terça-feira, abril 27, 2010

MÔNICA BERGAMO

Crédito eterno 
Mônica Bergamo 
Folha de S.Paulo - 27/04/2010

O Ministério da Justiça vai convocar as operadoras de telefonia celular para discutir os prazos de validade dos créditos dos telefones pré-pagos. O governo quer simplesmente acabar com a modalidade, em que, passados cerca de 90 dias, o crédito é cancelado.

"Isso não pode mais acontecer. O cliente paga pelo serviço, a empresa recebe, faz uma antecipação de receita. Não tem por que o consumidor depois perder esse crédito", diz o ministro Luiz Paulo Barreto, da Justiça. "Vamos rediscutir a conduta."
Transferência
O ministro diz que chamará as empresas para uma reunião na próxima semana -e que, em caso de resistência, pode multá-las em até R$ 3 milhões e abrir um processo no DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor). Para ele, com os créditos pré-pagos vencidos, as teles estão transferindo renda dos clientes para seus cofres sem a prestação do serviço equivalente. "Imagine o quanto isso rende, o que se tira de dinheiro da população para as empresas", afirma.
Inviável
As teles alegam que seguem norma da Anatel e que os recursos cobrem os custos de manutenção da linha do cliente -sobre a qual pagam impostos. De acordo com a Associação Nacional das Operadoras Celulares, sem isso o serviço será inviabilizado. A entidade afirma que, quando o usuário reativa o telefone com novos créditos, os antigos voltam a ter validade.
Serra & Peluso
O presidenciável José Serra (PSDB-SP) foi o único político convidado para um jantar, no sábado, em homenagem a Cezar Peluso, novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). A confraternização foi na casa de Vera Brant, em Brasília. Serra, que estava no Rio, embarcou num jato e chegou ao encontro às 23h. Ficou lá até quase as 4h da manhã.
Serra & Peluso 2
Às 4h12, Serra postou em seu Twitter: "Chegando da balada". E disse que, "mais cedo", tinha ido à festa da economista Maria da Conceição Tavares, no Rio. Sobre Peluso, nada.
Gilmar & Peluso
E Peluso dispensou quase todos os juízes auxiliares do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que trabalharam na gestão de Gilmar Mendes, que o antecedeu na presidência do STF. Até mesmo Erivaldo Ribeiro, que coordenou os mutirões carcerários no país, foi substituído.
DF & Peluso 
Rogério Rosso, novo governador do DF (Distrito Federal), bem que tentou -mas não foi convidado para a posse de Peluso no STF. O tribunal julgará em breve pedido de intervenção em Brasília.
Imprensa & Peluso
Avesso ao contato com a imprensa, Peluso escolheu para assessor Pedro Del Picchia -que diz aos jornalistas que, "como homem do século 20", não usa celular.
Às Letras
Gilmar Mendes, por sinal, está finalizando um livro com os bastidores dos momentos críticos de sua gestão no Supremo.
Aos Tribunais
E o ministro Eros Grau, que se aposenta do STF até agosto, deve voltar à advocacia. Seu escritório deve funcionar na região da Consolação, em SP.
Bolsa de Apostas
O nome de Andrea Matarazzo circulava ontem como provável substituto de João Sayad na Secretaria da Cultura de SP.
Nada Feito
José Padilha, diretor de "Tropa de Elite", não conseguiu autorização para filmar dentro da Câmara dos Deputados -o longa terá, entre seus personagens, parlamentares ligados às milícias do Rio. O deputado Michel Temer, que preside a Casa, diz que estava analisando o pleito do cineasta "com cuidado", mas não deu o seu OK.
Alice e Chico
Com 250 mil espectadores no fim de semana, "Chico Xavier" perdeu a liderança para "Alice no País das Maravilhas", da Disney. No total o filme já contabiliza 2,6 milhões de ingressos vendidos. "Ele está resistindo. A queda de 16% era esperada, já que "Alice" é o segundo lançamento mais importante do ano, depois de "Avatar'", diz Bruno Wainer, da distribuidora Downtown.
Rolê Artístico
Mais de 20 diretores de museus e colecionadores estrangeiros estão em SP para a feira SP Arte, que começa amanhã. Eles farão visitas à exposição de Hélio Oiticica, ao MAC da USP e a casas de colecionadores.

Curto-circuito

O ARTISTA PLÁSTICO americano Alex Katz inaugura exposição hoje, a partir da 19h, na galeria Luciana Brito, nos Jardins.

O DISCO "Geração SP", que reúne artistas como Berlam e Tulipa Ruiz, tem lançamento hoje, às 23h, no Sonique. 18 anos.

A GRIFE La Perla promove hoje lançamento de perfume, com show de Diogo Poças, às 18h, no Espaço Gourmet.

ACONTECE HOJE, a partir das 20h, a 8ª edição do evento gastronômico Degustar, na Vila dos Ipês.

O MÚSICO Renan Barbosa se apresenta hoje, a partir das 21h, no Café Piu Piu, no Bixiga. Classificação etária: 18 anos.

Nenhum comentário: