sexta-feira, dezembro 03, 2010

ILIMAR FRANCO

Aposta no caos 
Ilimar Franco 

O Globo - 03/12/2010

O ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoBSP) está se articulando para concorrer à presidência da Casa. A costura tem a simpatia do PSB e do PDT. O PSDB e o DEM estão sendo sondados. Aldo acenou para a oposição com o respeito à proporcionalidade na distribuição das relatorias de projetos importantes. Ele aposta no descontentamento com a formação do Ministério do novo governo para rachar a base aliada e, assim, tentar derrotar o favoritismo da candidatura do bloco PT-PMDB.

Risco de rebelião também no PP

Um emissário da presidente eleita, Dilma Rousseff, procurou a direção do PP para sondar como seria recebida, pela bancada do partido na Câmara, a manutenção do ministro Márcio Fortes (Cidades). O interlocutor da petista avisou que havia o risco de uma rebelião, como fizeram os deputados do PMDB no caso da indicação do secretário estadual Sérgio Côrtes (RJ) para o Ministério da Saúde. Os deputados do PP estão convencidos que fazem o novo ministro das Cidades. Os pepistas avaliam que o governador Jaques Wagner (BA) tem condições de emplacar no cargo o ex-líder do partido, o deputado Mário Negromonte (BA).

Foco
A presidente eleita, Dilma Rousseff, reuniu-se anteontem à noite com o futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ela enfatizou que a prioridade da pasta é buscar soluções criativas para os dramas da segurança pública.

Franciscano
O PMDB da Câmara desistiu de disputar o Ministério das Cidades. Não quis colocar em risco o bloco com o PP. Por isso, o líder Henrique Alves (RN) está sendo alvo de críticas na bancada. Prevaleceu a tese de que era preciso o aval do PP.

O xadrez do PMDB
Além de Wagner Rossi no Ministério da Agricultura e de Edison Lobão no de Minas e Energia, as negociações no PMDB ontem caminhavam para que o partido fique ainda com Turismo e Previdência. O mais cotado para o primeiro é o deputado Mendes Ribeiro (RS) e, para o segundo, Moreira Franco, na cota do Senado, a pedido de Michel Temer. Em troca, os senadores do PMDB ficariam com a secretaria de Previdência Complementar.

Em causa própria
Depois de ter 50% de sua campanha à reeleição financiada por laboratórios farmacêuticos, o deputado Manoel Júnior (PMDB-PR) concedeu anteontem a Medalha do Mérito Legislativo ao presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais, Josimar Henrique da Silva. Já Sandro Mabel (PR- GO), o das rosquinhas, concedeu a medalha à Associação Paulista de Supermercados. Ano passado, ele fez a mesma homenagem ao presidente da Associação Brasileira de Supermercados.

CASTIGO
Convidado para assumir o Ministério das Comunicações, Paulo Bernardo vai ter de aguardar para ser oficializado. Isso só irá ocorrer depois que for definido o novo espaço do PMDB.

MADRINHA
A senadora eleita Gleisi Hoffmann (PT-PR) está coletando assinaturas de apoio à nomeação do diretor de Política Agrícola da Conab, Silvio Isopo Porto, para a presidência da companhia.

MEDO
O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) está estudando o manifesto do Tea Party, a ala mais conservadora do Partido Republicano americano.

Nenhum comentário: