domingo, setembro 26, 2010

ANCELMO GÓIS

Violino de bamba
ANCELMO GÓIS

O GLOBO - 26/09/10

De Lula, a um grupo de cariocas adeptos de samba, na apresentação, no Municipal do Rio, de uma orquestra de crianças de uma comunidade popular.

— As crianças das favelas não querem mais saber de cuíca, surdo e tamborim. Querem somente violino, viola e violoncelo.

É. Pode ser.

Bolívia para o Rio

Júlio Bueno está indignado com a Petrobras: — Eu também quero receber gás da Bolívia. O Rio é punido por produzir gás.

Coisa de maluco

É que o secretário de Desenvolvimento Econômico foi procurado pelo dono de duas fábricas de vidro, uma no Rio e outra em São Paulo.

O empresário pensa em fechar a fábrica fluminense porque aqui a Petrobras cobra R$ 0,94 por metro cúbico de gás nativo, e, em São Paulo, R$ 0,78 pelo importado

Por que será?

Quem entra no Palácio do Planalto é revistado, o que faz todo sentido.

Mas, pelo menos na semana passada, teve gente revistada na... saída.

O motivo é... não sei.

Vote Tiririca

Estudantes do Ibmec estão se mobilizando e fazendo campanha pró-Tiririca, o candidato símbolo do avacalhamento do Congresso que tenta se eleger deputado federal em São Paulo.

Nada contra palhaços (pelo contrário) ou mesmo... vacas.

O DOMINGO É de Milena Toscano, a paulista de 26 anos que é protagonista de “Araguaia”, novela da TV Globo que entra no ar amanhã, às 18h. Ela viverá Manuela, uma veterinária sem papas na língua que disputará com a personagem de Cleo Pires, Estela, o amor de Solano, vivido por Murilo Rosa. Para encarar esta mocinha nada convencional, a atriz ganhou cabelos mais longos e claros: “Ela é uma mulher de personalidade forte e decidida”

Capitão Nascimento

De um sábio do cinema brasileiro, sobre a expectativa de público do filme “Tropa de elite 2”, que estreia dia 8 de outubro: — Caso o Capitão Nascimento morra no final, o filme vai ter uns 4 milhões de espectadores.

Mas se ele não morrer, o público pode chegar a 6 milhões.

É que...

Há um ti-ti-ti na internet de que, no filme, o Capitão Nascimento seria assassinado pelo próprio Bope.

A conferir.

Padre Vargas

Autor de uma festejada biografia de Padre Cícero, o jornalista Lira Neto há um ano começou a pesquisar a vida de Getúlio Vargas.

Quando ficar pronta, a nova biografia do político, que deve ter mais de um volume, será publicada pela Companhia das Letras.

ZONA FRANCA

O Retiro dos Artistas comemora hoje o Dia do Idoso.

Arnaldo Prata será diretor médico e Kléber Cruz, diretor pediatra do Copa D’Or.

Superintendente de Comunicação da Itaipu, Gilmar Piolla recebeu o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu.

José Carlos Abrahão, presidente da Feherj, recebe terça a Medalha Tiradentes.

Marcus Santos, do Pró-Cardíaco, faz palestra terça sobre A Visão Médica da Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, no Quality Day.

Claudio Yabrudi se apresenta hoje no Midrach Centro Cultural.

O Manekineko foi considerado o melhor japonês do Rio, segundo pesquisa do site Peixe Urbano

Dilma Herrera

A estilista venezuelana Carolina Herrera, que inspirou o corte de cabelo da candidata Dilma Rousseff, chega ao Rio logo depois das eleições, dia 4.

Herrera disse que quer conhecer ao vivo seu, digamos, clone.

Última sessão

O Cine Rex, na Cinelândia, no Rio, que hoje abriga sessões pornô, está à venda.

Ao saber, Ângela Leal, dona do Teatro Rival, vizinho do cinema, até sonhou alto: — Pena que não tenho grana para comprar.

Lazer cívico

No dia da eleição, 3 de outubro, as áreas de lazer do Rio não vão funcionar.

As ruas continuarão abertas ao trânsito, a pedido do presidente do TRE.

Gosto para tudo

Sabe esta febre de sorvete de iogurte com gosto de nada? A Yoggi, que tem entre seus sócios o boa-praça Luciano Huck, já soma 40 lojas, e mais 60 estão a caminho. Além disso, vai construir uma nova fábrica no interior do Rio.

Em time que ganha...

O que se diz nas livrarias é que o Itaú, que ficou no lugar do Unibanco como patrocinador da Flip, tem pressionado para que a bela festa literária em Paraty seja “menos elitista e mais com cara do Brasil”.

Isto quer dizer... não sei.

Dia Nacional da Democracia

Desde a Revolução de 1930, virou tradição no calendário político brasileiro marcar eleições para a primeira semana de outubro.

Este ano, mais uma vez, será no dia 3, data, veja só, que marca exatos 80 anos da tomada do quartel-general da 3 aRegião Militar, em Porto Alegre, início da Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder pela primeira vez.

A ditadura militar de 1964 chegou a transferir a data das eleições, nada democráticas, na época, diga-se de passagem, para o dia 15 de novembro, quando se comemora a Proclamação da República.

O historiador Marco Antônio Villa desconfia que os milicos de 64 mudaram a data por duas razões: 1) Identificavam a Revolução de 1930 com o varguismo, com quem nem sempre se deram bem.

2) Para eles, a República era mais importante do que a Revolução de 1930.

Aliás, o historiador considera a maior herança de 30 a perspectiva de construção de um projeto nacional: — E que passa pelo Estado, que efetivamente nasceu depois da revolução.

Barão de Itararé

Por falar em revolução de 1930, Aparício Torelly, considerado pioneiro do humor político, resolveu conceder a si mesmo o título Barão de Itararé (é ele, na charge), em homenagem a batalha que não houve. Foi assim: a imprensa previa uma grande e sangrenta batalha na cidade de Itararé, na divisa de São Paulo e Paraná, entre as tropas de Vargas, que vinham do Rio Grande do Sul em direção ao Rio, e os soldados fiéis ao governo Washington Luís. Mas no final a turma do deixa-disso prevaleceu. Mas isso é outra história.

COM ANA CLÁUDIA GUIMARÃES, MARCEU VIEIRA, AYDANO ANDRÉ MOTTA E BERNARDO DE LA PEÑA

Nenhum comentário: