terça-feira, julho 05, 2011

MÔNICA BERGAMO - INVERNO OFICIAL

INVERNO OFICIAL
MÔNICA BERGAMO 
FOLHA DE SP - 05/07/11

Geraldo e Lu Alckmin abriram no fim de semana a temporada de inverno de Campos do Jordão. O primeiro-casal recebeu no Palácio Boa Vista convidados como o maestro Frank Shipway, Andrea e Maria Pia Matarazzo e Paulo Zuben, do Festival de Inverno.

CASARÃO HISTÓRICO

O casarão da avenida Higienópolis que por anos abrigou a Secretaria de Segurança de SP, na esquina com a rua Albuquerque Lins, pode virar museu. O governo de São Paulo negocia nova destinação do imóvel com a Brookfield, empresa que adquiriu o prédio para ampliar o shopping ao lado, do qual é dona.

LINHAS TORTAS
As conversas estão sendo conduzidas pelo secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. A ideia é instalar o Museu da Democracia no casarão. Com curadoria do jornalista Roberto Pompeu de Toledo e do historiador Marco Antonio Villa, a instituição pretende narrar "a trajetória do povo brasileiro até o Estado Democrático de Direito". Fotos, filmes, documentos e textos mostrarão desde movimentos como a Inconfidência Mineira até os comícios das Diretas Já.

ANTES TARDE
No voo de volta a São Paulo, depois do velório de Itamar Franco, o ex-presidente Lula comentou que acha uma injustiça Itamar "ter que morrer" para ter seu papel na estabilidade econômica reconhecido.

CARONA
Lula providenciou jato particular para ir ao velório, em Juiz de Fora. Levou de carona o ministro Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

NO CAMINHO
Parte do dinheiro do célebre assalto da organização guerrilheira Var-Palmares ao cofre do ex-governador de SP, Adhemar de Barros, sumiu. Mas pelo menos US$ 100 mil estão enterrados na região do ABC. "Construíram uma estrada em cima e agora não dá mais para desenterrar", diz Tom Cardoso, que vai lançar em outubro "O Cofre do Dr. Rui", livro sobre a espetacular ação.

PARALELAS
Cardoso vendeu os direitos do livro ao produtor Rodrigo Teixeira. O personagem central será Gustavo Schiller, que participou da ação e era sobrinho de Ana Capriglione, a amante que Adhemar chamava de "doutor Rui" e que guardava seus cofres. Dilma Rousseff, que integrava a Var-Palmares, não estava no assalto. Mas aparece trocando dólares do cofre num banco.

PARALELAS 2
Um outro filme, do diretor André Klotzel, também pretende contar a história do assalto. Será baseado no livro "O Cofre do Adhemar", do jornalista Alex Solnik, com depoimento de Antonio Roberto Espinosa, que participou da ação.

PASSO A PASSO
O ministro Orlando Silva Jr., do Esporte, procura fisioterapeuta em Brasília. Precisa concluir o tratamento de seu tornozelo direito, fraturado em maio, mas não consegue fazer as sessões em SP. O ministro está sendo acompanhado pelo médico do Corinthians, Joaquim Grava.

ROUPA BOA A GENTE DOA
A socialite Ana Paula Junqueira e o promoter Beto Pacheco fizeram festa em prol da Campanha do Agasalho. Para entrar na boate Mynt, era preciso doar uma peça de roupa.

UNIDOS HÁ 235 ANOS
A comunidade americana no Brasil comemorou os 235 anos de independência dos EUA na sexta, na Amcham. O embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, recebeu o senador Eduardo Suplicy e o prefeito Gilberto Kassab, entre outros.

QUEM QUER DINHEIRO?
A Coordenação das Subprefeituras alugou um imóvel da Silvio Santos Participações por R$ 30 mil mensais. O piso comercial tem 926 m2 de área útil e fica no Edifício Grande SP, no Anhangabaú. O contrato de locação é de dois anos.

NIPO BRAD PITT
O ator Tsuyoshi Ihara, um dos maiores galãs do Japão, vem ao Brasil para a pré-estreia mundial do filme "Corações Sujos", no Festival de Paulínia. Ihara, que protagonizou "Cartas de Iwo Jima", de Clint Eastwood, chega ao país amanhã. Ele estrela o filme, baseado no livro de Fernando Morais.

CABEÇA DE FUXICO
O estilista Carlos Miele virou embaixador para a América Latina de ação da Unesco para incentivar jovens artistas. Customizou, ao lado de nomes como o designer Karim Rashid, bonecos que serão leiloados em Londres.

CURTO-CIRCUITO

A exposição "Bom Retiro e Luz: Um Roteiro, 1976-2011" será aberta hoje, às 20h, no Centro da Cultura Judaica.

A Frente Parlamentar de Defesa do Audiovisual será lançada hoje, às 17h, na Câmara dos Deputados.

A Mostra Black terá, de hoje até o dia 12, ingressos de meia-entrada para quem doar um agasalho.

Fernanda Takai e a banda Aterciopelados fazem hoje, às 13h e às 19h30, show de abertura do projeto "Soy Loco por Ti América", do CCBB. Livre.

A pizzaria Mercatto terá até o dia 31 uma unidade de 145m2 em Campos do Jordão.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: