quinta-feira, outubro 14, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Agora é comigo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 14/10/10
 
A mudança de tom da propaganda eleitoral de Dilma Rousseff resulta essencialmente da decisão de Lula. Foi o presidente quem cobrou a produção de programas mais politizados. Antes mesmo de a disputa ir para o segundo turno, ele queria ver o vice José Alencar exposto na TV, o que ocorreu na terça e ontem. 
Partiu ainda de Lula a pressão para que o marketing dilmista passasse a explorar, sem rodeios, o confronto com José Serra via legado de FHC. É creditado também ao presidente o movimento que expandiu as decisões da campanha para além do trio formado por João Santana, Antonio Palocci e José Eduardo Dutra.
Nova fase - Mesmo negando crise com o triunvirato coordenador da campanha no primeiro turno, petistas dizem que Dilma está menos cordata. Agora, nada é decidido sem o seu crivo. 
Verticalização - O bispo de Lorena, Benedito Beni dos Santos, achou por bem manter Gabriel Chalita (PSB-SP) afastado da programação de rede católica Canção Nova até o final do segundo turno. Aliado de Dilma, o deputado federal eleito comanda o “Papo Aberto”, exibido às segundas-feiras pela emissora. 
O céu é o limite - Dirigentes evangélicos que se encontraram ontem com Dilma querem que a candidata se comprometa a, caso eleita, vetar qualquer iniciativa cerceadora da liberdade de culto. O temor é a aprovação, no Congresso, de projeto que criminaliza a homofobia. 
Flashback - No QG dilmista, há quem compare os ataques religiosos sofridos pela candidata petista à campanha da Liga Eleitoral Católica contra Getúlio Vargas, na década de 50. 
Causa e efeito - O PT pretende colar o carimbo do “Estado mínimo” em José Serra. Vai questioná-lo sobre eventual corte de servidores, para os quais promete dar prioridade caso eleito, em setores como saúde e educação. 
Padrinho - O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) é citado nos depoimentos dos ex-diretores dos Correios Marco Antonio Oliveira e coronel Eduardo Artur Rodrigues à Polícia Federal como responsável pelas indicações de ambos ao Ministério das Comunicações. 
1001 utilidades - Mesmo após abandonar o púlpito que a mantinha afastada dos jornalistas nas entrevistas, Dilma recorreu ao “equipamento” em viagem ao Rio. Virou degrau improvisado no carro aberto que a levava. 
Só ele - Embora fosse desejo de Alberto Goldman (PSDB) substituir toda a cúpula da Secretaria de Transportes quando assumiu o governo paulista, o único exonerado na pasta, à época, foi Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, então diretor da Dersa a agora personagem da campanha eleitoral. 
Café... - O PSDB quer evitar a reedição do fiasco eleitoral na região de Campinas, onde Serra perdeu em 12 das 19 cidades no primeiro turno. A tarefa de melhorar a performance tucana nesse ‘cinturão vermelho’ é coordenada pelo presidente da Assembleia, Barros Mu­nhoz. 
...com leite - Em Minas, o mutirão tucano se concentra na Zona da Mata, base de Itamar Franco (PPS), e no Triângulo, área do agronegócio.
Epílogo - Após recomendar, em fevereiro, a anulação da ação em que Daniel Dantas foi acusado de corrupção na Operação Satiagraha, o subprocurador Eduardo Dantas Nobre terá sua aposentadoria publicada hoje. 
Tiroteio
Serra entendeu o recado e recuperou a memória. Percebeu que todo o cuidado com as derrapagens no Rodoanel é pouco. 
DO DEPUTADO ESTADUAL SIMÃO PEDRO (PT-SP), sobre o fato de o candidato tucano ter defendido Paulo Vieira de Souza um dia depois de dizer que desconhecia as denúncias contra o ex-diretor da Dersa. 
Contraponto
Plantão médico 
Durante passagem de Michel Temer por Canoinhas (SC), em setembro, Moreira Franco pisou em falso e caiu do palanque. Enquanto várias pessoas da plateia socorriam o ex-governador do Rio, Antonio Aguiar, médico ortopedista e candidato a deputado estadual pelo PMDB, teve de assistir à cena toda sentado, pois convalesce de um acidente de trânsito. 
Em seu discurso, o vice de Dilma brincou: 
- Vivemos aqui uma situação típica do ditado ‘casa de ferreiro, espeto de pau’. O Moreira caiu, e o deputado Aguiar, que poderia ajudar, ficou só olhando.

Nenhum comentário: