sexta-feira, junho 04, 2010

PAINEL DA FOLHA

Até tu, Yeda? 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 04/06/2010

Espelho da aliança com o PP que os tucanos sonham para a eleição presidencial, a parceria no Rio Grande do Sul ameaça ruir após a interferência da governadora Yeda Crusius (PSDB) na escolha do seu vice. Na segunda, o PP indicaria o deputado Vilson Covatti para compor a chapa, mas a tucana vetou. Segundo aliados, ela exige um nome que tenha participado de sua gestão. Do contrário, teme repetir o episódio do atual vice, Paulo Feijó (DEM), pivô da crise que por pouco não implodiu seu mandato. Ao PP os tucanos afirmam que Covatti não representa a unidade da sigla. "Queremos o PP inteiro, e não só um pedaço", diz o presidente do PSDB-RS, Cláudio Diaz.
Paredão
O PSDB gaúcho apresentou ontem ao PP uma lista com três nomes do partido que já integraram o secretariado de Yeda e o do ex-ministro e ex-deputado Francisco Turra.
NinhoNa Paraíba, os tucanos enfrentam nova crise após a divulgação da última pesquisa Ibope, que aponta reeleição de José Maranhão (PMDB), com 48%, contra 36% de Ricardo Coutinho (PSB). O acordo para apoiar Coutinho foi articulado por Cássio Cunha Lima, mas Cícero Lucena voltou a dizer que quer tentar o governo.
CenáriosAlém das rusgas com a governadora do Pará, Ana Júlia (PT), o motivo que levou Jader Barbalho (PMDB) a pressionar pela candidatura própria da sigla no Estado é a desconfiança sobre o potencial da chapa para eleger dois quadros para o Senado. Se ficar com a petista, ele dividirá o palanque com Paulo Rocha (PT).
EdiçãoUma das preocupações da campanha de José Serra para a convenção do dia 12 é que os discursos dos aliados sejam curtos. A lista de oradores deverá ser similar à do lançamento da candidatura: Sérgio Guerra (PSDB), Rodrigo Maia (DEM), Roberto Freire (PPS), Aécio Neves (PSDB) e o próprio candidato. A exceção deverá ser Fernando Henrique Cardoso, que estará no exterior.
OverbookingA direção do PT iniciou uma "desmobilização" dos diretórios regionais para a convenção nacional do dia 13, em Brasília. Depois de distribuída a convocatória, os organizadores se deram conta de que o espaço alugado para o evento só comporta 1.800 pessoas.
Reciclagem 1A maioria dos contratos firmados pelo PT com empresas que atuam no QG da chamada pré-campanha de Dilma Rousseff expira no final deste mês.
Reciclagem 2Há quem veja aí uma janela para "limpar" o time de prestadores de serviço depois das suspeitas de elaboração de dossiês envolvendo Luiz Lanzetta, dono da Lanza Comunicação, contratada pelo partido para atuar na área de imprensa.
Modos de usarAo acionar José Serra na Justiça pelas declarações do tucano responsabilizando Dilma pela elaboração do suposto dossiê, o comando petista tenta excluir a palavra "dossiê" do dicionário da campanha. Como Serra não provará o que disse, apostam os petistas, tucanos e "demos" perderiam o discurso.
ProrrogaçãoDo secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), alfinetando a campanha adversária: "O Serra tem que decidir o que ele pretende apresentar primeiro: a prova do dossiê que não existiu ou o vice dele".
CornetaLula vai aproveitar os próximos dias até o início da Copa do Mundo na África, no dia 11, para conceder uma dezena de entrevistas a programas esportivos de rádio e TV do país.
Tiroteio
"Quem reclama, na verdade, só quer trocar o consentimento à aliança por crédito futuro."
Contraponto
Palavra da salvação 
Famílias de origem árabe se reuniram na semana passada na igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, para a missa de sétimo dia do empresário Alberto Srur. Na primeira fileira, Paulo e Sylvia Maluf.

No sermão, o padre incluiu a passagem do Evangelho em que Jesus afirma ser mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. E complementou:

-A grande riqueza não está no bolso, mas na alma, no caráter, na liberdade de ir e vir...

-Ih, piorou...- comentou Maluf baixinho.

Nenhum comentário: