quinta-feira, julho 29, 2010

PAINEL DA FOLHA

Apoio seletivo 
FOLHA DE SÃO PAULO - 29/07/10


O presidente Lula comentou com aliados que pretende assumir um papel mais de “observador” das campanhas aos governos dos Estados e ao Senado nesta primeira fase. Pela sinalização lulista, sua participação nos Estados só deve ocorrer quando o quadro estiver mais definido, e nos locais onde avaliar que sua imagem terá peso no desfecho da disputa. 

O “stand by” do presidente também atende a outro objetivo: ele deixou claro que só entrará em campo em favor de candidatos que se empenharem na campanha de Dilma Rousseff. O recado é: quem fizer corpo mole na corrida presidencial pode ficar de fora da lista dos que receberão apoio explícito do petista. 
Mesa - Ministros farão um corpo a corpo com parlamentares na próxima semana, de “esforço concentrado” no Congresso. Na terça, o primeiro escalão de Lula participará de almoço com senadores aliados. Na quarta, será a vez dos deputados. 
Pesos... - O detalhamento da pesquisa Datafolha sugere as razões que levam Marta Suplicy (PT-SP), líder na corrida ao Senado, a evitar bater em Geraldo Alckmin (PSDB). Os 30% que optam pelo tucano para o governo e por ela ao Senado representam 4,5 milhões de votos. 
...e medidas - O montante fica bem acima dos 2,6 milhões de eleitores de Aloizio Mercadante (PT) que a escolhem - 53% das intenções de voto do petista. A diferença se dá porque ele está 33 pontos atrás de Alckmin. 
Ao meio - Candidato ao Senado na chapa do DEM, mas aliado do PT no plano nacional, Garibaldi Alves (PMDB-RN) participou ontem de caminhada com Dilma em Natal. No mesmo horário, sua chapa marchava em outro ponto da capital. 
Foco - Não é de hoje que o comando do PSDB se queixa dos “demos” no RN. Mas causou irritação recentes entrevistas de Rosalba Ciarlini (DEM) em que ela fala do seu “candidato” sem dizer o nome de José Serra. 
Bombeiro - Coordenador da campanha de Serra, Sérgio Guerra (PSDB-PE) tentará levar o candidato a Pernambuco ainda nesta semana. A intenção é tentar aplacar a fuga de prefeitos e deputados tucanos que trocaram Jarbas Vasconcelos (PMDB) por Eduardo Campos (PSB), palanque de Dilma. 
Cenário - Pesquisa Ibope ao governo do Espírito Santo, encomendada pela federação das indústrias capixaba, aponta Renato Casagrande (PSB) com 51%, contra 18% do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas. O governo Paulo Hartung (PMDB), que apoia Casagrande, alcança aprovação de 81%. 
Na área - Candidata ao governo de Santa Catarina, Ideli Salvatti (PT) tenta pegar carona na torcida dos times do Estado, Avaí e Figueirense. A petista divulgou ter intermediado parceria entre os clubes e a Eletrosul, ontem, para reforma de estádios e centros de treinamentos que dariam suporte à Copa-2014. A Eletrosul é chefiada pelo ex-marido da petista, Eurides Mescolotto. As diretorias da estatal são cota dela. 
Tiroteio
O Serra quer levar o Brasil para a Europa e fazer dos brasileiros vizinhos dos nórdicos. 
DO PRESIDENTE DO PT, JOSÉ EDUARDO DUTRA, sobre as críticas feitas recentemente por José Serra (PSDB) à relação do governo brasileiro com países vizinhos como Bolívia, Venezuela e Paraguai. 
Contraponto
Só pensa naquilo 
Candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante foi questionado ontem na sabatina da Folha se pretende implementar, caso eleito, a Renda Básica de Cidadania, bandeira de todas as horas do senador Eduardo Suplicy (PT). Da plateia, Suplicy gesticulou que não partira dele a pergunta, enviada aos entrevistadores sem identificação. Mercadante não resistiu: 
- É a primeira vez que vou a um debate e a pergunta sobre a renda básica não é do Suplicy...

Nenhum comentário: