quarta-feira, fevereiro 17, 2010

ARI CUNHA

Pobre lago

CORREIO BRAZILIENSE - 17/02/10


Assoreamento sufoca pontos de chegada dos riachos. Proprietários de QLs destroem a mata e espicham a posse até a beira da água. Nos feriados, construções irregulares se desenvolvem a todo vapor. O Condomínio Hollywood, no Lago Norte, está calçando a entrada e ornando o portão. Vai vender terrenos irregulares por todos os lados. Tudo feito na calada dos feriados. A ponte da Caesb, que o DER mudou de nome no Trecho 7, está se transformando em mata. Moradores viam o riacho chegando. O assoreamento tomou conta. A mata invade a massa d’água, constrange moradores e dificulta a vida dos peixes e outros animais. A água é útil. Algum dia as coisas voltarão ao normal. Rezemos aos céus para que aconteça. Vai deixar o povo feliz.


A frase que não foi pronunciada

“Existe punhalada maior que pagar os impostos para alimentar a corrupção?”

Dona Dita, pensando em responder ao presidente da
OAB sobre a intervenção federal no DF


Piloto experiente
Comandante que voa pelo exterior chegou à conclusão: “Avião é o transporte mais rápido para chegar atrasado”. Explica. Controladores de voos no Brasil exigem distância maior entre um aparelho e outro. O consumo de combustíveis é exagerado. Conforme o número de pousos, gasta combustível que completaria viagem
a outro país.

Conta
Há lugares da cidade em que reside gente pobre. A Caesb trocou hidrômetros. O resultado foi espantoso. As faturas, em alguns casos, aumentam, e a conta às vezes chega aos R$ 2 mil. Fácil, basta a empresa conferir contas do ano passado e compará-las com as de hoje.

Não leva, mas paga
Ainda sobre cobranças da Caesb: vai de encontro ao Código do Consumidor a lei distrital que permite à empresa cobrar taxa mínima pela água. Se o produto não é consumido, não deve ser pago. Procon, Idec, Pro Teste e Departamento de Proteção e Defesa do consumidor do MJ são omissos em relação ao assunto.

Banco Central
Lidar com dinheiro é coisa rápida. Luiz Carlos de Mendonça Barros entende que o seu uso deve ser rápido e com raciocínio. Tempos atrás o Brasil tinha sobra de dólares no câmbio. Agora vai faltar. Não querer interferir na moeda é cuidado demais. É trabalho para liberal extremado. Com larga experiência, Luiz Carlos adota medidas conforme as necessidades. Não se joga só para ganhar. Perdendo hoje, amanhã vai ter lucro que vale a pena.

Cobertura
Binho Marques, governador do Acre, tem um projeto ambicioso. O programa Floresta Digital. Ele quer que todas as cidades do Acre tenham cobertura gratuita para acesso à internet. Se acontecer, será o primeiro estado brasileiro a conquistar a façanha.

Sacrifício
Penam os pacientes do Hospital do Gama. Na falta de garrotes, amarram-se luvas. Na falta de algodão, usa-se gaze. Horas de espera, poucos e mal pagos médicos. A situação é lamentável.

Incrível
De repente, a gripe suína, que era uma ameaça mundial, sumiu do noticiário. Não para o governo federal. A primeira pauta da sessão de hoje no Senado será a análise da MP que abre crédito extraordinário de R$ 2,168 bilhões para os ministérios da Saúde e Transporte destinados à prevenção e combate à doença.

Bomba

Como diz o filósofo de Mondubim: “Diga-me com quem andas e te direi para aonde vais”. A nova frase se encaixa na situação de passividade entre o Brasil e o Irã. O simpático Ahmadinejad usa o presidente Lula e seus assessores deslumbrados arrastando o país para um campo minado.

Velha guarda

Ainda na ressaca do carnaval, Brasília vai sediar a VII Conferência da Coordenação Socialista Latino-Americana. PT e PSB receberão os convidados hoje e amanhã na Fundação João Mangabeira, que fica na
QI 5 do Lago Sul.

História de Brasília

O descontentamento é geral, principalmente porque ninguém queria vir. Atente-se para o fato de já estar todo o mundo acostumado em Brasília. Ademais, a maioria dos funcionários já se desfez de tudo que possuíam no Rio. Outros, alegam que o período escolar está começando, e os filhos não poderão ficar sem instrução. (Publicado em 24/2/1961)

Nenhum comentário: