quarta-feira, fevereiro 17, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Fototica compra rede de óticas em Recife

Folha de S.Paulo - 17/02/2010


A rede de óticas Fototica acaba de desembarcar no mercado pernambucano, seguindo sua meta de expansão pelo país, que começou por São Paulo, Bahia e Sergipe, em 2007.

A empresa fechou a compra da rede Clock's, uma das líderes no mercado em Recife, no início deste ano. Até o final do primeiro trimestre, as duas bandeiras serão mantidas.

As lojas Fototica/Clock's venderão, além da linha de ótica, joias e relógios -que também faziam parte dos negócios da rede adquirida-, até o fim dos estoques desses produtos, que não estão no foco da Fototica, segundo Marcello Macedo, presidente da empresa.

O valor da aquisição não foi revelado.

"Pretendemos levar a Fototica a todo o Brasil. Para isso, sempre que possível, vamos comprar as líderes regionais, e não gostaríamos de perder a força das marcas que vão se integrando ao grupo."

Desde que foi comprada pelo grupo holandês Hal Investiments B.V., em 2007, a empresa decidiu focar em ótica e, gradativamente, deixar de trabalhar com produtos de fotografia na rede, que antes se chamava Fotoptica. Em Sergipe e na Bahia, o grupo comprou a rede Fábrica de Óculos, em 2007.

"A aquisição em Pernambuco reforça a presença da marca no Nordeste", diz Macedo.
"O plano é comprar outras redes nas principais capitais do país. Já fizemos propostas, mas os negócios ainda estão em andamento."

A marca, que tem 118 pontos de venda, com franquias e lojas próprias, planeja abertura de 500 lojas até o final de 2012.

O plano é comprar outras redes nas principais capitais do país. Já fizemos propostas, mas os negócios ainda estão em andamento
MARCELLO MACEDO
presidente da Fototica

EMPREGO 1
São Carlos liderou a geração de empregos industriais no Estado de São Paulo em janeiro, segundo pesquisa mensal do Ciesp/Fiesp. A cidade apresentou crescimento de 4,74% no número de vagas na indústria.

EMPREGO 2
Os segmentos que mais se destacaram na expansão de São Carlos foram o de alimentos e o setor de máquinas e equipamentos. Em seguida, no ranking de criação de postos de trabalho na indústria em São Paulo, vieram as cidades de Sertãozinho (2,40%) e Taubaté (2,39%), segundo os dados do Ciesp/Fiesp.

EM CASA 1
As vendas de imóveis usados na cidade de São Paulo cresceram 55% em janeiro ante o mesmo mês de 2009, segundo levantamento da empresa de administração imobiliária Lello. No ano passado, as vendas subiram 25%, na comparação com 2008. O valor médio das unidades residenciais comercializadas foi de R$ 350 mil.

EM CASA 2
A maior oferta de financiamentos bancários puxou as vendas de imóveis usados, segundo a Lello. Cerca de 40% das unidades comercializadas tiveram financiamento em 2009, ante 30% no ano anterior.

TV E VINHO
Os vinhos brasileiros estão atraindo os poloneses. Marek Kondrat, ator e sócio de rede de dez lojas especializadas em vinho, desembarcou no domingo no Brasil com uma comitiva daquele país para conhecer o produto brasileiro e levá-lo para o mercado polonês.
A primeira parada dos investidores foi no Carnaval da Marquês de Sapucaí, e hoje seguem para o Rio Grande do Sul. Lá irão fazer visitas a vinícolas e realizar rodadas de negócios. "Quero conhecer as histórias das famílias que produzem os vinhos no Brasil e contá-las aos meus clientes", diz Kondrat. Durante a visita à Serra Gaúcha, Kondrat irá escolher os vinhos que irá importar. "Meu interesse vai desde os produtos mais simples e baratos até os mais sofisticados e de alta qualidade." O mercado de vinhos está crescendo rápido na Polônia, o que leva Kondrat a planejar a abertura neste ano de mais dez lojas da rede Winarium, uma das principais importadoras do país. A empresa vende ao mês 30 mil garrafas de vinhos finos, sendo 80% deles comercializados entre 8 e 12 a garrafa.

Nenhum comentário: