quarta-feira, dezembro 08, 2010

ILIMAR FRANCO

A bronca do PT 
Ilimar Franco 

O Globo - 08/12/2010

Os parlamentares do PT não estão satisfeitos com a forma pela qual a presidente eleita, Dilma Rousseff, monta seu Ministério. Sentem-se excluídos. Os deputados defendem uma pasta para o Nordeste, querem o ministro Alexandre Padilha na Saúde e a ida de um deles para Relações Institucionais. Dizem que os petistas já escolhidos não têm bancada, mas vão engolir o prato feito porque não podem criar caso contra a nova presidente.

O seu lugar é no Senado
Com o apoio dos governadores do Nordeste e das bancadas no Congresso, o senador Wellington Dias (PT-PI) trabalha intensamente para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Contando ainda com o aval da Contag, houve manifestação em seu favor ontem, na abertura de Seminário de Crédito Fundiário. Apesar de toda essa movimentação, Dias já recebeu recado da presidente eleita, Dilma Rousseff, e da equipe de transição de que dificilmente será nomeado. Disseramlhe que seu lugar é no Senado. Os petistas do Executivo estão traumatizados com as agruras que passaram no Senado nos dois governos Lula.

Pegadinha
Ao passar ontem pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), cotado para assumir um ministério, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) chamou: “Ministro!” Rindo, Flexa disse para seu acompanhante: “Viu como ele olha?”

Terceira via?
Do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), sobre o jantar que aconteceria ontem do presidente do partido, Eduardo Campos, com o senador eleito Aécio Neves (PSDB): “Ninguém aguenta mais a briga do PT com o PSDB.”

Bolsa Tio Sam
Em telegrama de 2006 para Thomas Shannon, então secretário de Estado adjunto para o Ocidente, o embaixador Clifford Sobel mostra-se preocupado com o ceticismo brasileiro acerca do comprometimento dos EUA com o país. Sugere que os EUA retomem programas humanitários no Nordeste, “uma região com mais de 50 milhões de pessoas, com enormes disparidades de renda e uma qualidade de vida abaixo da da Bolívia.”

A reação do presidente Lula

Logo após o anúncio do nome do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) para a Previdência, políticos começaram a especular sobre a reação do presidente Lula. Garibaldi, quando foi presidente do Senado, devolveu ao Executivo uma Medida Provisória. Depois, em solenidade de aniversário da Constituição, criticou o excesso de MPs, constrangendo o presidente Lula. Com Garibaldi no Executivo, o PV terá um senador. Seu suplente é o deputado estadual Paulo Davim.

O VICE-PRESIDENTE eleito, Michel Temer (PMDB-SP), tentou até o último momento emplacar o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) no novo Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

O GOVERNADOR Eduardo Campos (PSB-PE), depois de ter feito Fernando Bezerra Coelho ministro da Integração, quer agora manter o comando da Chesf e da Codevasf.

FALA o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), sobre a escolha dos ministros do partido: “Foi um processo doloroso. Essa coisa desgasta muito. Vamos encerrar esse ciclo e tocar o barco.”

Nenhum comentário: