da cota de investimentos para 2012, ano em que o tucano se empenhará para eleger aliados nas grandes cidades.

Tesoura 2 
Não por acaso, o governador convocou os secretários, individualmente, para reforçar o apelo por economia no custeio.

Apetite 
O tucano abre hoje o Bandeirantes para jantar em homenagem aos 80 anos de FHC.

Mudança de lado 1 
De saída do PSDB, que lhe negou apoio à sua candidatura para a Prefeitura de Curitiba, o ex-deputado federal Gustavo Fruet tende a fechar com o PDT. É muito pouco provável que ele vá para o PSD, que deve se acertar com o candidato do governador Beto Richa (PSDB), o atual prefeito, Luciano Ducci (PSB).

Mudança de lado 2 
Ala do PT-PR defende apoio da legenda a Fruet caso ele vá para o PDT. Questionado se há constrangimento devido à atuação do ex-deputado na oposição a Lula, André Vargas (PT-PR) cita o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), também ex-tucano e hoje aliadíssimo do Planalto.
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio


"Loteamento político do governo é especialidade petista. Mas a sociedade paga a taxa do condomínio. O escândalo nos Transportes é o melhor exemplo."
DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, DUARTE NOGUEIRA (SP), sobre o artigo em que José Dirceu defende critérios políticos para o preenchimento de cargos.

contraponto

Etiqueta à mesa

Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) levou ontem para a liderança do PT na Câmara o bolo que havia providenciado para celebrar a aliança entre PT e PMDB. Na hora que chegaram os pratinhos, Ricardo Berzoini (PT-SP) brincou:
- Espera aí. É melhor não cortar este bolo não... Pode rachar a aliança.
Alves logo rebateu a piada:
- Não se preocupe, vamos fazer como o PT faz conosco... Vamos comer pelas beiradas!

Nenhum comentário: