sábado, maio 28, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Como assim?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 28/05/11

Senadores da base reagiram com perplexidade à declaração, feita anteontem por Dilma Rousseff, de que não apenas rejeita como desconhecia as mudanças no rito das MPs em apreciação na Casa.
A discussão, iniciada há mais de mês, deveria se encerrar na próxima semana, com a votação do texto em plenário. Objeto de amplo acordo, a proposta de Aécio Neves (PSDB-MG) foi referendada pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), que em mais de uma ocasião a elogiou como instrumento para "melhorar o funcionamento do Congresso". Há quem diga que, se o Planalto insistir em alterar o texto a esta altura, corre o risco de amargar nova derrota no Congresso.

Aviso 

De um senador aliado, sobre a expectativa de Dilma de que a Casa corrija o Código Florestal aprovado na Câmara: "Se o governo entrar assim no debate, estará criada a CPI do Palocci".

Balanço 

Do senador Delcídio Amaral (PT-MS) no Twitter: "Código Florestal, assassinato de ambientalistas, crise na base, protagonismos extemporâneos... a semana não termina bem!".

Divã 

Depois do entrevero entre governo e PMDB na votação do código, o chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo, telefonou ontem para Michel Temer convidando o vice a participar de almoço da presidente com a bancada de senadores peemedebistas, programado para a próxima quarta-feira.

DNA 
Demétrio Vilagra (PT), vice-prefeito de Campinas libertado ontem depois de permanecer um dia na prisão sob acusação de participar de fraudes em licitações, integra o grupo político de Ricardo Berzoini na CNB, corrente majoritária petista. Petroleiro, aparece na foto de fundação da CUT hasteando a bandeira da entidade.

Prioridades 
Slogan publicitário da administração de Dr. Hélio (PDT) em Campinas, enredada em denúncias de corrupção que levaram aos pedidos de prisão do vice, da primeira-dama e de dois secretários: "Primeiro os que mais precisam".

Desembarque 
Em reunião na noite de ontem, o PMDB de Campinas decidiu entregar todos os cargos na prefeitura e declarar "independência" em relação ao governo do qual participou.

Mão de ferro 
Após intervenção de Michel Temer, a Executiva paulistana do PMDB sofrerá "autodissolução", assegurando ao pré-candidato Gabriel Chalita a presidência da comissão provisória, que dirigirá os rumos do partido na eleição de 2012.

Na janela 
O presidente do PTB-SP, Campos Machado, visitou ontem Paulo Maluf na tentativa de atrair o PP para uma composição na capital. A sigla, que acaba de ganhar espaço no governo de Geraldo Alckmin, também é cortejada pelo PSDB.

Origens 

Embora negue a intenção de se candidatar à Prefeitura de Santo André, a ministra Miriam Belchior (Planejamento) transformou ontem sua primeira visita à cidade natal desde que assumiu o cargo num evento de forte apelo político. Em reunião com prefeitos do ABC, chorou ao relembrar sua passagem pela administração local. Na próxima quinta, ela volta à região para entregar casas em São Bernardo.

Novo código 1 

Mesmo com as restrições apontadas em parecer técnico da pasta que dirige, o secretário Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente), nome favorito de Gilberto Kassab para sua sucessão, defendeu ontem na Câmara paulistana o traçado do Rodoanel-Norte. Argumentou que a obra favorece o "desenvolvimento social e econômico" da capital.

Novo código 2 

A licença prévia, sob análise no Conselho Estadual de Meio Ambiente, sairá até o final de junho. O governo paulista já procurou o Ministério Público para se precaver contra eventuais questionamentos legais ao projeto.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Depois de se dizer contrário à mudança da estação do metrô, Alckmin condena a ação da PM na marcha da maconha. Vai ser bom quando ele virar governador de fato."
DO LÍDER DO PT NA ASSEMBLEIA PAULISTA, ENIO TATTO, analisando declarações do tucano à luz de decisões conflitantes tomadas por sua gestão.

contraponto

Cabelo, cabeleira

Para mostrar que o debate do Código Florestal não se dá entre governo e oposição, o líder do PMDB, Henrique Alves, afagou o colega do PSOL:
-Chico Alencar, com essa vasta cabeleira, me faz até inveja... E ele, que é contra o governo, está, nesta proposta, abraçado à presidente!
-Agradeço o elogio aos meus cabelos grisalhos... Mas, no caso do código, a presidente e eu estamos abraçados ao interesse público!

Um comentário:

Cristina Greco disse...

Quanto ao Rodoanel trecho norte o secretário do verde e meio ambiente ignorou mais de 70 ítens qua apontam os impactos a serem causados pelas referidas obras na região que engloba um patrimônio mundial reconhecido internacionalmente, ou seja, a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo. Os impactos englobam problemas ambientais e sociais.