quarta-feira, fevereiro 17, 2010

PAINEL DA FOLHA

Sem efeito

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 17/02/10

Advogados e políticos com trânsito no Supremo Tribunal Federal não sabem de onde os aliados que ainda restam a José Roberto Arruda retiraram a convicção de que, caso venha a renunciar ao cargo de governador do Distrito Federal, o ex-"demo" teria boas chances de vitória no julgamento, pela Corte, do mérito de seu pedido de habeas corpus.
Segundo essa avaliação mais cética, o clima para Arruda não é nada bom no plenário do STF. Mais e mais, levanta-se a suspeita de que, fora do governo, ele não se sentiria constrangido em tentar atrapalhar as investigações, movimento que o levou para a prisão.




Pode ser? Na corrida para tentar se manter no cargo de governador, Paulo Octávio pegou um avião na manhã de ontem e desembarcou em Goiânia para um bate-papo por ele solicitado com o senador Demóstenes Torres, hoje seu principal algoz no DEM.

Nem pensar. "PO" disse ao correligionário que precisa do apoio do partido para "manter a governabilidade". Demóstenes respondeu que sente muito, mas não vê outra saída: defenderá sua expulsão da sigla na próxima reunião da Executiva Nacional.

Apaga a luz. Se a Executiva do DEM ratificar o pedido para que todos os filiados deixem seus cargos na administração do Distrito Federal, o secretário Alberto Fraga (Transportes) cumprirá a determinação, mesmo a contragosto. Ele explica: "Tenho ambições políticas. E meu nome pode ser bom para o partido, até porque praticamente não sobrou mais nenhum".

Fui. Pivô da prisão de Arruda, Edson Sombra aproveitou o Carnaval para se afastar do olho do furacão. Ficará alguns dias longe de Brasília.

Vida alternativa. O caderno com as resoluções a serem apreciadas no congresso do PT, que acontece de amanhã a sábado em Brasília, inclui uma assinada por Markus Sokol, da ala mais à esquerda do partido, defendendo, além de uma revolução completa na política econômica, um "não" redondo ao acordo nacional com o PMDB.

Família do noivo. Enquanto isso, o PMDB escalou, além do presidente Michel Temer e de seus líderes no Congresso, todos os ministros do partido para prestigiar a aclamação de Dilma Rousseff ao final do congresso do PT.

Pergunte ao trio. No programa que irá ao ar amanhã, Ciro Gomes apresentará um "jeito do PSB de governar", exibindo os governadores Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE) e Wilma Faria (RN) sob o slogan "escolha certo, escolha o PSB".

Pano verde. Enquanto Dilma e Serra percorriam o circuito candidato-folião, Aécio Neves passou seu Carnaval em Las Vegas.

Pré-campanha. Geraldo Alckmin aderiu ao Pilates. Duas vezes por semana, recebe em casa um personal trainer que o orienta em meia hora de alongamento e meia hora de exercícios de força.

Estica... A CUT trabalha para que as seis principais centrais aprovem em junho, na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, resolução recomendando o voto de seus filiados em Dilma.

...e puxa. Mas a Força, não obstante a inclinação pró-Dilma, resiste em amarrar o barco oficialmente à campanha petista. Os organizadores da conferência esperam reunir dez mil dirigentes sindicais na sede da CUT em São Paulo.

Outro lado. A Aeronáutica nega ter feito pressão para indicar diretores da Anac. Segundo a FAB, os militares da ativa que ainda desempenham funções na agência reguladora da aviação civil o fazem a pedido da mesma.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

O Garotinho está firme, o PR está firme com ele e, se a Dilma não o quiser, tem quem queira.

Do deputado SANDRO MABEL (PR-GO), sobre a articulação para tirar o ex-governador do jogo e garantir a Sérgio Cabral (PMDB) a exclusividade do apoio da candidata de Lula no Rio.

Contraponto

Inclua-me fora dessa

No livro de memórias "Tudo a Declarar", Armando Falcão, morto uma semana atrás aos 90 anos, conta que, durante o governo do marechal Castelo Branco (1964-1967), foi procurado pelo poeta Augusto Frederico Schmidt, muito preocupado com seu amigo Juscelino Kubitschek, de quem Falcão havia sido ministro da Justiça:
-Ouça bem: ele poderá suicidar-se, se for cassado.
Falcão achou o temor descabido, mas, pressionado por Schmidt, levou o assunto a Castelo, que vaticinou:
-O Kubitschek? Não creio que ele tenha a coragem de imitar o doutor Getúlio. Não vai acontecer nada.
-Mas presidente, e se o suicídio vier?
-Bem, nessa hipótese, declaro, desde já, que a essa missa de sétimo dia eu não vou!

Nenhum comentário: