segunda-feira, maio 16, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Na berlinda
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 16/05/11

Apesar de Antonio Palocci ser o interlocutor do Planalto para os mais variados assuntos, inclusive a oposição, e isso contribuir para conter reações mais calorosas, o pulo na evolução patrimonial do ministro mais importante do governo Dilma dá ânimo a uma temporada de pressão sobre o chefe da Casa Civil.
Antes mesmo da revelação da Folha, Palocci já era alvo de reclamação até por parte de aliados, que nos bastidores o responsabilizavam por negociações estancadas em temas que vão de cargos a liberação de recursos. Na oposição, há quem comece a defender a abertura do sigilo fiscal do ministro.
Pé na estrada Dilma, que se recupera de uma pneumonia, deve retomar nesta semana as viagens nacionais. A presidente quer estar presente sexta-feira em Angra dos Reis para a inauguração da plataforma P-56 da Petrobras.

Quem avisa...

O Planalto de fato pretende nomear Mendes Ribeiro (PMDB-RS) para a liderança do governo no Congresso. Mas tem dado sinais de que a oficilização só sairá após a votação do Código Florestal na Câmara. Os ruralistas contam com amplo apoio na bancada do PMDB.

Juiz

O ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) está tentando mediar um armistício entre o presidente do PSB, Eduardo Campos, e os irmãos Cid e Ciro Gomes. Desde a campanha de Dilma, a relação entre eles ficou tensa. E só piorou quando da formação do ministério da petista.

Bate-pronto

Em mais um esforço para demonstrar "transparência", José Sarney (PMDB-AP) decidiu criar uma ouvidoria no Senado. Escolhido para exercê-la, Flexa Ribeiro (PSDB-PA) diz que a ideia é "esclarecer a população" quando a Casa e/ ou seus integrantes forem atacados. "Vamos evitar mal entendidos e informar como funcionam as coisas aqui", afirma o tucano.

Me dê motivo

A crescente insatisfação de Dilma Rousseff com a Infraero joga água no moinho da abertura de capital da empresa.

Mais um 
Andrea Matarazzo, que no passado quis muito e depois se desencantou, voltou a entreter a ideia de ser candidato a prefeito de São Paulo. Único serrista no primeiro escalão de Geraldo Alckmin, o secretário da Cultura engorda a lista de tucanos interessados na vaga. A menos que o ex-governador se apresente, é claro.

Agora é lá
Alckmin planeja instalar os secretários Sílvio Torres (Habitação) e Emanuel Fernandes (Planejamento) no diretório nacional do PSDB, a ser escolhido a partir da convenção do partido, no dia 28.

Aderiu

Expulso pelo PPS após declarar apoio a Dilma Rousseff em 2010, o prefeito de Jaguariúna (SP), Gustavo Reis, decidiu assinar ficha de filiação no PMDB.

Vem aí
Depois da greve das escolas técnicas, Alckmin inicia a semana sob o risco de enfrentar nova paralisação. Servidores do Judiciário prometem um apitaço na sexta-feira em frente ao TJ-SP para cobrar reajuste, que depende de suplementação de verbas prometida pelo governador à categoria.

Vale este
Por pressão do PT, o governo paulista aceitou rever o projeto que regulamenta a Região Metropolitana de São Paulo. A base aliada de Alckmin apresentará emenda aglutinativa com as cinco subregiões delimitadas, tarefa que inicialmente caberia ao conselho composto pelas 39 cidades do entorno da capital.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio
"Para não ter CPI na Assembleia, o PSDB mais uma vez esquece o que falou e escreveu sobre o malufismo."
DO DEPUTADO FEDERAL CARLOS ZARATTINI (PT-SP), sobre a indicação, feita pelo governador Geraldo Alckmin, de um economista indicado por Paulo Maluf (PP) para presidir a CDHU.

contraponto

Senha, por favor

Em audiência da Comissão de Orçamento com o presidente do BC, Alexandre Tombini, o microfone era duramente disputado quando Lindbergh Farias (PT-RJ) pediu a palavra. Queria a preferência, pois participaria de outras duas comissões pouco depois. O presidente, Delcídio Amaral (PT-MS), interveio:
-Somente se os deputados e senadores deixarem... Aí o senhor terá a palavra...
Em meio aos risos dos participantes, o jovem senador assumiu, constrangido, o microfone.

Nenhum comentário: