terça-feira, julho 05, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA



No tempo certo
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON(interino)
FOLHA DE SÃO PAULO - 05/07/11


Depois de exigir o afastamento da cúpula dos Transportes, Dilma Rousseff decidiu não pedir oficialmente a entrada da Polícia Federal no caso com o objetivo de evitar confronto ainda maior com o PR -o ministro Alfredo Nascimento é presidente licenciado do partido, um dos mais fiéis da base. Além do mais, o Planalto avalia que cedo ou tarde a PF será acionada, pelo Ministério Público ou pela Controladoria-Geral da União, com quem mantém parceria.
Já aponta nessa direção a nota divulgada ontem por Nascimento, que passou o dia buscando sustentação no PR e em aliados. Ligou, entre outros, para Michel Temer e Henrique Eduardo Alves, do PMDB.

Relações 
Na conversa com Nascimento, Dilma deixou claro que a permanência dele está ligada ao fim da influência de Valdemar Costa Neto (SP) na pasta. E que o perfil dos substitutos dos afastados também contará.

Assim é... 

Apesar das críticas palacianas, aliados lembram que Costa Neto foi "reabilitado" no início do atual mandato. Frequentou o Planalto para discutir cargos com Antonio Palocci.

...se lhe parece
No embate sobre o Código Florestal no Congresso, o secretário-geral do PR também foi acionado para ajudar o governo.

Blindagem 
Em relato feito ontem, Nascimento disse que o seu chefe de gabinete, Mauro Barbosa, não era pessoa de seu círculo de confiança. Sobre o assessor Luís Tito Bonvini, afirmou que nem sequer o conhecia.

Dentro... 

Recuperando-se da queda do cavalo, Aécio Neves, 51, brincou ontem com Fernando Henrique, 80, no velório de Itamar Franco. Disse que o ex-presidente estava "todo, todo" por tê-lo apoiado na escadaria.

...e fora 
Suplente de Itamar, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella (PDT), não recebeu o tratamento dado a outras autoridades. Encarou fila durante o velório.

Babá Gleisi 
Hoffmann reativou a Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, tendo nomeado até agora seis técnicos que cuidarão do acompanhamento de ações prioritárias nos ministérios. O órgão havia perdido suas atribuições na gestão Palocci.

Menu 
Geraldo Alckmin convocou os deputados federais do PSDB paulista para encontro em que pedirá atenção a três temas: a possibilidade de a PEC 300, a do piso dos policiais, estimular outras áreas do funcionalismo, eventuais mudanças no ICMS e a defesa dos Estados produtores na questão dos royalties do pré-sal.

Verde virtual 
Mesmo com sua saída já anunciada em verso e prosa, Marina Silva continua como estrela do site nacional do PV. Na página de abertura, há vídeos, fotos e links da ex-senadora.

Pomar 
Com o PSD acusado de "ressuscitar" eleitores para se tornar viável, Gilberto Kassab anuncia como reforço de seu novo partido Aragão Júnior, prefeito de Matinhas (PB), conhecida como a "Terra da Laranja".

Não, obrigada Célebre pelo desabafo na internet em defesa dos professores, a potiguar Amanda Gurgel se recusou a receber o prêmio "Educadora de Valor", oferecido ontem pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais. Em carta, afirmou que o órgão é ligado aos empresários que diz combater.

Visita à Folha 
O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) visitou ontem a Folha. Estava com Carlos Colonnese, assessor de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Dilma mantém a estratégia praticada há oito anos pelo PT: quando se admite um ilícito, só quem paga são os coadjuvantes."
DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre a manutenção, por ora, de Alfredo Nascimento no Ministério dos Transportes, após o afastamento da cúpula da pasta, envolvida em denúncias de fraudes em licitações.

contraponto

Tapetão

O presidente do STF, Cezar Peluso, participava de seminário na Faap sobre o uso da conciliação para agilizar o Judiciário, quando surgiu o tema da arbitragem, em que as partes escolhem uma pessoa para decidir a causa, com posterior homologação pela Justiça.
O ministro ponderou que tal sistema poderia não ser muito bem recebido em São Paulo. E completou:
-É que os são-paulinos não estão muito felizes com a arbitragem...- explicou, numa referência ao recente 5 a 0 do Corinthians sobre o tricolor, que teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo.

Nenhum comentário: