sexta-feira, janeiro 07, 2011

ILIMAR FRANCO

Recuo estratégico 
Ilimar Franco 

O Globo - 07/01/2011

Depois de espalhar brasa para todo lado, os líderes do PMDB resolveram submergir. A estratégia é não esticar demais a corda. Eles conseguiram emplacar pelo menos uma nomeação no segundo escalão: o novo presidente do INSS será Mauro Luciano Hauschild, ex-chefe de gabinete do ministro do STF José Antonio Dias Toffoli. Substituirá Valdir Moysés Simão, apadrinhado pelo PT.


O jeitinho socialista de fazer as coisas

O futuro secretário do Centro- Oeste do Ministério da Integração, Marcelo Dourado, está inovando. Todos os dias de manhã, ele vai à Câmara dos Deputados, onde é funcionário, com cargo de confiança (CNE), para assinar o livro de ponto. Depois vai para o ministério exercer suas novas funções, embora ainda não tenha sido nomeado. Ontem, Dourado ligou para dizer que não tinha dito o que foi publicado aqui. Disse que o ex-secretário Carlos Henrique ligaria. Dois Carlos Henriques ligaram. Um negando o diálogo. Outro confirmando que Dourado lhe dissera que assumia com a tarefa de demitir todos os ligados ao PMDB.

Abuso

Irritação no governo Dilma Rousseff com a postura do presidente do STF, ministro Cezar Peluso, no caso Cesare Battisti. O que se diz é que Peluso foi derrotado e que não há mais razão jurídica para que o italiano seja mantido preso.

Terra de índio

O governo Dilma vai manter a política de demarcação de terras indígenas adotada pelo governo Lula. Mas o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) decidiu, por precaução, contratar um antropólogo para lhe dar assessoria direta.

Não há espaço vazio na política

Parlamentares experientes da base do governo estão preocupados com a falta de iniciativa dos ministros e da presidente Dilma Rousseff. Avaliam que já estava mais do que na hora de a presidente e seus ministros tentarem criar fatos novos para deixar em segundo plano a disputa por cargos entre o PT e o PMDB. Eles também invocam o exemplo do presidente Lula, que “criava um fato político novo por dia”.

Duelo

A primeira briga do novo secretário de Transportes do Distrito Federal, José Walter Vazquez Filho, será com as empresas de ônibus, que controlam a bilhetagem. O GDF não sabe o número de passageiros, dado que influencia a tarifa.

Campo de batalha

Além da proposta de alteração do Código Florestal, o Ministério do Meio Ambiente tem outra batalha no Congresso: projeto que tira poderes de fiscalização do Ibama e dispensa o licenciamento ambiental para alguns empreendimentos.

● UM TUCANO próximo ao ex-governador José Serra conta que o candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais está revendo sua posição e considerando assumir a presidência do Instituto Teotônio Vilela.

● SWEDENBERGER BARBOSA, o Berge, vai continuar no Palácio do Planalto. Ele estava no gabinete pessoal do presidente e vai para a coordenação da assessoria do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

● TERRITÓRIO. A convenção do DEM, marcada para março, acontecerá em território aliado do presidente do partido, Rodrigo Maia, como Rio, Bahia ou Goiás.

Nenhum comentário: