sexta-feira, julho 30, 2010

MÔNICA BERGAMO

A VOLTA DO IRMÃO DO HENFIL 
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 30/07/10

Betinho anistiado: a comissão do Ministério da Justiça que analisa pedidos de indenização de pessoas que foram perseguidas pela ditadura militar colocou na pauta o julgamento do caso de Herbert José de Souza, o Betinho. Militante da Ação Popular (AP), na clandestinidade, ele partiu para o exílio em 1971, retornando ao país em 1979. Caso seja anistiado, como é provável, os beneficiados serão seus herdeiros -Betinho morreu de Aids em 1997.

NOVA TURMA 
O julgamento deve ser realizado em setembro, já que a Comissão de Anistia está passando por ampla reformulação -os funcionários terceirizados estão sendo substituídos por servidores concursados recentemente.

OFICIAL 
O vice-presidente José de Alencar está pedindo a quebra do sigilo da ação de paternidade que determinou, na semana passada, que ele reconheça que a professora aposentada Rosemary de Morais é sua filha. "Ele acredita que as provas, no conjunto, o favorecem e não tem o que esconder", diz o advogado José Diogo Bastos. A defesa considera também que o sigilo não foi respeitado já que a sentença foi divulgada.

CARTA ABERTA 
O fórum de entidades Jornadas pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro, que reúne 67 organizações, envia hoje aos principais candidatos à Presidência uma carta aberta em que protesta contra a falta de comprometimento deles com o assunto. "Nenhum dos três ousa enfrentar o tema aborto quando confrontado, diante de um microfone ou gravador, sem tentar sair pela tangente ou negar seu próprio passado favorável ao atendimento humanitário e digno das mulheres que precisaram recorrer a um aborto", escrevem no documento.

ASSÉDIO 
Disposta a aumentar sua equipe esportiva para as Olimpíadas de 2012, a Record, que transmitirá com exclusividade o evento na TV aberta, sondou o locutor Luciano do Valle, hoje na Band. Ele não aceitou mudar de emissora. A Record nega que tenha feito uma proposta.

ESPELHO 
A biografia não autorizada do cantor canadense Justin Bieber, 16, sucesso entre as adolescentes, será lançada no Brasil em agosto pela editora Prumo. O livro fala da infância do astro e dos concursos de canto que participou.

RODA BRASIL 
As atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão vão sair em turnê nacional com a peça "As Centenárias", que já esteve em cartaz no Rio e em SP. Começa na última semana de setembro, em Porto Alegre, e segue para Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e Florianópolis. 

EM CENA NO CENTRÃO 
O espetáculo "O Predador Entra na Sala", do escritor Marcelo Rubens Paiva, estreou anteontem no Espaço Parlapatões, na praça Roosevelt. No elenco da peça, que fala de um escritor solitário e neurótico, estão os atores Anna Cecília Junqueira, Raul Barreto e Celso Melez.

IMAGEM E AÇÃO 
O curta-metragem "I'm Here", do diretor Spike Jonze, teve exibição para convidados, anteontem, no Museu da Imagem e do Som. O filme foi premiado no Festival de Sundance neste ano.

SEM CENSURA 
Da novelista Maria Adelaide Amaral sobre a classificação indicativa obrigatória: "Suspeito que atrás da iniciativa de se proteger os bons costumes da família brasileira se escondam outras intenções, mais políticas do que morais". A Associação de Roteiristas de TV, Cinema e Outras Mídias debaterá o tema com o Ministério da Justiça. 

COMIDA SOBRE RODAS 
Donos do restaurante Eñe, os chefs espanhóis Javier e Sergio Torres vão abrir um bar de tapas itinerante em SP. O "nBOX será instalado em 12 contêiners, num espaço de 450 m2. Nos primeiros seis meses, ficará na avenida São Gabriel, no Itaim Bibi. Depois, circulará pela cidade. O espaço, que deve ser inaugurado no dia 14, também terá uma galeria de arte.

REENCONTRO 
O escritor americano William Kennedy participa de debate com Hector Babenco no dia 11, na Livraria da Vila. Babenco dirigiu "Ironweed", longa inspirado no livro de Kennedy e estrelado por Jack Nicholson. Os dois não se veem há oito anos. 

CURTO-CIRCUITO

Mônica Montoro apresenta o documentário "A Poética Política de Montoro" no dia 6, às 20h, na Flip, em Paraty.

Juscelino Pereira comemora hoje aniversario de seis anos de seu restaurante Piselli, com menu de tartufos. 

A festa All Beats acontece hoje, às 23h30, na boate Heaven. Classificação: 18 anos. 

O longa "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", de Karim Ainouz e Marcelo Gomes fez 8.000 espectadores em três semanas em cartaz na Cidade do México. 

O Sebrae promove na terça-feira palestra sobre encadeamento produtivo entre grandes e pequenas empresas, na sede da entidade, em Brasília.

Nenhum comentário: