quarta-feira, dezembro 08, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Abafa o caso 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 08/12/2010

Ao desautorizar a declaração de Guido Mantega sobre a necessidade de cortes nos investimentos do PAC, Lula só fez aumentar a preocupação de integrantes da equipe de transição, plenamente cientes de que medidas nesse sentido terão mesmo de ser tomadas logo no início do governo de Dilma Rousseff.
Teme-se que, quanto mais enfáticas forem as negativas agora, maior será o desgaste da futura presidente, que, mesmo sem o acréscimo de novos embaraços, já terá de responder sobre suas declarações de campanha. Como esta, de 30 de agosto: "Não farei ajuste fiscal em hipótese alguma. O Brasil não precisa mais."

Engajada A bancada do PT entrou em campanha para instalar o correligionário Alexandre Padilha no Ministério da Saúde de Dilma.

Pandora Dois nomes petistas já circularam na transição como opção para a Secretaria de Relações Institucionais, caso Padilha siga para a Saúde: Luiz Sérgio (RJ) e Marco Maia (RS).

Primeiros passos Integrantes do núcleo da transição se recordam até hoje, entre risos, da frase inicial do "paper" enviado a Dilma na campanha pelo professor Mangabeira Unger, que anteontem visitou a petista: "A principal atividade econômica do Brasil é a agropecuária".

Alto lá O PT do Nordeste está incomodado com o pedido de Dilma para que os indicados da região sejam mulheres. Alegam que a "cota" não foi pedida a outros partidos. Os petistas querem Eva Chion, chefe da Casa Civil na Bahia, no Ministério do Desenvolvimento Social, e Wellington Dias (PT-PI) no Desenvolvimento Agrário.

Pede pra sair Embora Gim Argello (PTB-DF) ainda dissesse, ao chegar ao Senado, que não renunciaria, o Planalto avisara na véspera ao petebista que era insustentável sua permanência no posto para a votação do primeiro Orçamento de Dilma.

Jogo duplo Telegrama de julho de 2009 obtido pelo WikiLeaks mostra que o Planalto, embora pró-Rafale, alimentava no meio diplomático as expectativas dos EUA no caso da compra dos FX-2. Pelo relato do então embaixador Clifford Sobel, Lula dizia compreender a importância do negócio para as relações entre os dois países. Afirmava também que as tratativas com a agência de segurança norte-americana poderiam avançar.

Saideira 1 Em contagem regressiva para deixar o Bandeirantes, Alberto Goldman programou maratona de inaugurações -que inclui Poupatempo e AMEs. Ele não esconde a esperança de ser aproveitado na equipe de Geraldo Alckmin.

Saideira 2 Antes de deixar o governo, Goldman deve ir ainda ao "Roda Viva", da TV Cultura, na segunda.

Biônicos O terceiro "lote" de secretários anunciados por Alckmin terá perfil político. A lista de deputados federais anima os suplentes da coligação. Vanderlei Macris (PSDB) e Eleuses Paiva (DEM) devem assumir vagas na Câmara em 2011.

Confete Em campanha pela presidência da Câmara paulistana, José Police Neto (PSDB) aproveitou homenagem à Vai-Vai anteontem para anunciar plano para construção de uma arena para a escola de samba.

Visita à Folha Aécio Neves, senador eleito pelo PSDB-MG, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Heloisa Neves, assessora de imprensa.

tiroteio

"Até dia 31, Lula tem autoridade para desmentir Mantega. E quando não tiver? Vai ser a primeira crise do governo Dilma."


DO DEPUTADO EDUARDO SCIARRA (DEM-PR), sobre o fato de o presidente ter desautorizado o ministro da Fazenda, que anunciara a necessidade de cortes nos recursos do PAC no início da próxima gestão.

contraponto

Escalação


Um petista encontrou na Câmara um colega do PMDB e, na tentativa de aliviar as tensões derivadas da montagem do primeiro escalão do futuro governo de Dilma Rousseff, comentou:
-Calma... Pra que tanta ansiedade com a quantidade de ministérios? Afinal, vocês têm o número dois!
Percebendo que se tratava de uma referência ao vice eleito, Michel Temer, o peemedebista retrucou:
-Aí é que você se engana inteiramente. Nós temos o reserva. O número dois é o Palocci...

Nenhum comentário: