sexta-feira, janeiro 07, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Falou, ouviu
RENATA LO PRETE


FOLHA DE SÃO PAULO - 07/01/11
Ministro responsável pela articulação política, Luiz Sérgio (PT) não vê sentido em dar ao PMDB um assento além do ocupado pelo vice Michel Temer na coordenação do governo de Dilma Rousseff. O recado foi transmitido ao líder peemedebista na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), porta-voz da reivindicação.
Luiz Sérgio argumentou que ministros de áreas específicas sempre serão chamados a participar de decisões ligadas a suas pastas. Alves rebateu: a política é "feita de símbolos", disse, e a atual fotografia da reunião de coordenação faz o PMDB se sentir "excluído". A próxima reunião do grupo será na segunda-feira.


Cumulativo Cheio de motivos para reclamar do PT, o PMDB encontrou mais um: trata-se do desejo, manifestado por Aloizio Mercadante, de levar para a Ciência e Tecnologia a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), hoje abrigada no Ministério da Agricultura, do quinhão peemedebista.

Semente O PMDB detectou que Mercadante já teria candidato à presidência do órgão: Evaristo Miranda, respeitado quadro da Embrapa e autor de um projeto de zoneamento agropecuário.

Inevitável Assessores de Dilma foram alertados para a necessidade de atender PSC e PTB, partidos não contemplados no primeiro escalão, sob pena de reflexos na eleição do presidente da Câmara, em 1º de fevereiro.

Segura aí Embora a criação da Secretaria de Aeroportos esteja decidida, Dilma não quer anunciá-la neste mês, para evitar novo foco de tensão entre os aliados antes da eleição na Câmara.

Por que não? Apesar da pressão da cúpula do PR, o deputado Sandro Mabel (GO) avisou aos colegas que mantém em aberto a possibilidade de enfrentar o candidato oficial, Marco Maia (PT-RS).

Em etapas O empresário Jorge Gerdau, que fará uma espécie de auditoria na Saúde, definiu ontem com o ministro Alexandre Padilha suas três primeiras missões: avaliar a atuação dos hospitais federais no Rio, criar metas na Anvisa para agilizar o registro de medicamentos e melhorar o desempenho da Funasa, sobretudo no que diz respeito às obras do PAC.

Protocolo Na passagem de ontem pelo Bandeirantes, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) levou a Geraldo Alckmin um convite de Dilma para que o governador visite em breve o Planalto.

Fome zero Paulo Barbosa (Desenvolvimento Social) será o primeiro secretário a testar a "parceria federativa" com o governo petista pregada por Alckmin. Encarregado de diminuir o número de paulistas abaixo da linha de pobreza, ele irá à ministra Tereza Campello tratar do tema na próxima semana.

Piquete Funcionários do Procon ameaçam inaugurar a temporada de greves do novo governo em SP. A paralisação, marcada para segunda, envolveria 500 funcionários. Serviços da sede e nos postos do Poupatempo podem ser afetados. A categoria quer reajuste salarial.

Na mesa Escalada para conter o movimento, a secretária de Justiça, Eloísa Arruda, recebeu ontem comissão de trabalhadores do órgão.

Caixa postal Após a primeira reunião com o secretariado, Alckmin baixou norma que arrepia seus assessores no Bandeirantes: quer resposta imediata a toda as queixas enviadas por eleitores via e-mail e redes sociais e em cartas endereçadas a veículos de comunicação.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Ao que tudo indica, além do ex-presidente, também sua família terá sérias dificuldades para "desencarnar" das regalias do Planalto."
DO DEPUTADO FEDERAL ANTONIO CARLOS PANNUNZIO (PSDB-SP), sobre a concessão de passaportes diplomáticos a Luís Cláudio e Marcos Cláudio, filhos de Lula, dois dias antes do encerramento do mandato do petista.

contraponto

Serviço de bordo

Em viagem oficial a Juiz de Fora (MG) ainda durante o governo Lula, o piloto do avião da FAB que levava os ministros Alexandre Padilha e Luiz Dulci teve de arremeter duas vezes por causa do mau tempo.
Com o prolongamento do voo, a fome começou a atormentar os passageiros até que um assessor conseguiu providenciar biscoitos, bombons e barras de cereal. Dulci, o primeiro a se servir, comentou:
-Não sei como ainda ousam dizer que o governo federal não tem planejamento...

Nenhum comentário: