segunda-feira, abril 26, 2010

RUY CASTRO

“Alice” nas eleições 

Ruy Castro

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/04/10


Na famosa passagem do chá ao ar livre em 'Alice no País das Maravilhas' (o livro, não o filme, que não vi), o Chapeleiro Louco diz a Alice: 'Tome mais chá'. Mas Alice, que ainda não tomara nenhum _aliás, já estava na mesa fazia tempo e ninguém a servira_, diz, com toda a lógica: 'Como posso tomar mais chá se ainda não tomei nenhum?'. O Chapeleiro não se altera: 'Você quer dizer que não pode tomar menos chá. É mais fácil tomar mais que nenhum'. 
Lembra um pouco o presidente Lula oferecendo mais dinheiro para as cidades que acabaram de sofrer com as chuvas quando, na verdade, ele ainda não 'disponibilizou' nem o dinheiro devido a essas cidades por chuvas anteriores. É mais fácil oferecer mais que nenhum. 
Em outra passagem, na toca do Coelho Branco, Alice encolhe vertiginosamente de tamanho ao beber da garrafinha com a etiqueta onde se lê 'Beba-me'. Cresce de novo ao comer do bolo em que está escrito com groselha 'Coma-me'. Dali começa a chorar, formando uma poça de lágrimas de um palmo de profundidade. Volta a encolher ao calçar uma luva do Coelho e, desta vez, ameaça afogar-se nas próprias lágrimas. 
É, com certeza, o espetáculo que apreciaremos nos próximos meses, com os dois principais candidatos à Presidência, Serra e Dilma, morrendo pela boca à menor solicitação _seus índices de intenção de voto irão aumentar ou encolher na medida das besteiras que um ou outro disser. E, como é inevitável, um deles acabará se afogando nas próprias lágrimas. 
Aliás, Serra e Dilma têm outra coisa em comum. Fingem que as rosas do jardim da Rainha de Copas são vermelhas quando, na verdade, sabem que são brancas e foram apenas pintadas de vermelho pelos jardineiros em forma de baralho. Quem desagrada a Rainha corre o risco de perder a cabeça.

Nenhum comentário: