segunda-feira, abril 26, 2010

ANCELMO GÓIS

El hijo de Brasil 
Ancelmo Góis 
O Globo - 26/04/2010

Dia 20 de maio, em 25 cinemas de Buenos Aires, haverá a estreia do filme “Lula, o filho do Brasil”, de Fábio Barreto.
Pé na estrada
Aliás, no dia 8, antes da estreia do filme no mercado latino, o produtor Luiz Carlos Barreto, de 81 anos, pai do diretor, começa em 52 municípios gaúchos que não têm cinemas o seu projeto itinerante Roda Brasil.

Em salas improvisadas, Barretão vai exibir seis filmes brasileiros, entre eles “Bye, Bye Brasil”, de Cacá Diegues, e o filme sobre Lula
5 duas vezes
Além de “5XFavela, agora por nós mesmos”, produzido por Cacá Diegues, o Festival de Cannes selecionou o curta “A Distração de Ivan”, de Cavi Borges e Gustavo Mello.

Ambos, veja só, egressos também das oficinas de “5XFavela”.
Os afogados
Lula assinou o decreto 7.154 de 10 de abril, agora, que permite o estudo do potencial hidrelétrico nos parques nacionais.

O último presidente a fazer uma hidrelétrica em um parque foi outro Silva. Em 1967, o marechal Costa e Silva autorizou o afogamento do Parque Nacional das Sete Quedas para a construção de Itaipu
Doente do pé
O presidente do PT do Rio, deputado Luiz Sérgio, saudou os companheiros em encontro, ontem, no Rio, com um “É com satisfação que nos reunimos aqui, na quadra da Mangueira”.

Era na Portela.
Quico no Brasil

O veterano ator mexicano Carlos Villagrán, de 66 anos, que ganhou fama ao interpretar o mimado garoto rico Quico na série de TV “Chaves”, pretende se mudar para São Paulo.

Negocia uma temporada de um ano em um espetáculo.
A INFRAERO
retirou semana passada os letreiros da Varig e da Vasp (foto acima), cravados nos antigos prédios das falecidas. No governo César Maia já tinha havido uma tentativa de retirar as placas. Mas o prefeito se curvou aos argumentos de que os letreiros faziam parte do cenário (foto abaixo), que é uma beleza. Aliás, aquele pedaço do Aterro do Flamengo foi cantado em versos por Caetano Veloso em “Paisagem útil” . A letra se referia a outro letreiro que também não existe mais, o da Esso, em cima do antigo prédio da empresa, próximo ao Consulado Americano. Um trecho: “No alto do céu uma lua/ Oval, vermelha e azul/ No alto do céu do Rio/ Uma lua oval da Esso/ Comove e ilumina o beijo.” Que Vasp e Varig descansem em paz. Amém
Gilmar e a LRF
O ministro Gilmar Mendes, que deixou a presidência do STF, sexta, organiza um seminário dia 4 de maio sobre os 10 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, no IDP, em Brasília.

Além do ministro, que na época da elaboração da LRF era o advogado geral da União, participarão do debate Aécio Neves, Guido Mantega, Tasso Jereissati, Henrique Meireles, José Roberto Afonso e outros.
Teresa do FMI
Quem também estará no debate sobre a LRF é Teresa Ter-Minassian, armênia criada na Itália.

A economista trabalhou 37 anos no FMI e conhece bem a economia brasileira.
No país de Arruda
Tramita na Câmara projeto do deputado Hugo Leal para obrigar presos abastados a pagarem as despesas de suas estadas na prisão.

Faz sentido.
Gentileza vive

Os 56 murais do Profeta Gentileza, no viaduto do Caju, vão ser restaurados, depois de dez anos, novamente pela equipe do professor Leonardo Guelman, da UFF. O primeiro deles será entregue dia 6 agora.

Guelman diz que o conjunto de arte nas pilastras é a “maior manifestação de arte mural do Rio, quiçá do Brasil”.
Por que será?
Ontem, às 10h30m, guardas municipais prenderam um guardador de carros que agia em frente ao Zona Sul da Gávea.

Puseram o rapaz no carro HMI 4982 (sem qualquer identificação do choque de ordem ou da prefeitura), dirigiram uns 100 metros, até o outro lado da Praça Santos Dumont, e o soltaram.
Caso Bianchi
Saiu o relatório da Polícia Civil sobre Bruna Bianchi, a empresária de moda que morreu aos 34 anos em 2008 num parto na Casa de Saúde São José, no Rio.

O documento diz que ficou constatada “negligência cometida pela equipe médica” do obstetra Nadir Farah. Bruna era mãe do menino Sean, que mora hoje com o pai nos EUA.
Ponta dos pés
Ana Botafogo fará uma turnê nacional com a pianista Lilian Barretto ainda este ano.

Quer começar a se despedir dos palcos.

Nenhum comentário: