sexta-feira, dezembro 03, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Perfume importado e games lideram tributação no Natal 
Maria Cristina Frias 

Folha de S.Paulo - 03/12/2010 

A carga tributária dos produtos vendidos no Natal continua alta neste ano.
Perfumes importados, jogos eletrônicos e bebidas, como espumante e uísque, lideram o ranking de tributação dos produtos mais vendidos nesta época do ano, segundo levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
A cada perfume importado comprado o consumidor paga 78,43% em tributos.
"A tributação dos importados é maior, pois, além de eles terem todos os tributos incidentes dos produtos nacionais, ainda está embutido o Imposto de Importação", diz João Eloi Olenike, presidente do IBPT.
Nos jogos eletrônicos, um dos brinquedos preferidos das crianças, a carga tributária chega a 72,18%.
"Nos presentes eletrônicos [como games, televisores, celulares, laptops], a quantidade de tributos federais é maior que a dos estaduais e municipais. Porém, o ICMS é um dos que mais oneram o valor final, podendo alcançar alíquota de 25%", diz.
Os espumantes, presentes nas ceias natalinas, e o uísque, usado com frequência para presentear, possuem carga tributária de 59,49% e de 61,22%, respectivamente.
"A tributação dos produtos natalinos não subiu neste ano, porém continua altíssima. Uma carga tributária menor, principalmente dos importados, como o bacalhau, permitiria que mais pessoas tivessem acesso a esses produtos", diz Olenike.
O IBPT estima que a arrecadação de tributos do governo atinja R$ 1,27 trilhão neste ano, com aumento de 17% sobre o ano passado.

DASLU NA MIRA

Duas lojas da Daslu, na Vila Olímpia e no shopping Cidade Jardim, estão entre os alvos da Operação Conformidade, deflagrada na quarta pela Secretaria da Fazenda de São Paulo e pela Procuradoria Geral do Estado.
O fisco pediu à Justiça a penhora dos valores que a empresa tem a receber nas vendas com cartões de débito e crédito para garantir o pagamento de dívidas de ICMS.
Com outros débitos decorrentes de auto de infração, já inscritos na dívida ativa, a nova Daslu deve ao Estado cerca de R$ 138 milhões. A empresa original tem dívidas maiores com o Estado.
Procurada, a Daslu não comentou.
A Fazenda também acionou o Ministério Público para que entre com ações judiciais de sonegação fiscal contra mais de 600 empresas que devem cerca de R$ 1,1 bilhão.
Foram promovidas ações conjuntas de constatação de suspeitas de fraude em postos de combustíveis.

BULA NOS IMÓVEIS

No primeiro ano da estreia da farmacêutica EMS nos negócios da área imobiliária, a sua incorporadora ACS vai fechar 2010 com oito empreendimentos e VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 330 milhões.
"Para o próximo ano, nós devemos ultrapassar as estimativas iniciais de R$ 400 milhões", diz Silvio Chaimovitz, presidente da empresa.
A incorporadora começou as operações em janeiro com um lançamento residencial em Campinas (SP) e agora chega à capital.
Serão três empreendimentos, dois residenciais (em Pinheiros e Chácara Klabin) e um comercial (no Jabaquara), com VGV estimado de R$ 83 milhões.
O foco da companhia é atuar também na região do Grande ABC e na cidade de Santos.
"Essas regiões são importantes por estarem próximas ao porto. Com os negócios do pré-sal, vai ter muita empresa e moradores a procura de imóveis próximos às rodovias Anchieta e Imigrantes", diz Chaimovitz.

BRINCADEIRA MILIONÁRIA

A Tool & Toys, há dois meses no shopping Cidade Jardim, já vendeu R$ 100 milhões de "objetos de trabalho e brinquedos", como define o dono, Márcio Christiansen.
Entre os objetos considerados de trabalho, estão helicópteros e aviões e, entre "os de brinquedo", há iates, "jet skis", relógios e triciclos, diz.
Na loja de 1.000 m2, há um iate de 53 pés, um helicóptero, um "jet ski", dois carros de luxo e um triciclo.
A maioria dos produtos, no entanto, é consultada com uso de catálogo.
A compra não é feita no shopping, mas diretamente com o fornecedor, que oferece uma participação à loja.
Christiansen diz que as vendas no período foram beneficiadas pelo fluxo de clientes que vieram à cidade para uma feira marítima.
"O mercado de luxo cresceu 22% no Brasil no último ano", diz ele, que também é CEO da Ferretti Brasil. A marca de iates faturou R$ 320 milhões neste ano.

Faxina O setor de produtos de limpeza movimentará R$ 13,5 bilhões neste ano, alta de 11% no faturamento ante 2009, segundo a Abipla (associação das indústrias de produtos de limpeza).

Dupla O Instituto Tecnológico de Informática de Valência (Espanha) fez parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) para colaborar com o observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação. O objetivo é que os dois países possam discutir avanços tecnológicos para gerar negócios.

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