quinta-feira, outubro 14, 2010

MÍRIAM LEITÃO

Viver de minas 
Míriam Leitão
O GLOBO - 14/10/10


O Chile é um país sacudido por grandes eventos trágicos, naturais ou causados pela ação humana: terremotos, vulcões, elevação do mar, minas que desmoronam. O terremoto de 2010 foi um dos cinco maiores da História. Do seu subsolo, em minas como a de San José, o país tira o grande motor de sua economia, o cobre. Com a riqueza construiu uma garantia para tempos incertos.

As últimas 24 horas mantiveram bilhões de pessoas no mundo inteiro eletrizadas, de olho na fina fatia de terra chamada Chile, que se alonga na parte sul da América do Sul. O caso do Deserto de Atacama, com o resgate dos 33 mineiros soterrados por 69 dias, está destinado a ter inúmeras repercussões econômicas, políticas e diplomáticas.

A tecnologia de resgate de pessoas em situações de extremo risco deu um salto com o esforço chileno de retirar os mineiros soterrados em uma inacreditável profundidade de quase 700 metros. A gestão de risco ganhou um caso extraordinário de estudo. A indústria de seguros fará de novo suas revisões do custo de garantir a atividade, naturalmente arriscada, mas que esteve nas últimas horas expondo ao mundo as entranhas de suas precariedades.

A medicina e a psicologia terão elementos para estudos dos limites e sequelas de pessoas expostas a condições que parecem estar além da capacidade humana de resistência.

O Chile é um país precavido do ponto de vista fiscal. Há anos tem uma política fiscal responsável e sólida, uma verdadeira política anticíclica que fez o país construir uma reserva extra com o excesso de arrecadação quando o cobre está em alta. As exportações equivalem a 25% do PIB, e dois terços são de commodities. O cobre produz um terço das receitas fiscais do país. Quando o preço cai, o país entraria em crise se não se cuidasse.

O preço caiu fortemente em 2008 e 2009, mas já subiu 170% desde o piso. A soma das reservas cambiais e do fundo contra crises é quatro vezes maior que sua dívida externa. Essa solidez, numa economia do tamanho do estado do Rio, foi construída durante os 20 anos do governo de esquerda, da Concertación, e foi mantida pelo governo conservador que o sucedeu este ano.

Em fevereiro, o país foi sacudido por um terremoto quase tão forte quanto o do Haiti, mas que teve um impacto infinitamente menor, ensinando mais uma vez que as grandes tragédias são causadas pelos desatinos humanos, não pela natureza. A economia sentiu um impacto imediato pelos estragos materiais, perdas imobiliárias e quedas das ações de empresas diante da perspectiva de um faturamento menor. O prejuízo foi calculado em 17% do PIB. No segundo trimestre, o país cresceu 6,5% em relação ao segundo trimestre do ano anterior.

Deve crescer entre 5% a 6% este ano, apesar do terremoto. Foi exatamente essa capacidade de resistir a choques, criada por uma política fiscal austera e sensata, que fez a Moody's elevar a classificação de risco do país. Ele está agora a três pontos do topo, e a seis pontos acima da classificação do Brasil.

O país tem uma taxa de investimento invejável: 26,8%. No Brasil, é 18%. Está com superávit em transações correntes. Com alta popularidade, a então presidente Michelle Bachelet, presidiu a eleição de forma olímpica sem transformar o cargo num palanque para seu candidato. Seu grupo perdeu a eleição, mas a política econômica foi mantida assim como os esforços para a redução da pobreza que vêm tendo sucesso há anos.

Essa sabedoria o Chile aprendeu dolorosamente.

Fora de qualquer controle humano, a placa tectônica Nazca já se deslocou algumas vezes com trágicas consequências. Em 1906, o terremoto de Valparaíso aconteceu logo depois do de São Francisco. Os dois juntos provocaram uma crise mundial. O Chile empobreceu.

Em 1939, o terremoto de Chillán deixou 30 mil mortos e um rastro de pobreza que levou o país a pedir socorro aos Estados Unidos. No de 2010, eles se levantaram sozinhos e em tempo recorde. Na política, os chilenos enfrentaram a pior das ditaduras latinoamericanas.

Isso talvez explique o cuidado do país em preservar as instituições democráticas.

O presidente Sebastián Piñera apesar da vitória convincente nas eleições perdeu rapidamente popularidade.

A gestão da crise dos mineiros está devolvendo a ele alto grau de aprovação.

Ontem, no centro dos acontecimentos, ele foi visto pelo mundo inteiro ao lado do presidente Evo Morales, da Bolívia, país que tem com o Chile uma velha inimizade causada pela guerra que tirou dos bolivianos uma saída para o mar. Os dois juntos receberam telefonemas dos outros líderes da América do Sul. Aumentaram as chances de uma saída pacífica para o velho conflito. Enquanto as cenas cinematográficas se repetiam diante do mundo, muitos desdobramentos já estavam em curso. Esse definitivamente não é um evento simples.

Viver de mineração hoje é estar exposto aos danos ambientais num mundo cada vez mais preocupado com isso. O impacto da mineração vai desde os enormes buracos e as construções abandonadas quando as reservas se esgotam, à contaminação de águas, concentração de metais e produtos tóxicos no ambiente, erosões de terra, desmatamento e risco de acidentes. Hoje, a nova concepção da mineração é que ela é uma indústria que faz gestão de resíduos: 95% do que é escavado é descartado. Em tempos de crescente sensibilidade ambiental e administrando um território exposto às intempéries, viver de minas é administrar riscos. É o que o Chile está mostrando saber fazer.

Nenhum comentário: