sábado, maio 07, 2011

ILIMAR FRANCO - Dilma pede água


Dilma pede água 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 07/05/11

A presidente Dilma Rousseff chamou a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social) e encomendou um novo programa, o “Água para Todos”. Conta um ministro que a presidente está obcecada pelo tema. Ela acredita que se o “Luz para Todos” atendeu a 13,6 milhões, há condições de a iniciativa atingir 40 milhões que não têm acesso à rede de água. O comitê social está quebrando a cabeça. Busca formas criativas de executar a tarefa, pois concluiu que é inviável levar água encanada para todos.

O nó do governo no Código Florestal
Os líderes dos maiores partidos governistas foram chamados para uma reunião, segunda- feira, com o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) sobre o Código Florestal. O governo está inseguro na votação. O temor é que os ruralistas, que apoiam o relatório de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), usem sua força para ampliar concessões. O Planalto também não quer que fique com a presidente Dilma Rousseff o ônus de vetar parte do texto. Na bancada do PT há desconforto com o líder Paulo Teixeira (SP), que radicalizou próambientalistas. Grande parte
dos petistas prefere o relatório de Rebelo, mas não quer se opor ao governo.

"Não tem jeito não. Vamos votar o Código Florestal na semana que vem” — Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara (RN)

GATO DE HOTEL. 
Petistas do Nordeste estão chamando o governador Jaques Wagner (BA), na foto, de “gato de hotel”, por causa da disputa pelos cargos de segundo escalão. “Ele chora de barriga cheia”, reclama um senador. Isso porque Wagner emplacou os ministros Mário Negromonte (Cidades), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Luiza Bairros (Igualdade Racial), embora tenha ficado contrariado com a nomeação de Geddel Vieira Lima para uma vice-presidência da CEF.

Na ponta do lápis

● O prefeito Gilberto Kassab e a senadora Kátia Abreu (TO) fizeram um balanço ontem. O PSD já tem 40 deputados e conquistou seu terceiro senador, Jayme Campos (MT). Há conversas ainda com mais dez deputados e um senador.

Sucessão

● Na cúpula do PMDB já começaram as conversas sobre o novo presidente do partido. O senador Valdir Raupp (RO) fica até o ano que vem. Depois, o poder volta para o grupo da Câmara. O vice da CEF, Geddel Vieira Lima, é nome forte.

Debutante
● O novo presidente do PT, Rui Falcão, será recebido na semana que vem pelo ministro Antonio Palocci (Casa Civil). A expectativa
é que ele apresente uma lista com 104 nomes para ocupar cargos federais. O Planalto está tremendo.

Timing
● O senador Aécio Neves (PSDB-MG) apresentou, às vésperas da Marcha dos Prefeitos, que será semana que vem em Brasília, proposta de compensação financeira a estados e municípios por incentivos fiscais dados pela União.
 OS CORTES no Orçamento da União devem adiar a implementação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) trimestral, prevista para este ano. Hoje ela é anual.
 PARLASUL. Deputados e senadores são contra antecipar para 2012 as eleições diretas para o Parlamento do Mercosul, porque querem disputar uma vaga em 2014. Só poderá tomar posse quem não tiver mandato em seu país de origem.
● NA ATIVA. Afastado da política, o ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) está dando consultorias e fazendo palestras. Ele tem seminários agendados até outubro.

Nenhum comentário: